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Ilha das Flores

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
FELIPE PIMENTEL PALHA
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através dessas aulas o aluno poderá analisar criticamente as desigualdades sócio-econômicas no Brasil e seus reflexos materiais na paisagem urbana. Poderá também entender que a fome e a subnutrição são conseqüências da má distribuição de alimentos e das desigualdades sociais.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá ter trabalhado com os alunos quais são os principais fatores da urbanização.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Esta aula tem como objetivo apresentar e discutir com os alunos as situações inerentes às disparidades sociais e econômicas existentes nas grandes cidades. Nas aulas anteriores o professor deverá já ter iniciado o trabalho acerca da urbanização e de suas características nos países subdesenvolvidos. Nesta aula o professor poderá trabalhar com os alunos as idéias de que em toda e qualquer grande cidade do mundo, principalmente as situadas nos países subdesenvolvidos, o espaço urbano é fragmentado. O professor deverá trabalhar sua aula a partir da seguinte frase: “as desigualdades sociais se materializam na paisagem urbana”.

Antes de iniciar um debate com a turma o professor deverá exibir para os alunos o documentário “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado.

O professor poderá ter acesso a esse trecho do documentário, caso não o encontre em locadoras, através do seguinte endereço da internet: http://www.youtube.com/watch?v=J11hqV4ig-w

O professor poderá também realizar download do documentário através do endereço da internet: http://docverdade.blogspot.com/2009/03/ilha-das-flores-1989.html Nesse site o professor encontrará todas as informações necessárias para realizar o download do arquivo. 

O documentário produzido em 1989 tem 12 minutos e 33 segundos de duração e retrata de forma clara as desigualdades sociais existentes em nosso país, pois mostra como a população pobre segregada sócio-espacialmente faz para que possa sobreviver. Já na segunda parte do documentário (aos 7 minutos) o narrador diz a seguinte frase: “Há poucas flores na Ilha das Flores”. E essa frase que demonstrará a condição de sub-existência das pessoas que ocupam as classes de menor renda na sociedade capitalista, pois têm que se sujeitar a buscar alimentos no lixo que foi desprezado pelos porcos. Essa situação se dá em áreas de lixão, nas quais os resíduos ficam expostos e não são cobertos pelo solo permitindo com que a população possa “catar” (pois podem ser caracterizados como catadores) o que lhes interessar.

 A partir da frase citada acima ( “as desigualdades sociais se materializam na paisagem urbana”), que poderá ser escrita no quadro, o professor conduzirá a discussão com os alunos para que eles possam entender que as desigualdades presentes na sociedade, ou seja, o reconhecimento de que as diferenças entre as classes sociais que identificam a nossa sociedade, estão impressas, materializadas, na paisagem urbana. E que quanto maior a disparidade, as diferenças entre as classes sociais, maior a desigualdade com relação ao acesso a bens e serviços básicos e fundamentais para vida com qualidade. Nesse momento o professor pode pedir aos alunos que digam para a turma que falem quais são os bens, serviços e infraestrutura necessários para que a qualidade de vida da população esteja garantida. O professor deverá se atentar para a discussão mostrando que o conjunto de elementos necessários para cada classe social se difere. Por exemplo: parcela da população de alta renda que habita condomínios fechados, em alguns casos distantes do centro, não necessitam de uma infraestrutura de transporte público eficiente, pois essa classe social circula pelo espaço urbano através de seus automóveis particulares, enquanto que a classe trabalhadora, de baixa renda, que mora em áreas periféricas é extremamente depende deste tipo de transporte e por isso ele deve ser de qualidade.

 O professor deve encaminhar a discussão para o entendimento de que as desigualdades sociais refletidas no espaço se caracterizam como formas de segregação espacial. Um dos fatores que intensificaram a segregação socioespacial nos países latino-americanos foi a incapacidade de suas grandes cidades em absorver a população que migrava do campo para as cidades em busca de emprego e melhoria das condições de vida. De maneira geral pode-se verificar que a forma de obtenção de renda por parte dessa população se dá a partir do subemprego. Diante dessa situação a população não consegue obter rendimentos que lhes permita construir casas ou pagar aluguéis em bairros com melhores infraestruturas (esgoto, água, transporte, segurança, dentre outras).  Por fim o professor deverá dizer que as áreas em que ocorre a construção de moradias pela população mais pobre das cidades são aquelas situadas próximas às áreas de depósito de lixo. E que essa população acessa estes locais para buscar restos de alimentos e de objetos que poderão ser aproveitados em seu dia-dia. Essa população sofre com a fome e com a subnutrição não pela falta de alimentos, mas sim da desigualdade em sua distribuição. O professor deverá finalizar essa aula pedindo aos alunos que realizem uma pesquisa sobre as diferentes formas para o descarte do lixo nas grandes cidades, como aterro sanitário, aterro controlado e lixão. As informações que obtiverem através dessa pesquisa deverão ser levadas para o próximo encontro com o professor, pois o trabalho será realizado em sala de aula.  

Aula 2: Como na primeira aula o professor exibiu um documentário, encaminhou o debate com a turma e pediu para que eles realizassem uma pesquisa nesta segunda aula o professor deverá pedir aos alunos que iniciem um trabalho em sala de aula adotando os seguintes critérios:

Primeiramente deverão se organizar em duplas.

Deverão descrever as características das diferentes formas de descarte do lixo: lixão, aterro sanitário e aterro controlado. Lembrando que essas informações eles já obtiveram por meio de pesquisa.

Deverão elaborar em dupla um texto que seja capaz de relacionar a questão da desigualdade social e o descarte do lixo.

E para completar o trabalho deverão dissertar sobre os movimentos de catadores de lixo que tentam tornar, essa atividade que é extremamente penosa, numa fonte de geração de renda mais digna e com menores riscos à saúde.

A organização do trabalho deverá ser iniciada em sala de aula, mas o a conclusão poderá ocorrer como uma tarefa para casa. O trabalho final deverá ser entregue ao professor no próximo encontro e que poderá retornar para a turma o que foi realizado pelas duplas.

Materiais e recursos que serão utilizados em sala de aula:

 O professor deverá, para a segunda aula, providenciar computador ligado a um aparelho de projeção de imagens para a exibição do documentário ou, essa tarefa, poderá ser realizada através de uma televisão conectada a um aparelho de dvd ou video cassete.

Recursos Complementares

O professor poderá ter acesso a esse trecho do documentário, caso não o encontre em locadoras, através do seguinte endereço da internet: http://www.youtube.com/watch?v=J11hqV4ig-w

O professor poderá também realizar download do documentário através do endereço da internet: http://docverdade.blogspot.com/2009/03/ilha-das-flores-1989.html Nesse site o professor encontrará todas as informações necessárias para realizar o download do arquivo. 

Avaliação

O trabalho de pesquisa sobre as características e diferenças entre as formas de descarte dos resíduos comporá a avaliação junto ao trabalho final entregue ao professor. O trabalho final deverá atender aos requisitos determinados previamente. 

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