Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre a Surdocegueira

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Maria Hilda Ruas de Andrade
imagem do usuário

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP ZULENKA RAPCHAN PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Dsocher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar a Surdocegueira: o que é, causas e como lidar com isso;

Sobre as dificuldades sociais das pessoas que têm surdocegueira;

Compreender a repercussão da surdocegueira na vida social de uma pessoa;

O conceito da inclusão da pessoa com discalculia na escola

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.                   

Motivação: 

Para iniciar a aula, sugerimos que o professor organize os alunos em duplas e entregue a eles o jogo de palavras-cruzadas (Fig.1), conforme link abaixo.                  

Figura 1: Palavras Cruzadas   

Fonte: Do Autor

Disponível em: http://www.4shared.com/photo/4urT1tg3/caa_palavras_surdocegueira2.html   Acessado: 11 de Novembro de 2010.    

Para auxiliar os alunos na realização desta atividade, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em dicionários (eletrônicos e ou impressos), as definições das seguintes palavras:

  • Surdo
  • Cegueira   

Definição de Surdo:

1. Que está privado, no todo ou em parte, do sentido da audição. 2 Que não se ouve ou sente. 3 Calado, silencioso.   

Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=surdo   Acessado em: 02 Novembro de 2010      

Definição de Cegueira: 

1 Falta de vista; estado do que é cego; incapacidade de ver; ablepsia.  

 Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=cegueira       Acessado em: 02 Novembro de 2010     

Ao término da atividade o professor poderá perguntar aos alunos se eles sabem o que é Surdocegueira, se já ouviram falar sobre esta palavra, qual o significado dela etc.   

Quando todos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá dizer que é o tema da aula é Surdocegueira.     

Atividade  1 

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá pedir para que cada dupla leia a reportagem “Maringaense surdacega é alfabetizada e usa o tato para aprender” (Fig.2), conforme postado abaixo.

A reportagem retrata a história de uma jovem que possui Surdocegueira e que está sendo alfabetizada por meio do tato.                       

Link da Reportagem “Maringaense surdacega é alfabetizada e usa o tato para aprender”:  

http://www.hnews.com.br/2010/06/maringaense-surdacega-e-alfabetizada-e-usa-o-tato-para-aprender/                Acessado em: 02 de Novembro de 2010      

Figura 2: Reportagem sobre a Surdocegueira   

Sugestão:

O professor poderá imprimir a reportagem  e disponibilizar para cada dupla um exemplar.           

Com o objetivo de nortear a leitura da reportagem em questão, sugerimos o roteiro  abaixo.  

Roteiro de leitura   

1.      Qual o principal tema da reportagem?

2.      Segundo a reportagem o que é Surdocegueira?

3.      Quantas instituições especializadas existem no Brasil para auxiliar as pessoas com Surdocegueira?

4.      Qual é a maior causa da Surdocegueira?

5.      Como a Juliana Venâncio da Silva perdeu a visão?

6.      Juliana foi alfabetizada? De que forma?

7.      Como Juliana se comunica com as pessoas?     

Em seguida, o professor deverá promover e mediar uma discussão com os alunos, baseando-se no roteiro de leitura, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da leitura que fizeram, bem como esclarecer dúvidas e conceitos errôneos caso surjam.                  

Atividade 2 

Estando os alunos em grupos – junção de duas duplas - , nesta etapa cada grupo deverá escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa acerca da Surdocegueira a ser feita utilizando-se a Internet, bem como livros e revistas.   

Temas para a pesquisa 

  • Definição de Surdocegueira e a história da Surdocegueira no Brasil;
  • Tipos de comunicação de uma pessoa com Surdocegueira, como por exemplo, libras táteis, tadoma ( método de linguagem receptiva onde a pessoa com surdocegueira, através do tato, decodifica a fala do seu interlocutor);
  • Tipos de Surdocegueira;
  • Formas de prevenção da Surdocegueira;
  • Tecnologia que auxilia a vida das pessoas com Surdocegueira;
  • A inclusão  escolar de alunos com Surdocegueira;
  • Materiais pedagógicos para alunos com Surdocegueira.   

