12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Interpretar mapas.
Conhecer os interesses econômicos que motivaram as expedições marítimas nos séculos XV e XVI.
Identificar aspectos da cultura americana decorrentes de um processo histórico.
Identificar os fatores que contribuíram para a expansão marítimo-comercial do século XV.
Refletir sobre o significado das palavras descobrir e conquistar.
Conhecer o contexto histórico em que surge o movimento das Grandes Navegações.
Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
Domínio da leitura e da escrita.
1- O professor apresenta as imagens abaixo solicitando a observação e leitura das mesmas.
Mapa Múndi Séc. XV *(anterior á descoberta das Américas, etc.)
http://senioresescribas.blogspot.com/2008_02_01_archive.html
Mapa Múndi – Martin Waldseemüller, 1507-Séc XVI
2- Em seguida, propõe uma discussão a partir das questões:
a) O que estão vendo nessas imagens?
b) Que informações vocês tem sobre a cartografia do século XV?
c) Em que século foi feito a primeiro mapa? E o segundo?
d) O que podemos perceber ao analisarmos os mapas?
e) Que diferenças há entre um mapa e outro?
OBS: O professor informa que o segundo mapa de 1507, foi encontrado em um castelo da Alemanha. Trata-se de um mapa de Martin Waldseemuller que mostra a visão européia do mundo na época das grandes navegações. É o mais antigo documento a conter a palavra AMÉRICA.A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos tentou adquirir esta obra, considerada como a Certidão de Nascimento da América e, em1999, foram pagos US$10 milhões ao príncipe alemão, então proprietário do mapa.
3) O professor propõe uma discussão a partir da questão: Um documento histórico deve ser comercializado?
Enquanto os alunos vão dando suas opiniões, o professor vai registrando-as no quadro abaixo:
A FAVOR |
CONTRA |
|
|
4) Após o preenchimento do quadro, o professor organiza a turma em grupos e propõe que cada equipe escreva um texto de opinião sobre o assunto discutido acima.
5) O professor socializa os textos produzidos pelos grupos e faz os comentários necessários.
6) Ainda com a turma em grupos, o professor retoma a imagem analisada anteriormente e propõe que os alunos:
a) localizem no mapa o nome AMÉRICA.
b) identifiquem outros aspectos que chamaram a atenção de cada um.
c) localizem o Rio São Francisco.
d) explique a presença da ave.
OBS: É bom mostrar, caso os alunos não tenham conseguido identificar, para o nome "América", o território brasileiro e a indicação do Rio São Francisco
1) Para iniciar a aula, o professor propõe que a turma discuta:
a) quais foram os motivos que conduziram os europeus a desbravarem mares nunca antes navegados ,enfrentando
dificuldades, situações de perigo?
b) quais foram os interesses econômicos que motivaram as expedições marítimas nos séculos XV e XVI?
2) Após a discussão anterior, o professor organiza a turma em duplas, entrega o texto abaixo propondo a leitura do mesmo.
3) O professor propõe que a partir do texto, as duplas respondam as questões abaixo:
a) O que aconteceu com a população européia no século XI e XIII?
b) Que relações há entre o aumento da população e as atividades econômicas, a produção e comércio?
c) Qual a opinião da dupla sobre o desmatamento para o aumento das áreas cultiváveis?
d) Qual era a realidade da Europa no século XV e XVI e que favoreceu a expansão marítimo-comercial?
4) O professor socializa as respostas dos alunos e faz os comentários necessários.
1) O professor retoma as conclusões a que os alunos chegaram ao realizarem a atividade anterior e questiona: Será que os fatores que contribuíram para que acontecesse as grandes navegações no século XI e XII foram apenas “econômicos”?
2) O professor ouve a opinião de alguns alunos e propõe a realização de uma pesquisa para responder a questão colocada no item anterior. Para isso, organiza a turma em grupos e leva-os para o laboratório de informática.
3) No laboratório, o professor disponibiliza os links abaixo:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=1944&cat=Ensaios&vinda=S
http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos
http://www.klepsidra.net/klepsidra3/expansao.html
4) Em seguida, o professor orienta os alunos a pesquisarem outros fatores que contribuíram para as grandes navegações:
- Formação do Estado Nacional e a centralização política.
- Avanços técnicos na arte náutica.
- O enfraquecimento da nobreza feudal e o fortalecimento da burguesia
- A possibilidade de conversão dos pagãos ao cristianismo mediante a ação missionária da Igreja Católica.
5) De posse das informações coletadas nos links, o professor solicita que cada equipe escreva uma notícia, para ser colocada no mural da escola, sobre o assunto estudado.
6) O professor socializa as notícias produzidas, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição no mural da escola.
1) O professor apresenta a imagem abaixo solicitando que os alunos tentem estabelecer uma relação entre ela e o assunto da aula.
Plantas nativas do Novo Mundo. No sentido horário, do topo à esquerda:: 1. Milho (Zea mays) 2. Tomate (Solanum lycopersicum) 3. Batata (Solanum tuberosum) 4. Baunilha 5. Seringueira (Borracha -Hevea brasiliensis) 6. Cacau (Theobroma cacao) 7. Tabaco (Nicotiana rústica)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos
2) O professor ouve a opinião dos alunos, faz os comentários necessários e apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos
3) Após o estudo do vocabulário de acordo com as dificuldades da turma, o professor propõe a discussão das questões:
a) Que relação há entre a imagem analisada anteriormente e o assunto dessa aula?
b) Que informações novas o texto trouxe para cada um?
c) Qual o sentido do título do texto?
d) O que foi e o que significou a relação entre o Velho Mundo e o Novo Mundo?
1-O professor escreve no quadro as palavras: CONQUISTAR E DESCOBRIR.
2- Em seguida, questiona: a América foi conquistada ou descoberta?
3- O professor ouve a opinião de alguns alunos e propõe a leitura dos verbetes para que conheçam o significado de cada uma das palavras.
Dicionário Escolar da Língua Portuguesa
.Ministério da Educação e Cultura.-1980
3- Após a leitura dos verbetes, o professor propõe que coletivamente elaborem uma lista de argumentos para cada uma das questões: a América foi descoberta? A América foi conquistada?
4) Em seguida, o professor organiza a turma em grupos e propõe que cada equipe, a partir das discussões anteriores, criem uma história em quadrinhos com o título: AMÉRICA, DESCOBERTA OU CONQUISTADA?
5) O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários, propõe a correção textual e organiza a exposição do material no espaço da sala.
Não há recursos complementares.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das atividades propostas, os debates, a leitura das imagens, a produção das notícias, as discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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23/10/2013
Cinco estrelasMuito bom o material, claro e explicativo, com ótimas imagens que dar para o aluno fazer seus questionamentos e até mesmo em grupo responde.