Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenho, Cinema e teatro - uma possibilidade interdisciplinar

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Escolher uma história para ser representada em desenhos;
  •  Entender o processo da projeção de fotogramas no cinema;
  •   Visitar a sala de projeção de um cinema da cidade;
  •   Desenhar a história escolhida em folhas de papel A4;
  •  Compreender a relação entre fotograma e os desenhos realizados;
  •  Assistir a uma peça teatral;
  •  Entrevistar atores de teatro sobre o que vem a ser dramatização.
  • Construir em uma caixa de sapatos um palco para projetar os desenhos da história elaborada;
  • Apresentar a história desenhada, utilizando o palco elaborado com a caixa de sapatos;
  • Apresentar a história, dramatizando-a por meio de vozes.
Duração das atividades
• 11 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Desenho
  • Pintura em aquarela
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Providenciar para esta aula livros de histórias infantis e apresentá-los aos alunos;
  • Pedir para os alunos escolherem apenas uma história;
  • Espalhar pela sala de aula alguns colchonetes e falar para os alunos deitarem, a fim de escutar a história que será narrada;
  • Narrar para os alunos a história escolhida, dramatizando-a;
  •  Perguntar aos alunos alunos se eles gostaram da história, solicitando-lhes que recontem-na, de forma a possibilitar que os alunos façam a organização sequencial da história, por meio de suas memórias;
  •  Entregar para os alunos 10 folhas de papel canson ou cartolina no tamanho de 12 cm x 6 cm;
  •  Pedir aos alunos que numerem as folhas no seu canto direito, na sequencia de 1 a 10;
  •  Dizer aos alunos, que nestas folhas, em ordem sequencial desenhem a história ouvida,  lembrando-lhes que os desenhos devem representar partes da história,capazes de permitir que o leitor, compreenda de seu começo, meio e fim.

Aula 2

  •  Pedir aos alunos que escolham uma cena dentre as 10 desenhadas na aula anterior e a apresente para os colegas;
  •  Falar para os alunos, após a apresentação de todos, ampliarem a cena escolhida em mais doze desenhos, de forma a se obter a movimentação dos personagens ou dos objetos que compõem a cena;
  •  Mostrar para os alunos um vídeo que explica todo o processo de criação de um desenho animado. Segue sugestão do link:" Magia da animação – Como fazer um desenho animado". Disponível em: http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/magia.htm ; 
  • Discutir com os alunos sobre o vídeo apresentado, sanando as possíveis dúvidas;
  •  Debater com os alunos sobre algumas alternativas para substituir a mesa de luz. (Dentre as alternativas o professor pode providenciar placas de vidro no tamanho de 15 cm x 10 cm e pedir para os alunos que providenciem lanternas para a próxima aula);
  •  Entregar para cada aluno uma placa de vidro e tiras de fita crepe;
  • Explicar  aos alunos que a fita crepe deve ser colocada nas extremidades da placa de vidro, evitando assim que se cortem;
  •  Guardar as placas nas pastas dos alunos.

Aula 3 e 4

  •  Entregar para os alunos as placas de vidro, 12 folhas de papel manteiga no tamanho de 12 cm x 6 cm;
  •   Lembrar com os alunos o processo do desenho de animação apreciado na aula anterior;
  •   Explicar para os alunos como deve ser realizado o desenho no papel manteiga sobre a placa de vidro e a lanterna;
  •   Pedir para que o aluno fixe uma das extremidades da folha de papel manteiga sobre o desenho da cena escolhida na aula 2;
  •  Falar para o aluno copiar este desenho na folha de papel manteiga, Guardando o desenho registrado no papel canson na pasta do aluno;
  •  Solicitar aos alunos que fixem com fita crepe, em uma das extremidades da placa de vidro, o desenho copiado no papel manteiga, colocando a segunda folha de papel manteiga, de forma que fiquem exatamente uma sobre a outra;
  •  Dizer para os alunos segurarem suas respectivas placas de vidro com uma das mãos, deixando-as perpendicular à mesa e, depois, colocarem suas lanternas com os focos direcionados, para as placas de vidro;
  •  Instigar os alunos a estabelecerem, antes de iniciarem seus desenhos, quais movimentos devem ser realizados pelos personagens ou objetos;
  • Solicitar que s alunos iniciem o segundo desenho, acompanhando a imagem do primeiro projetada sob a luz da lanterna, tal como observaram no vídeo que assistiram na aula 2;
  •  Auxiliar os alunos a realizarem o mesmo processo nas demais folhas de papel manteiga ;
  • Acompanhar o trabalho dos alunos, orientando-os.

