Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Presépio vivo: uma tradição das festas natalinas

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, OLGA MARIA CAVALCANTI ROCHA, CLÁUDIA LIMEIRA DE SENA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:

  • Organizar e ampliar algumas ideias acerca da origem dos presépios natalinos.
  • Conhecer os personagens do presépio.
  • Participar da organização de um presépio vivo.  
Duração das atividades
Cinco aulas com cerca de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

.Esta aula fará mais sentido para as crianças se estas estiverem estudando sobre a festa do natal.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - Despertando o interesse pelo presépio

1° momento - O professor inicia a aula apresentando algumas imagens de presépio às crianças:

Fonte:  www.google.com.br  

  • De que é essa imagem?
  • O que aparece nela?
  • Será que ele representa alguma história?

Fonte:  www.google.com.br  

  • E essa outra imagem se parece com a primeira?
  • Quem são as pessoas que aparecem nela?
  • Como elas estão vestidas?
  • O que as pessoas estão fazendo?
  • Que animais são esses?
  • Por que eles estão nesse lugar?
  • Que lugar é esse?

Fonte:  www.google.com.br  

  • E essa outra imagem se parece com as outras duas?
  • Por quê? 
  • O lugar onde o nenê está é igual nas três imagens?
  • Quem é essa mulher perto do nenê?
  • Em qual das imagens tem mais pessoas?

2° momento - Após a leitura das imagens o professor explica para turma que elas representam um presépio informando que ele é utilizado por algumas pessoas do mundo, no período da festa do natal, para contar a história do nascimento de Jesus.

3° momento – O professor com a participação das crianças, observando novamente as imagens, lista os nomes dos elementos que compõem o presépio, destacando aqueles que se repetem nas três imagens:

PRESÉPIO

  • MENINO JESUS
  •  MARIA
  •  JOSÉ
  • CURRAL
  • MANJEDOURA
  • BURRO  
  • BOI  
  • OVELHAS
  • CAMELOS
  • ANJOS  
  • PASTORES  
  • ESTRELA
  • REIS MAGOS 

O professor conclui esse momento questionando: o que será que cada um desses elementos do presépio conta sobre a história do nascimento de Jesus? O professor deve registrar as respostas das crianças para serem retomadas ao longo do estudo.   

ATIVIDADE 2 – Conhecendo a história do nascimento de Jesus

1° momento - O professor inicia a aula apresentando a turma duas histórias sobre o nascimento de Jesus. Após a apresentação dos livros pergunta se alguém já conhecia e dá prosseguimento a aula lendo as histórias para às crianças.  

Fonte: www.google.com.br  

  

Fonte: www.google.com.br  

2° momento – Após a leitura das histórias o professor retoma os registros do que as crianças falaram sobre os elementos do presépio conversando sobre o que as histórias confirmam ou contam de forma diferente. Também deve aproveitar esse momento para relacionar as histórias lidas com as imagens do presépio, comparando a presença ou ausência de personagens.

3° momento – O professor organiza um quadro com as crianças para registrarem o que cada elemento do presépio conta sobre o nascimento de Jesus.

ELEMENTOS DO PRESÉPIO

O QUE ELES CONTAM SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS

MENINO

JESUS

MARIA

JOSÉ

BOI

VACA

OVELHAS

PASTORES

REIS MAGOS

CAMELOS

ANJOS

ESTRELA

MANJEDOURA

CURRAL

O professor conclui esse momento solicitando às crianças que representem com desenho um dos elementos do presépio. No momento da socialização cada criança deve ser estimulada a falar sobre a sua escolha.

ATIVIDADE 3 – Assistindo a história do natal

1° momento – O professor inicia a aula informando às crianças que trouxe um filme sobre o nascimento de Jesus para assistirem juntos.  Prossegue a conversa perguntando se elas já assistiram algum filme sobre o nascimento de Jesus. O professor fala o título do filme e convida as crianças para assistir solicitando que procurem observar se a história contada se parece com as que foram lidas na sala e se aparece algum elemento do presépio.  

http://www.youtube.com - Bíblia para Crianças (O nascimento de Jesus) 

2º Momento - Depois de assistirem ao filme o professor deve desencadear uma discussão sobre o enredo, os personagens, o local onde se passa o filme etc, sempre comparando com as imagens do presépio e as histórias lidas na sala. Em seguida o professor solicita às crianças que representem com desenho, a história que acabaram de assistir. Na socialização das produções as crianças devem ser motivadas a expressarem seus entendimentos a respeito do filme.    

