13/01/2011
Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Dsocher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Conceituar a Surdocegueira: o que é, causas e como lidar com isso;
Sobre as dificuldades sociais das pessoas que têm surdocegueira;
Compreender a repercussão da surdocegueira na vida social de uma pessoa;
O conceito da inclusão da pessoa com discalculia na escola
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, sugerimos que o professor organize os alunos em duplas e entregue a eles o jogo de palavras-cruzadas (Fig.1), conforme link abaixo.
Figura 1: Palavras Cruzadas
Fonte: Do Autor
Disponível em: http://www.4shared.com/photo/4urT1tg3/caa_palavras_surdocegueira2.html Acessado: 11 de Novembro de 2010.
Para auxiliar os alunos na realização desta atividade, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em dicionários (eletrônicos e ou impressos), as definições das seguintes palavras:
Definição de Surdo:
1. Que está privado, no todo ou em parte, do sentido da audição. 2 Que não se ouve ou sente. 3 Calado, silencioso.
Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=surdo Acessado em: 02 Novembro de 2010
Definição de Cegueira:
1 Falta de vista; estado do que é cego; incapacidade de ver; ablepsia.
Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=cegueira Acessado em: 02 Novembro de 2010
Ao término da atividade o professor poderá perguntar aos alunos se eles sabem o que é Surdocegueira, se já ouviram falar sobre esta palavra, qual o significado dela etc.
Quando todos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá dizer que é o tema da aula é Surdocegueira.
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá pedir para que cada dupla leia a reportagem “Maringaense surdacega é alfabetizada e usa o tato para aprender” (Fig.2), conforme postado abaixo.
A reportagem retrata a história de uma jovem que possui Surdocegueira e que está sendo alfabetizada por meio do tato.
Link da Reportagem “Maringaense surdacega é alfabetizada e usa o tato para aprender”:
http://www.hnews.com.br/2010/06/maringaense-surdacega-e-alfabetizada-e-usa-o-tato-para-aprender/ Acessado em: 02 de Novembro de 2010
Figura 2: Reportagem sobre a Surdocegueira
Sugestão:
O professor poderá imprimir a reportagem e disponibilizar para cada dupla um exemplar.
Com o objetivo de nortear a leitura da reportagem em questão, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de leitura
1. Qual o principal tema da reportagem?
2. Segundo a reportagem o que é Surdocegueira?
3. Quantas instituições especializadas existem no Brasil para auxiliar as pessoas com Surdocegueira?
4. Qual é a maior causa da Surdocegueira?
5. Como a Juliana Venâncio da Silva perdeu a visão?
6. Juliana foi alfabetizada? De que forma?
7. Como Juliana se comunica com as pessoas?
Em seguida, o professor deverá promover e mediar uma discussão com os alunos, baseando-se no roteiro de leitura, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da leitura que fizeram, bem como esclarecer dúvidas e conceitos errôneos caso surjam.
Estando os alunos em grupos – junção de duas duplas - , nesta etapa cada grupo deverá escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa acerca da Surdocegueira a ser feita utilizando-se a Internet, bem como livros e revistas.
Temas para a pesquisa
É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, um grupo. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização das pesquisas.
Sites para a realização da pesquisa:
http://www.dmri.uevora.pt/aenee/boas_praticas/surdocegueira (Fig.3)
http://www.ibc.gov.br/?itemid=98
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=667
http://www.ame-sp.org.br/noticias/jornal/novas/tejornal14.shtml
http://www.bengalalegal.com/surdez-ceg.php
http://www.coladaweb.com/medicina-e-enfermagem/surdo-cegueira-e-multipla-deficiencia-sensorial
http://www.agapasm.com.br/artigo003.asp http://www.agapasm.com.br/multideficiente.asp
Figura 3: Site da Universidade de Évora
Ao término da pesquisa, cada grupo deverá socializar os resultados da pesquisa com todos os colegas.
Para isto, visando sistematizar e socializar os resultados da pesquisa, cada grupo deverá elaborar um cartaz (Fig.4) para expor os resultados de suas pesquisas. Ao término da elaboração, cada grupo deverá apresentar o seu cartaz e relatar os resultados da pesquisa para todos da sala. Em seguida, os cartazes deverão ser expostos em um local da escola que seja acessado por todos para a socialização do conhecimento.
Figura 4: Exemplo de Cartaz
Fonte: Do Autor
Após a apresentação e discussão dos resultados das pesquisas, os alunos deverão assistir ao vídeo “A história da vida de Helen Keller” (Fig.5), com duração de 3 minutos e 20 segundos, conforme o link postado abaixo.
Link do vídeo “A história da vida de Helen Keller”
http://www.youtube.com/watch?v=4QOdpBPNXS0&feature=related Acessado em: 13 Novembro de 2010
Figura 5: Vídeo “A história da vida de Helen Keller”
Sugestão
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão, em aula aberta, com os alunos sobre o conteúdo do mesmo. Para isso, disponibilizamos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão
1. Qual o tema abordado no vídeo?
2. Qual a deficiência da garota Helen Keller?
3. Como os pais de Helen Keller reagiram ao saber que ela perdeu a visão e a audição?
4. Nos primeiros anos de vida Helen Keller tinha amigos, freqüentava a escola ou ficava excluída do convívio de todos?
5. Quem ajudou Helen Keller a ter uma vida social e educacional?
6. Anne Sullivan tinha alguma deficiência? Qual?
7. Como Anne Sullivan e Helen Keller se comunicavam?
8. Qual era o maior objetivo de Anne Sullivan em relação à Helen Keller?
9. Helen descobriu o real sentido da vida?
10. Qual palavra Helen falou no filme?
11. O que Helen se tornou?
Para finalizar a aula, cada dupla deverá elaborar panfletos, por meio de textos informativos, sobre a Surdocegueira, visando conscientizar os colegas sobre esta deficiência. Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas e das discussões desenvolvidas durante a aula. Feito isso, cada grupo deverá distribuir em uma sala o panfleto para que a informação sobre a Surdocegueria possa ser socializada.
Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido que a pessoa com Surdocegueira para se comunicar, em alguns casos, utiliza o método de libras táteis - Tadoma - por meio da vibração e os movimentos da boca. E que possuem dificuldades de interação com outras pessoas devido a falta de compreensão do que está sendo dito ou feito devido a deficiência.
Os links abaixo se referem ao conceito de surdocegueira:
http://www.bengalalegal.com/silencioeluz.php
http://www.livroacessivel.org/universidade-acessivel-alex-garcia.php
http://www.tele-centros.org/telecentros/secao=102&idioma=br¶metro=9546.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que a Surdocegueira é uma deficiência que apresenta a perda da audição e da visão, e que a pessoa com esta deficiência pode viver em sociedade como qualquer outra pessoa. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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30/01/2015
Cinco estrelasExcelente informação. Muito bem organizado passando um conhecimento claro e real de quem é o surdocego e como atuar na surdocegueira. Informações completas abrangendo itens importantes e básicos para educadores interessados. Desejo que muitos educadores se interessem pelo assunto. A área necessita! Conheçam o livro "Heldy meu nome" vencendo Barreiras da Surdocegueira