Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criança não trabalha, criança dá trabalho! Será?

 

29/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:

  • Assistir vídeo de músicas de histórias infantis sobre diferentes modos de ser criança.
  • Discutir a mensagem da história e da música.
  • Destacar semelhanças e diferenças no modo de ser criança nos dias atuais e no passado.
  • Representar de forma plástica o conteúdo dos vídeos.
Duração das atividades
Três aulas com cerca de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

 1° momento – O professor inicia a aula informando as crianças que hoje elas irão assistir o clip de uma música que o título é “Criança não trabalha”. Em seguida, procura saber quem conhece a música ou já assistiu ao clip. Prossegue a conversar questionando se as crianças concordam com o título da música pedindo que justifiquem suas respostas. Depois o professor convida à turma para assistir ao clip solicitando que observem onde as crianças estão, o que estão fazendo e como estão vestidas.

http://www.youtube.com 

Fonte: http://www.google.com.br 

O núcleo deste DVD é a série de clipes de canções da Palavra Cantada, que faz parte da programação regular da TV Cultura-SP, como: “Rato”, “Fome Come”, Criança não Trabalha”, “Eu”, “Ora Bolas” e “Pindorama”. Contém ainda três clipes de canções gravadas ao vivo na Sala São Paulo, inclusive a engraçada “Irmãozinho”.

2° momento – Depois de assistirem ao clip o professor retoma com a turma as questões que colocou para serem observadas e, em seguida, desencadeia uma discussão propondo as seguintes questões:

  •  O jeito das crianças do clip brincarem se parece com as brincadeiras de vocês? Por quê?
  • No clip tinha alguma criança trabalhando?
  • Qual era o tipo de trabalho?
  • Elas continuaram trabalhando? Por quê?
  • Nos nossos dias as crianças trabalham?
  • Vocês conhecem ou já viram alguma criança trabalhando?
  • Quem são essas crianças? No que elas trabalham?
  • Por que nos nossos dias tem leis proibindo as crianças de trabalharem?

O professor deve registrar as falas das crianças para retomar na próxima atividade.

3° momento – Após o momento de discussão o professor solicita que as crianças representem com desenho algumas cenas do clip. Na socialização das produções as crianças expressarão seus entendimentos a respeito das cenas representadas.   

Atividade 2

1° momento – O professor inicia aula lendo o registro do que conversaram na aula em que assistiram ao clip da música “Criança não trabalha”. Em seguida pergunta como elas pensam que era a vida das crianças em outros tempos: elas só brincavam ou só trabalhavam? Será que existiam leis para protegê-las. Depois dessa conversa o professor informa que trouxe a história de João e Maria, na versão da coleção disquinho, para ouvirem. Prossegue a conversa perguntando se elas conhecem essa história. É importante fazer o registro da fala das crianças para usar no momento da discussão.  Depois o professor convida as crianças para ouvirem  a história, solicitando que procurem observar em que local se passa, quais os personagens,  no que se parece ou diferencia da história que elas já ouviram.

http://www.youtube.com 

Fonte: http://www.google.com.br 

2° momento – Depois de ouvirem a história, o professor deve desencadeiar uma discussão sobre o enredo, os personagens, o local onde se passa a história comparando a versão que ouviram com as histórias que elas já conheciam. O professor dá prosseguimento a discussão colocando as seguintes questões para as crianças:

  • As crianças da história brincavam?
  • De que elas brincavam?
  • Onde elas brincavam?
  • Elas trabalhavam? No que?
  • O trabalho das crianças da história se parece com o trabalho das crianças do clip “Criança não trabalha”? Por quê?
  • No que o jeito das crianças da história se parece com as crianças de nossos dias?

3° momento – Após o momento de discussão o professor propõe  as crianças que representem com desenho, a história. No momento da socialização o professor solicita que elas justifiquem a escolha das cenas desenhadas.  

Recursos Complementares

 http://www.youtube.com  Para acessar o clip ao entrar no site o professor digita o título da música na caixa de pesquisa e clica em pesquisar.

http://www.google. com.br Para ter acesso a imagem do DVD o professor ao entrar no site digita o título do DVD na caixa de pesquisa, clica no link imagem e, depois, em pesquisa google.

http://www.youtube.com   Para ouvir a história, ao entrar no site o professor digita "joão e maria and coleção disquinho" e, depois, clica em pesquisar.

http://www.palavracantada.com.br  Neste site o professor tem acesso a informações e a outros produtos do selo Palavra cantada.

Nos sites abaixo o professor encontra legislação e informações sobre o combate ao trabalho infantil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil  

http://www.mte.gov.br/trab_infantil/default.asp  

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Discutiram a mensagem da história e da música.
  • Destacaram semelhanças e diferenças no modo de ser criança nos dias atuais e no passado.
  • Representaram de forma plástica o conteúdo da música e da história.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.