Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo e interpretando história

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ouvir atentamente uma história contada exercitando sua capacidade de ouvir.

b- Interpretar por meio de desenhos a história ouvida criando novas ilustrações para o texto.

c- Escrever uma nova história a partir das ilustrações da turma.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta é uma aula sugerida para o 5° ano.

O bom uso do dicionário é fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - Divida a turma em em 5 grupos, distribua dicionários entre os grupos:

Peça que pesquisem as seguintes palavras:

aprazadas / parentela / pintassilgo / sebes / freixos / charneca / inóspita / côncavo / vertente

Registre numa folha de blocão as descobertas e deixe as palavras à vista de todos. Estas palavras aparecerão na história que será lida/ouvida a seguir.

Leitura do livro "A maior flor do mundo" de José Saramago - Companhia das Letrinhas  - o ideal é que cada grupo tenha o texto para acompanhar a história, mas  que não veja o livro para que possam pensar em suas próprias ilustrações a partir da história ouvida.

A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a idéia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...".É dessa fantasia de grandiosidade que nasce o livro. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho. Depois, quando ele "passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos". Como nos velhos livros de literatura infantil, Saramago conclui: "E é essa a moral da história".

Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 2001, categoria criança.

Informações retiradas de: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40243

Fonte: http://blogstoriasessenciais.blogspot.com/2010/06/saramago-para-criancas.html 

A leitura deverá ser feita pela professora e acompanhada pelas crianças.

Em seguida realizar uma oficina com perguntas que gerem reflexões e debates.

Sugestões:

a) Por que o autor declara "na história que eu quis escrever mas não escrevi, havia uma aldeia..."?

b) O que faz o menino para salvar a flor?

c) Por que o autor fala que o menino atravessa o mundo e chega ao Rio Nilo? Qual é a importância deste rio?

c) "Quando depois passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos." Que coisa foi essa que o menino fez? Que coisa vocês gostariam de fazer maiores que o seu tamanho?

Após este momento de debate, pedir que cada grupo monte uma ilustração que represente um pedaço da história ouvida.

Divida a história em cinco partes e entregue para cada grupo: 1 folha A3, cola, papel colorido, hidrocor, lápis de cor, revistas e jornais que possam ser recortados.

Ao final da montagem das ilustrações, pedir que recontem a história usando o material elaborado, busando explicar e analisar as produções de acordo com suas interpretações da história.

Aula 2- Atendendo ao pedido de José Saramago:

"Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?"

Utlizando as ilustrações montadas na aula anterior, pensar, coletivamente, em cinco novos temas para a escrita de histórias,lembrando que, de acordo com o desejo de Saramago, as histórias deverão "rondar" temas encontrados no texto de "A maior flor do mundo".

Sugestões

A viagem dos meus sonhos

Uma viagem ecológica

Salvando a Terra

Entre outras...

Para finalizar o trabalho, montar uma roda de leitura onde o s adultos (pais, avós...) possam ouvir a história de Saramago e as histórias dos alunos da turma.

 

Recursos Complementares

Conheça este trabalho:

http://amaiorflordomundo.wordpress.com/

Avaliação

Os alunos podem ser avaliados;

a) Na sua habilidade em ouvir e contar histórias,

b) Capacidade de refletir e interpretar histórias ouvidas,

c) Avaliar as ilustrações e as histórias escritas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.