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O descobrimento da América

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Interpretar mapas.

Conhecer os interesses econômicos que motivaram as expedições marítimas nos séculos XV e XVI.

Identificar aspectos da cultura americana decorrentes de um processo  histórico.

Identificar os fatores que contribuíram para a expansão marítimo-comercial do século XV.

Refletir sobre o significado das palavras descobrir e conquistar.

Conhecer o contexto histórico em que surge o movimento das Grandes Navegações.

Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

Duração das atividades
Cinco horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

  • Interpretação de mapas.
  • Leitura de texto.
  • Discussão.
  • Trabalho de Grupo.
  • Interpretação de Texto.
  • Produção de textos.
  • Seminário.

Desenvolvimento

1ª ATIVIDADE

1- O professor apresenta as imagens abaixo solicitando a observação e leitura das mesmas.

Mapa Múndi Séc. XV *(anterior á descoberta das Américas, etc.)

http://senioresescribas.blogspot.com/2008_02_01_archive.html 

Mapa  Múndi – Martin Waldseemüller, 1507-Séc XVI

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.dightonrock.com/CodFish/foto-00.gif&imgrefurl=http://www.dightonrock.com/waldseemueller.htm&usg=__0RaOaTLW6DFGSd49wZN46lfNlfQ=&h=281&w=504&sz=152&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=HC9IrW3hUwlraM:&tbnh=77&tbnw=139&prev=/images%3Fq%3Dmapa-mundo%2Bde%2Bwaldseemuller%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1024%26bih%3D578%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=422&vpy=270&dur=84&hovh=168&hovw=301&tx=151&ty=97&ei=R-LKTMKYDoqr8Aae07ySAQ&oei=R-LKTMKYDoqr8Aae07ySAQ&esq=1&page=1&ndsp=15&ved=1t:429,r:7,s:0 

2- Em seguida, propõe uma discussão a partir das questões:

a) O que estão vendo nessas imagens?

b) Que informações vocês tem sobre a cartografia do século XV?

c) Em que século foi feito a primeiro mapa? E o segundo?

d) O que podemos perceber ao analisarmos os mapas?

e) Que diferenças há entre um mapa e outro?

OBS: O professor informa que o segundo mapa de 1507, foi encontrado em um castelo da Alemanha. Trata-se de um mapa de Martin Waldseemuller que mostra a visão européia do mundo na época das grandes navegações. É o mais antigo documento a conter a palavra AMÉRICA.A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos tentou adquirir esta obra, considerada como a Certidão de Nascimento da América e, em1999, foram  pagos  US$10 milhões ao príncipe alemão,  então proprietário do mapa.

3) O professor propõe uma discussão a partir da questão: Um documento histórico deve ser comercializado?

 Enquanto os alunos vão dando suas opiniões, o professor vai registrando-as no quadro abaixo:

Um documento histórico deve ser comercializado?

A FAVOR

CONTRA

4)  Após o preenchimento do quadro, o professor organiza a turma em grupos e propõe que cada equipe escreva um texto de opinião sobre o assunto discutido acima.

5) O professor socializa os textos produzidos pelos grupos e faz os comentários necessários.  

6) Ainda com a turma em grupos, o professor retoma a imagem analisada anteriormente e propõe que os alunos:

   a)  localizem no mapa o nome  AMÉRICA.

   b)  identifiquem outros aspectos que chamaram a atenção de cada um.

   c)  localizem  o Rio São Francisco.

   d) explique a presença da ave.

