30/11/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, OLGA MARIA CAVALCANTI ROCHA, CLÁUDIA LIMEIRA DE SENA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:
.Esta aula fará mais sentido para as crianças se estas estiverem estudando sobre a festa do natal.
ATIVIDADE 1 - Despertando o interesse pelo presépio
1° momento - O professor inicia a aula apresentando algumas imagens de presépio às crianças:
Fonte: www.google.com.br
Fonte: www.google.com.br
Fonte: www.google.com.br
2° momento - Após a leitura das imagens o professor explica para turma que elas representam um presépio informando que ele é utilizado por algumas pessoas do mundo, no período da festa do natal, para contar a história do nascimento de Jesus.
3° momento – O professor com a participação das crianças, observando novamente as imagens, lista os nomes dos elementos que compõem o presépio, destacando aqueles que se repetem nas três imagens:
PRESÉPIO
|
O professor conclui esse momento questionando: o que será que cada um desses elementos do presépio conta sobre a história do nascimento de Jesus? O professor deve registrar as respostas das crianças para serem retomadas ao longo do estudo.
ATIVIDADE 2 – Conhecendo a história do nascimento de Jesus
1° momento - O professor inicia a aula apresentando a turma duas histórias sobre o nascimento de Jesus. Após a apresentação dos livros pergunta se alguém já conhecia e dá prosseguimento a aula lendo as histórias para às crianças.
Fonte: www.google.com.br
Fonte: www.google.com.br
2° momento – Após a leitura das histórias o professor retoma os registros do que as crianças falaram sobre os elementos do presépio conversando sobre o que as histórias confirmam ou contam de forma diferente. Também deve aproveitar esse momento para relacionar as histórias lidas com as imagens do presépio, comparando a presença ou ausência de personagens.
3° momento – O professor organiza um quadro com as crianças para registrarem o que cada elemento do presépio conta sobre o nascimento de Jesus.
ELEMENTOS DO PRESÉPIO |
O QUE ELES CONTAM SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS |
MENINO |
|
JESUS |
|
MARIA |
|
JOSÉ |
|
BOI |
|
VACA |
|
OVELHAS |
|
PASTORES |
|
REIS MAGOS |
|
CAMELOS |
|
ANJOS |
|
ESTRELA |
|
MANJEDOURA |
|
CURRAL |
|
O professor conclui esse momento solicitando às crianças que representem com desenho um dos elementos do presépio. No momento da socialização cada criança deve ser estimulada a falar sobre a sua escolha.
ATIVIDADE 3 – Assistindo a história do natal
1° momento – O professor inicia a aula informando às crianças que trouxe um filme sobre o nascimento de Jesus para assistirem juntos. Prossegue a conversa perguntando se elas já assistiram algum filme sobre o nascimento de Jesus. O professor fala o título do filme e convida as crianças para assistir solicitando que procurem observar se a história contada se parece com as que foram lidas na sala e se aparece algum elemento do presépio.
http://www.youtube.com - Bíblia para Crianças (O nascimento de Jesus)
2º Momento - Depois de assistirem ao filme o professor deve desencadear uma discussão sobre o enredo, os personagens, o local onde se passa o filme etc, sempre comparando com as imagens do presépio e as histórias lidas na sala. Em seguida o professor solicita às crianças que representem com desenho, a história que acabaram de assistir. Na socialização das produções as crianças devem ser motivadas a expressarem seus entendimentos a respeito do filme.
ATIVIDADE 4 – Montando um presépio vivo
1° momento – O professor propõe as crianças aorganização de um presépio vivo, explicando que nesse tipo de presépio as pessoas representam a história do nascimento de Jesus. Para ajudar na organização do presépio o professor organiza o seguinte quadro com as crianças:
ONDE ACONTECEU A HISTÓRIA |
QUEM APARECE NA HISTÓRIA |
O QUE OS PERSONAGENS FAZIAM |
|
|
|
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
2° momento – O professor produz com à turma um texto coletivo contando a história do nascimento de Jesus para ajudar na organização do presépio.
3° momento – O professor propõe uma primeira representação do presépio, organizando vários grupos e combinando que um grupo se apresenta para o outro. Após cada apresentação o professor realiza um momento de avaliação possibilitando as crianças expressarem como se sentiram representando cada personagem, o que achou fácil e difícil. Esse momento também possibilita que cada criança aprecie a atuação dos colegas dando sugestões. O professor conclui esse momento combinando o figurino e o cenário com as crianças para as próximas brincadeiras.
ATIVIDADE 5 – Organizando o cenário e o figurino do presépio vivo
1° momento – Com as crianças sentadas na roda o professor vai verificando quem trouxe lençol e vai montando o figurino usando linha e agulha ou alfinete de segurança e propõe um momento de brincadeira usando o figurino.
2° momento – Concluído o momento de brincadeira o professor organiza os grupos de trabalho definindo quem vai desenhar e pintar os animais, quem vai confeccionar as asas dos anjos. Em seguida apresenta os moldes de cada elemento do presépio que será desenhado em caixas de papelão ou folha de isopor e, em seguida, pintadas com tinta guache.
3° momento – Para montar o curral o professor pode amassar folhas de papel embrulho com as crianças e moldar as paredes e teto do curral. Também pode colar palha ou capim seco no teto e espalha um pouco no chão do curral. Esse curral pode ser montado no lugar do faz de conta da sala de aula ou em uma outra área ao ar livre.
4° momento – Concluída a organização do cenário e figurino o professor propõe vários momentos de apresentação do presépio vivo que pode ter platéia externa ou não.
Crianças vivenciando um presépio vivo
Relato da prática, NEI/2004
www.google.com.br - Para acessar as imagens do presépio ao entrar no site o professor digita presépio na caixa de pesquisa, depois clica no em pesquisa google e, em seguida no link imagem.
- Para acessar as imagens dos livros sugeridos na atividade 2, neste mesmo site o professor digina o ítulo dos livros na caixa de pesquisa, depois clica no em pesquisa google e, em seguida no link imagem.
http://www.youtube.com - Para acessar o filme sugerido ao entrar no site, o professor digita O nascimento de Jesus na caixa de pesquisa, depois clica em pesquisar e, em seguida, no link com o título do filme.
Nos sites abaixo o professor encontará materias que esclarecem a origem dos presépios:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pres%C3%A9pio
http://www.brasilescola.com/natal/presepio.htm
http://www.canalkids.com.br/natal/presepio.htm
http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/presepio.htm
Material sobre teatro na educação infantil
http://revistaescola.abril.com.br - Clicar no link Tudo sobre educação e, em seguida, no link educação infantil, depois clicar em tudo sobre pré-escola. Neste link o professor clica em prática pedagógica e acessa a reportagem teatro e imginação na pré-escola.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br - Ao acessar no site clicar no lik espaço da aula e depois no link sugestões de aulas. Em seguda digitar na caixa de pesquisa "Dos Contos de Fada à Idade Média" e clica no link buscar.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/12/2010
Cinco estrelasprofessora, são aulas como essa que nossas crianças do mundo infantil precisam, pois já se tornaram cada vez mais alunos capazes de serem mais questionadores e críticos através de leituras mais esclarecidas. parabéns.bjs...
02/12/2010
Cinco estrelasamei a sua aula,linda. Me trouxe inspiração. um abraço, Keila