Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sociedade do Consumo

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
FELIPE PIMENTEL PALHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através dessa aula o aluno poderá compreender os principais problemas ambientais decorrentes do atual modelo de sociedade.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter como conhecimentos prévios as noções sobre as características dos modelos econômicos socialista e capitalista e sobre as características dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: A primeira aula tem como objetivo a exibição do documentário Surplus: terrorised into being consumers (título original) que foi dirigido e produzido por Erik Gandini. Algumas videolocadoras têm em seu acervo este filme, mas caso não consiga loca-lo o professor poderá utilizar a internet para obtê-lo. O documentário tem 50 minutos de duração e pode ser exibido utilizando os 5 seguintes endereços da internet: 1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=wz0dQh_cmsk&feature=related 2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=cukXSYluwPA&feature=related 3ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=QTbwhDjSbX8&feature=related 4ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=UcKPF3uLXAs&feature=related 5ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=2ac99sosMSE&feature=related        

Cada parte tem aproximadamente 10 minutos de duração e já vem com a legenda. O professor pode optar, também, por exibir o documentário completo com legenda pelo seguinte endereço da internet: http://video.google.com/videoplay?docid=-7400393743229742503#

Outra forma que o professor tem disponível para exibir esse documentário é através da realização do download pelo seguinte endereço: http://docverdade.blogspot.com/2009/03/surplus-2003.html . Neste endereço o professor encontrará as informações necessárias para realizar o download. 

Na primeira aula, portanto, o professor deverá comunicar aos alunos que eles assistirão a um documentário que versará sobre os problemas ambientais encontrados em nossa sociedade atual, pedindo que eles prestem bastante atenção às contradições que são expostas pelo filme. Ao final da exibição do documentário o professor deverá distribuir um material para todos os alunos. Neste material estarão contidas as informações para a realização de um trabalho que deverá ser entregue na aula seguinte.

O trabalho que o professor poderá pedir aos alunos pode ser uma produção de texto que versará sobre as seguintes indagações:

O que é a sociedade de consumo?

Podemos relacionar os problemas ambientais às situações de dependência econômica, atraso tecnológico e dívida externa? Como?

Até que ponto as relações sociais podem ser transformadas através do modelo econômico atual?

O documentário apresenta, de forma clara, algum modelo econômico ou de sociedade que possa ser considerado como o indicado para se resolver os problemas da atual sociedade? A elaboração do texto pelos alunos, levando em consideração essas perguntas, deverá lhes proporcionar a capacidade de reconhecerem que os problemas ambientais atuais advêm do atual modelo socioeconômico no qual estamos inseridos.

Aula 2: Os alunos deverão levar para sala de aula os textos que foram produzidos. Nesta segunda aula o professor deve pedir aos alunos que fiquem com os textos em mãos e que organizem as cadeiras em um círculo. Com a turma organizada dessa forma o professor deverá conduzir um debate com a turma levando em consideração o conteúdo exposto no documentário e nas perguntas que foram passadas como roteiro para a construção do textos. Quando o professor for conduzir o debate ele deverá estar atento em aproximar as questões vistas no documentário com a realidade local dos alunos com que ele trabalha.

Recursos Complementares

O documentário tem 50 minutos de duração e pode ser exibido utilizando os 5 seguintes endereços da internet: 1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=wz0dQh_cmsk&feature=related 2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=cukXSYluwPA&feature=related 3ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=QTbwhDjSbX8&feature=related 4ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=UcKPF3uLXAs&feature=related 5ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=2ac99sosMSE&feature=related        

O professor pode optar, também, por exibir o documentário completo com legenda pelo seguinte endereço da internet: http://video.google.com/videoplay?docid=-7400393743229742503#

Outra forma que o professor tem disponível para exibir esse documentário é através da realização do download pelo seguinte endereço: http://docverdade.blogspot.com/2009/03/surplus-2003.html

Avaliação

O professor deverá avaliar os alunos através da participação no debate e dos textos que eles produziram ao final da segunda aula. Deverá perceber através do texto se os alunos conseguiram compreender os principais argumentos apresentados pelo documentário com relação aos problemas ambientais criados pela sociedade de consumo e também se conseguiram inserir os elementos dados em sala de aula sobre a divisão internacional do trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.