OBS:  É bom mostrar, caso os alunos não tenham conseguido identificar,  para o nome "América",  o território brasileiro e a indicação do Rio São Francisco

  http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.dightonrock.com/CodFish/foto-3.jpg&imgrefurl=http://www.dightonrock.com/waldseemueller.htm&usg=__-gtba5ZUcB9wZRYHA9HkvfgRZME=&h=325&w=416&sz=24&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=-YUzRENKLBeknM:&tbnh=140&tbnw=181&prev=/images%3Fq%3DUniversalis%2BCosmographia%2BSecundum%2BPtholomei%2BTraditionem%2Be%2BEt%2BAmerici%2BVespucci%2BAliorum%2BLustrationes%2B%28mapa%2Bmundo%29%2B%25E2%2580%2593%2BMartin%2BWaldseem%25C3%25BCller,%2B1507%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1024%26bih%3D578%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=449&vpy=265&dur=1161&hovh=198&hovw=254&tx=141&ty=125&ei=ZO_KTL61IsL48Aax7cmXAQ&oei=ZO_KTL61IsL48Aax7cmXAQ&esq=1&page=1&ndsp=13&ved=1t:429,r:7,s:0

 2ª ATIVIDADE

1) Para iniciar a aula, o  professor  propõe que a turma discuta:

    a) quais foram os motivos que conduziram os europeus a desbravarem mares nunca antes navegados ,enfrentando

        dificuldades, situações de perigo?

    b)  quais foram os interesses econômicos que motivaram as expedições marítimas nos séculos XV e XVI?

2) Após a discussão anterior, o professor organiza a turma em duplas, entrega o texto abaixo propondo  a leitura do mesmo.

A Crise do Feudalismo

Passadas as instabilidades do século XIV, o contingente populacional cresceu juntamente com a produção agrícola e as atividades comerciais. Em contrapartida, a melhoria dos índices sociais e econômicos seguiu-se de novos problemas a serem superados pelas sociedades européias. A produção agrícola dos feudos não conseguia abastecer os centros urbanos e os centros comerciais não conseguiam escoar as mercadorias confeccionadas.Ao mesmo tempo, o comércio vivia grandes entraves com o monopólio exercido pelos árabes e pelas cidades italianas. As rotas comerciais e feiras por eles controladas inseriam um grande número de intermediários, encarecendo o valor das mercadorias vindas do Oriente. Como se não bastassem os altos preços, a falta de moedas impedia a dinamização das atividades comerciais do período. Nesse contexto, somente a busca de novos mercados de produção e consumo poderiam amenizar tamanhas dificuldades. Foi assim que, nos séculos XV e XVI, a expansão marítimo-comercial se desenvolveu.

Passadas as instabilidades do século XIV, o contingente populacional cresceu juntamente com a produção agrícola e as atividades comerciais. Em contrapartida, a melhoria dos índices sociais e econômicos seguiu-se de novos problemas a serem superados pelas sociedades européias. A produção agrícola dos feudos não conseguia abastecer os centros urbanos e os centros comerciais não conseguiam escoar as mercadorias confeccionadas.Ao mesmo tempo, o comércio vivia grandes entraves com o monopólio exercido pelos árabes e pelas cidades italianas. As rotas comerciais e feiras por eles controladas inseriam um grande número de intermediários, encarecendo o valor das mercadorias vindas do Oriente. Como se não bastassem os altos preços, a falta de moedas impedia a dinamização das atividades comerciais do período. Nesse contexto, somente a busca de novos mercados de produção e consumo poderiam amenizar tamanhas dificuldades. Foi assim que, nos séculos XV e XVI, a expansão marítimo-comercial se desenvolveu.

A falta de mão-de-obra disponível reforçou a rigidez anteriormente observada nas relações entre senhores e servos. Temendo perder os seus servos, os senhores feudais criavam novas obrigações que reforçassem o vínculo dos camponeses com a terra. Além disso, o pagamento das obrigações sofreu uma notória mudança com a reintrodução de moedas na economia da época. Os senhores feudais preferiam receber parte das obrigações com moedas que, posteriormente viessem a ser utilizadas na aquisição de mercadorias e outros gêneros agrícolas comercializados em feiras.

Os camponeses, nessa época, responderam ao aumento de suas obrigações com uma onda de violentos protestos acontecidos ao longo do século XIV. As chamadas jacqueries foram uma série de revoltas camponesas que se desenvolveram em diferentes pontos da Europa. Entre 1323 e 1328, os camponeses da região de Flandres organizaram uma grande revolta; no ano de 1358 uma nova revolta explodia na França; e, em 1381, na Inglaterra.