É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, um grupo. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização das pesquisas.                    

Sites para a realização da  pesquisa:

http://www.dmri.uevora.pt/aenee/boas_praticas/surdocegueira   (Fig.3)  

http://www.ibc.gov.br/?itemid=98  

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=667  

http://www.ame-sp.org.br/noticias/jornal/novas/tejornal14.shtml   

http://www.bengalalegal.com/surdez-ceg.php  

http://www.coladaweb.com/medicina-e-enfermagem/surdo-cegueira-e-multipla-deficiencia-sensorial  

http://www.agapasm.com.br/artigo003.asp http://www.agapasm.com.br/multideficiente.asp                                      

Figura 3: Site da Universidade de Évora           

Ao término da pesquisa, cada grupo deverá socializar os resultados da pesquisa com todos os colegas.     

Para isto, visando  sistematizar e socializar os resultados da pesquisa, cada grupo deverá elaborar um cartaz (Fig.4) para expor os resultados de suas pesquisas. Ao término da elaboração, cada grupo deverá apresentar o seu cartaz e relatar os resultados da pesquisa para todos da sala. Em seguida, os cartazes deverão ser expostos em um local da escola que seja acessado por todos para a socialização do conhecimento.

Figura 4: Exemplo de Cartaz      

Fonte: Do Autor

Atividade 3   

Após a apresentação e discussão dos resultados das pesquisas, os alunos deverão assistir  ao vídeo “A história da vida de Helen Keller” (Fig.5), com duração de 3 minutos e 20 segundos, conforme o link postado abaixo.

Link do vídeo “A história da vida de Helen Keller”   

http://www.youtube.com/watch?v=4QOdpBPNXS0&feature=related            Acessado em: 13 Novembro de 2010             

Figura 5: Vídeo “A história da vida de Helen Keller”           

Sugestão

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.         

Finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão, em aula aberta, com os alunos sobre o conteúdo do mesmo. Para isso, disponibilizamos o roteiro abaixo.    

Roteiro de Discussão   

1.      Qual o tema abordado no vídeo?

2.      Qual a deficiência da garota Helen Keller?

3.      Como os pais de Helen Keller reagiram ao saber que ela perdeu a visão e a audição?

4.      Nos primeiros anos de vida Helen Keller tinha amigos, freqüentava a escola ou ficava excluída do convívio de todos?

5.      Quem ajudou Helen Keller a ter uma vida social e educacional?

6.      Anne Sullivan  tinha alguma deficiência? Qual?

7.      Como Anne Sullivan e Helen Keller se comunicavam?

8.      Qual era o maior objetivo de Anne Sullivan em relação à Helen Keller?

9.      Helen descobriu o real sentido da vida?

10.    Qual palavra Helen falou no filme?

11.    O que Helen se tornou?     

Atividade 4   

Para finalizar a aula, cada dupla deverá elaborar panfletos, por meio de textos informativos, sobre a Surdocegueira, visando conscientizar os colegas sobre esta deficiência. Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas e das discussões desenvolvidas durante a aula. Feito isso, cada grupo deverá distribuir em uma sala o panfleto para que a informação sobre a Surdocegueria possa ser socializada.     

Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido que a pessoa com Surdocegueira para se comunicar, em alguns casos, utiliza o método de libras táteis - Tadoma - por meio da vibração e os movimentos da boca. E que possuem dificuldades de interação com outras pessoas devido a falta de compreensão do que está sendo dito ou feito devido a deficiência.           

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que a Surdocegueira é uma deficiência que apresenta a perda da audição e da visão, e que a pessoa com esta deficiência pode viver em sociedade como qualquer outra pessoa. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.