Aula 5 e 6

  •  Distribuir sobre as mesas, anilina, pincéis, potes com álcool, para lavarem os pincéis, e papel toalha;
  •   Sugerir aos alunos que pintem com anilina os desenhos realizados nas aulas anteriores, cuidando para que as cores escolhidas para os objetos sejam as mesmas e que obedeçam aos limites do desenho;
  •  Pedir para os alunos , conforme  as pinturas forem secando, contornar os desenhos com caneta hidrocor preta.

Aula 7

  •  Reservar para esta aula, o laboratório de informática, de forma a viabilizar que os alunos esquisem sobre projetores de filmes e salas de projeções;
  •   Segue abaixo sugestão de links a serem pesquisados:
  •  Cinema público:

 Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/cinema-publico 

  •   Matéria “Projetores cinematográficos voltarão a funcionar dia 29” publicada no Jornal Correio de Uberlândia no dia 08/08/2008. Filmes em 35 mm serão exibidos na Casa da Cultura no bairro Fundinho.

Disponível em: http://vamosaoteatrograndeotelo.blogspot.com/2009/10/materia-projetores-cinematograficos.html

  •   Cinema 3D chega a Uberlândia

Disponível em: http://megaminas.globo.com/2009/02/13/cinema-em-3d-chega-a-uberlandia

  •  Discutir com os alunos sobre a evolução das salas de projeções, bem como sobre as cidades brasileiras que ainda não possuem salas de cinemas;

Disponível em:  http://www.rpaproducoes.com/cineendesa/ ; 

  •  Dizer aos alunos que na próxima aula será agendada uma visita aos cinemas da cidade para observar como são estas salas e compreender como funcionam.

 Aula 8

  • Providenciar para esta aula uma visita monitorada nas salas de projeções de cinema da cidade. Priorizar, uma com equipamentos modernos e outra com equipamentos obsoletos. (No caso da cidade de Uberlândia a visita pode ser realizada na Casa da Cultura onde estão guardados os antigos equipamentos dos cinemas da cidade, bem como os rolos de filmes antigos. Nesta Casa, os alunos têm acesso a fotogramas o que viabiliza a comparação com os desenhos que realizaram em sala (storyboard). No cinema contemporâneo, os alunos podem observar a diferença entre os equipamentos e os meios utilizados para a projeção dos filmes de hoje com os de ontem).

 Aula 9

  • Agendar para esta aula uma visita ao departamento de teatro da universidade de sua cidade e caso não haja, entrar em contato com um dos grupos de teatro de sua cidade;
  • Combinar com o grupo de teatro que apresente um esquete teatral para os alunos e, posteriormente, converse com os alunos sobre a importância da entonação das vozes durante a apresentação de uma peça;
  •    Segue sugestão de link: Disponível em: A arte de dizer: http://elisparra.blogspot.com/2009/12/arte-de-dizer-mecanismo-da-voz.html 

 Aula 10

  •  Conversar com os alunos sobre as visitas realizadas durante as aulas anteriores e relembrar um pouco sobre a importância do fotograma para o cinema e sua relação com o storyboard;
  •   Dizer aos alunos sobre a importância das visitas para a finalização de seus trabalhos;
  •   Entregar para cada aluno uma caixa de sapatos e pedir para recortarem no fundo das caixas uma janela retangular no tamanho de 11 cm x 5 cm;
  •  Pedir para os alunos perfurarem as laterais das caixas de sapatos, nas regiões superior e inferior, de modo que por eles possam atravessem dois lápis;
  •   Confira a imagem abaixo:

 Disponível em: http://tempodecompartilharecompanhia.blogspot.com/2009/09/cineminha-de-caixa-de-sapato_10.html  

  •  Pedir para os alunos unirem os desenhos realizados nas folhas de papel manteiga e pintados com anilina, obedecendo a ordem correta para o movimento do personagem ou do objeto, formando assim, uma tira sequencial de desenhos, tal qual os fotogramas;
  •   Orientar os alunos a fixarem, com cola, o primeiro desenho da tira no lápis situado na parte superior da caixa de sapatos e o último desenho na parte inferior;
  •  Falar para as crianças enrolarem os desenhos, de forma que fique à vista, somente o primeiro desenho na janela da caixa;
  •  Instigar os alunos a girarem o lápis inferior, fazendo a tira de desenhos rolar, tendo, com isso, o movimento dos personagens ou objetos;
  •  Dizer para os alunos fazerem sons durante as apresentações das imagens em  movimento.

Aula 11

  •  Reservar esta aula para a apresentação dos trabalhos dos alunos;
  •   Cada aluno deverá apresentar seu trabalho
  •  Comentar sobre o processo de elaboração e dizer qual a contribuição das visitas para o resultado plástico de seu trabalho;
  •   Avaliar junto com a turma o percurso, o aprendizado de cada um e o produto final obtido.             
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação desta aula será realizada no coletivo, mais precisamente na aula 11, tendo em vista as experiências dos alunos e os resultados obtidos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.