Passadas as instabilidades do século XIV, o contingente populacional cresceu juntamente com a produção agrícola e as atividades comerciais. Em contrapartida, a melhoria dos índices sociais e econômicos seguiu-se de novos problemas a serem superados pelas sociedades européias. A produção agrícola dos feudos não conseguia abastecer os centros urbanos e os centros comerciais não conseguiam escoar as mercadorias confeccionadas.Ao mesmo tempo, o comércio vivia grandes entraves com o monopólio exercido pelos árabes e pelas cidades italianas. As rotas comerciais e feiras por eles controladas inseriam um grande número de intermediários, encarecendo o valor das mercadorias vindas do Oriente. Como se não bastassem os altos preços, a falta de moedas impedia a dinamização das atividades comerciais do período. Nesse contexto, somente a busca de novos mercados de produção e consumo poderiam amenizar tamanhas dificuldades. Foi assim que, nos séculos XV e XVI, a expansão marítimo-comercial se desenvolveu.

Por Rainer Sousa

Graduado em História

Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/historiag/crise-feudalismo.htm 

3) O professor propõe que a partir do texto, as duplas respondam as questões abaixo:

a) O que aconteceu com a população européia no século XI e XIII?

b) Que relações há entre o aumento da população e as atividades econômicas, a  produção e   comércio?

c) Qual a opinião da dupla sobre o desmatamento para o aumento das áreas cultiváveis?

d) Qual era  a realidade da Europa no século XV e XVI  e que favoreceu a expansão marítimo-comercial?

4) O professor socializa as respostas dos alunos e faz os comentários necessários.

3ª ATIVIDADE

1) O professor retoma as conclusões a que os alunos chegaram ao realizarem a  atividade anterior e questiona: Será que os fatores que contribuíram para que acontecesse as grandes navegações no século XI e XII foram apenas “econômicos”?

2) O professor ouve a opinião de alguns alunos e propõe a realização de uma pesquisa para responder a questão colocada no item anterior. Para isso, organiza a turma em grupos e leva-os para o laboratório de informática.

3) No laboratório, o professor disponibiliza os links abaixo:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html 

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897 

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=1944&cat=Ensaios&vinda=S 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos

http://www.klepsidra.net/klepsidra3/expansao.html 

4) Em seguida, o professor orienta os alunos a pesquisarem outros fatores que contribuíram para as grandes navegações:

- Formação do Estado Nacional e a centralização política.

- Avanços técnicos na arte náutica.

- O enfraquecimento da nobreza feudal e o fortalecimento da burguesia

- A possibilidade de conversão dos pagãos ao cristianismo mediante a ação missionária da Igreja Católica.

5) De posse das informações coletadas nos links, o professor solicita que cada equipe escreva uma notícia, para ser colocada no mural da escola, sobre o assunto estudado.

6) O professor socializa as notícias produzidas, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição no mural da escola.

4ª ATIVIDADE 

1) O professor apresenta a imagem abaixo solicitando que os alunos tentem estabelecer uma relação entre ela e o assunto da aula.

 Plantas nativas do Novo Mundo. No sentido horário, do topo à esquerda:: 1. Milho (Zea mays) 2. Tomate (Solanum lycopersicum) 3. Batata (Solanum tuberosum) 4. Baunilha 5. Seringueira (Borracha -Hevea brasiliensis) 6. Cacau (Theobroma cacao) 7. Tabaco (Nicotiana rústica)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos 

2) O professor ouve a opinião dos alunos, faz os comentários necessários e apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

