29/11/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
Atividade 1
1° momento – O professor inicia a aula informando as crianças que hoje elas irão assistir o clip de uma música que o título é “Criança não trabalha”. Em seguida, procura saber quem conhece a música ou já assistiu ao clip. Prossegue a conversar questionando se as crianças concordam com o título da música pedindo que justifiquem suas respostas. Depois o professor convida à turma para assistir ao clip solicitando que observem onde as crianças estão, o que estão fazendo e como estão vestidas.
Fonte: http://www.google.com.br
O núcleo deste DVD é a série de clipes de canções da Palavra Cantada, que faz parte da programação regular da TV Cultura-SP, como: “Rato”, “Fome Come”, Criança não Trabalha”, “Eu”, “Ora Bolas” e “Pindorama”. Contém ainda três clipes de canções gravadas ao vivo na Sala São Paulo, inclusive a engraçada “Irmãozinho”. |
2° momento – Depois de assistirem ao clip o professor retoma com a turma as questões que colocou para serem observadas e, em seguida, desencadeia uma discussão propondo as seguintes questões:
O professor deve registrar as falas das crianças para retomar na próxima atividade.
3° momento – Após o momento de discussão o professor solicita que as crianças representem com desenho algumas cenas do clip. Na socialização das produções as crianças expressarão seus entendimentos a respeito das cenas representadas.
Atividade 2
1° momento – O professor inicia aula lendo o registro do que conversaram na aula em que assistiram ao clip da música “Criança não trabalha”. Em seguida pergunta como elas pensam que era a vida das crianças em outros tempos: elas só brincavam ou só trabalhavam? Será que existiam leis para protegê-las. Depois dessa conversa o professor informa que trouxe a história de João e Maria, na versão da coleção disquinho, para ouvirem. Prossegue a conversa perguntando se elas conhecem essa história. É importante fazer o registro da fala das crianças para usar no momento da discussão. Depois o professor convida as crianças para ouvirem a história, solicitando que procurem observar em que local se passa, quais os personagens, no que se parece ou diferencia da história que elas já ouviram.
Fonte: http://www.google.com.br
2° momento – Depois de ouvirem a história, o professor deve desencadeiar uma discussão sobre o enredo, os personagens, o local onde se passa a história comparando a versão que ouviram com as histórias que elas já conheciam. O professor dá prosseguimento a discussão colocando as seguintes questões para as crianças:
3° momento – Após o momento de discussão o professor propõe as crianças que representem com desenho, a história. No momento da socialização o professor solicita que elas justifiquem a escolha das cenas desenhadas.
http://www.youtube.com Para acessar o clip ao entrar no site o professor digita o título da música na caixa de pesquisa e clica em pesquisar.
http://www.google. com.br Para ter acesso a imagem do DVD o professor ao entrar no site digita o título do DVD na caixa de pesquisa, clica no link imagem e, depois, em pesquisa google.
http://www.youtube.com Para ouvir a história, ao entrar no site o professor digita "joão e maria and coleção disquinho" e, depois, clica em pesquisar.
http://www.palavracantada.com.br Neste site o professor tem acesso a informações e a outros produtos do selo Palavra cantada.
Nos sites abaixo o professor encontra legislação e informações sobre o combate ao trabalho infantil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil
http://www.mte.gov.br/trab_infantil/default.asp
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!