ATIVIDADE 4 – Montando um presépio vivo

1° momento – O professor propõe as crianças aorganização de um presépio vivo, explicando que nesse tipo de presépio as pessoas representam a história do nascimento de Jesus. Para ajudar na organização do presépio o professor organiza o seguinte quadro com as crianças:

ONDE ACONTECEU A HISTÓRIA

QUEM APARECE NA HISTÓRIA

O QUE OS PERSONAGENS FAZIAM

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br 

2° momento – O professor produz com à turma um texto coletivo contando a história do nascimento de Jesus para ajudar na organização do presépio.

3° momento – O professor propõe uma primeira representação do presépio, organizando vários grupos e combinando que um grupo se apresenta para o outro. Após cada apresentação o professor realiza um momento de avaliação possibilitando as crianças expressarem como se sentiram representando cada personagem, o que achou fácil e difícil. Esse momento também possibilita que cada criança aprecie a atuação dos colegas dando sugestões. O professor conclui esse momento combinando o figurino e o cenário com as crianças para as próximas brincadeiras.

ATIVIDADE 5 – Organizando o cenário e o figurino do presépio vivo

1° momento – Com as crianças sentadas na roda o professor vai verificando quem trouxe lençol e vai montando o figurino usando linha e agulha ou alfinete de segurança e propõe um momento de brincadeira usando o figurino.

2° momento – Concluído o momento de brincadeira o professor organiza os grupos de trabalho definindo quem vai desenhar e pintar os animais, quem vai confeccionar as asas dos anjos. Em seguida apresenta os moldes de cada elemento do presépio que será desenhado em caixas de papelão ou folha de isopor e, em seguida,  pintadas com tinta guache.

3° momento – Para montar o curral o professor pode amassar folhas de papel embrulho com as crianças e moldar as paredes e teto do curral. Também pode colar palha ou capim seco no teto e espalha um pouco no chão do curral. Esse curral pode ser montado no lugar do faz de conta da sala de aula ou em uma outra área ao ar livre.

4° momento – Concluída a organização do cenário  e figurino o professor propõe vários momentos de apresentação do presépio vivo que pode ter platéia externa ou não.

Crianças vivenciando um presépio vivo

Relato da prática, NEI/2004

Recursos Complementares

www.google.com.br  - Para acessar as imagens do presépio ao entrar no site o professor digita presépio  na caixa de pesquisa, depois clica no em pesquisa google e, em seguida no link imagem.

                               - Para acessar as imagens dos livros sugeridos na atividade 2, neste mesmo site o professor digina o ítulo dos livros na caixa de pesquisa, depois clica no  em pesquisa google e, em seguida no link imagem.

http://www.youtube.com - Para acessar o filme sugerido  ao entrar no site, o professor digita O nascimento de Jesus na caixa de pesquisa, depois clica em pesquisar e, em seguida, no link com o título do filme. 

Nos sites abaixo o professor encontará materias que esclarecem a origem dos presépios:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pres%C3%A9pio  

http://www.brasilescola.com/natal/presepio.htm  

  http://www.canalkids.com.br/natal/presepio.htm   

http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/presepio.htm  

Material sobre teatro na educação infantil

http://revistaescola.abril.com.br  - Clicar no link Tudo sobre educação e, em seguida, no link educação infantil, depois clicar em  tudo sobre pré-escola. Neste link o professor clica em prática pedagógica e acessa a reportagem  teatro e imginação na pré-escola.    

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br - Ao acessar no site clicar no lik espaço da aula e depois no link sugestões de aulas. Em seguda digitar na caixa de pesquisa "Dos Contos de Fada à Idade Média" e clica no link buscar.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Organizaram e ampliaram suas ideias acerca da origem dos presépios natalinos.
  • Expressaram suas ideias acerca do tema em estudo.
  • Conheceram os personagens do presépio.
  • Participaram da organização de um presépio vivo.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Silvia Chaves da Silva, ESC EST RIVANDA NAZARE DA S GUIMARAES , Amapá - disse:
    Schavesdasilva@gmail.com

    08/12/2010

    Cinco estrelas

    professora, são aulas como essa que nossas crianças do mundo infantil precisam, pois já se tornaram cada vez mais alunos capazes de serem mais questionadores e críticos através de leituras mais esclarecidas. parabéns.bjs...


  • KEILA BARRETO DE ARAÚJO, NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI , Rio Grande do Norte - disse:
    araraazul05@yahoo.com.br

    02/12/2010

    Cinco estrelas

    amei a sua aula,linda. Me trouxe inspiração. um abraço, Keila


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.