Impacto global da era dos descobrimentos

A expansão ultramarina européia desencadeou o intenso contato entre o Velho Mundo e o Novo Mundo nomeado intercâmbio colombiano.  Este fenômeno envolveu a transferência de produtos até então exclusivos de cada hemisfério, como gado, cavalos, algodão e cana-de-açúcar da Europa para o Novo Mundo, ou tabaco, batata, cacau e milho, trazidos do Novo para o Velho Mundo. Entre os produtos que moveram o comércio global destacam-se a cana-de-açúcar e o algodão que foram cultivados intensamente nas América, e o ouro e prata trazidos das Américas que moveram não só a economia da Europa, mas de outras partes do mundo como o Japão e a China.As novas ligações transoceânicas e o seu domínio pelas potências européias originaram os impérios coloniais europeus, que vieram a controlar grande parte do planeta. O apetite europeu por comércio, produtos, impérios e escravos afetou muitas regiões do mundo. Espanha participou na destruição de culturas agressivas na América. O padrão de agressão territorial foi repetido noutros territórios. Novas religiões impuseram-se a rituais "pagãos", assim como línguas, culturas políticas e, em algumas áreas como a América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e Argentina, povos indígenas foram afastados de suas terras ou reduzidos a minorias. Vulneráveis a doenças infecciosas euroasiáticas a que nunca haviam sido expostos, muitos pereceram com doenças transmitidas pelos Europeus, que nalguns casos dizimaram 50-90% de algumas populações.O milho e a mandioca, introduzidos no século XVI pelo portugueses, prosperaram em África, tornando-se importantes alimento básicos no continente africano. Alfred W. Crosby especulou que o aumento da produção de milho, mandioca e outras culturas americanas, ao permitir o povoamento de zonas de floresta úmida, alimentou por sua vez o comércio de escravos. Nas zonas costeiras de África, as populações locais ao participar no tráfico europeu de escravos, mudaram a face de estados costeiros africanos e alteraram a natureza da escravidão africana, causando impactos nas sociedades e economias do interior. O tráfico de escravos para trabalhar no cultivo modificou populações de diversos territórios como o Brasil, África e América do Norte.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos 

3) Após o estudo do vocabulário de acordo com as dificuldades da turma, o professor propõe a discussão das questões:

a) Que relação há entre a imagem analisada anteriormente e o assunto dessa aula?

b) Que informações novas o texto trouxe para cada um?

c) Qual o sentido do título do texto?

d) O que foi e o que significou a relação entre o Velho Mundo e o Novo Mundo?

5ª ATIVIDADE

1-O professor escreve no quadro as palavras: CONQUISTAR E DESCOBRIR. 

         CONQUISTAR                                    DESCOBRIR

2- Em seguida, questiona: a América foi conquistada ou descoberta?

3- O professor ouve a opinião de alguns alunos e propõe a leitura dos verbetes para que conheçam o significado de  cada uma das palavras.

 Conquistar, v.t. Tomar à força de armas; adquirir; subjugar pela força; alcançar;  vencer; granjear; ganhar;(fam.) obter a simpatia de;

 Descobrir,v.t. Tirar a cobertura de; destapar; achar; manifestar; dar a conhecer; encontrar pela primeira vez; inventar; avistar; divulgar; denunciar.(conjuga-se como o verbo cobrir.)Dicionário Escolar da Língua Portuguesa.Ministério da Educação e Cultura.-1980

Dicionário Escolar da Língua Portuguesa

.Ministério da Educação e Cultura.-1980

3- Após a leitura dos verbetes, o professor propõe que coletivamente elaborem uma lista de argumentos para cada uma das questões: a América foi descoberta? A  América foi conquistada?

4) Em seguida, o professor organiza a turma em grupos e propõe que cada equipe, a partir das discussões anteriores, criem uma história em quadrinhos com o título: AMÉRICA, DESCOBERTA OU CONQUISTADA?

5) O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários, propõe a correção textual e organiza a exposição do material no espaço da sala.

Recursos Complementares

Não  há recursos complementares.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das atividades propostas, os debates, a leitura das imagens, a produção das notícias, as discussão das questões  apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Francecleide, Centro Educacional Integrado Edivardo Toscano , Paraíba - disse:
    fmengues42@hotmail.com

    23/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom o material, claro e explicativo, com ótimas imagens que dar para o aluno fazer seus questionamentos e até mesmo em grupo responde.


Sem classificação.
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