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INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NA NOSSA ALIMENTAÇÃO

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Entender que o acarajé é uma tradição gerada a partir da criatividade dos africanos que vieram para o Brasil na condição de escravos.
  • Ter experiência com a culinária do acarajé e estudar os ingredientes que fazem parte desse prato.
Duração das atividades
3 aula com 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter conhecimentos da história da escravidão no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

 Pesquisar quais são os alimentos de origem africana     

1º momento - 

Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre alimentos que eles gostam de consumir e solicite que citem algumas culinárias tipicamente brasileiras, que são comuns em determinadas regiões do nordeste.  Em seguida mostre algumas imagens de culinárias para que eles escolham aquela de origem africana. Use o método de exclusão. Você inicia com quatro imagens e faz o seguinte exercício, dentre as imagens, os alunos  escolhem o alimento que não é de origem africana.  

       foto 1 ACARAJÉ    http://pt.wikipedia.org/wiki/Acaraj%C3%A9

Foto 2 Polenta  http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/209/95/

  foto 3 - vatapá  http://colunistas.ig.com.br/comidinhas/files/2009/04/vatapa.jpg    

foto 4 – Mungunzá   

       http://2.bp.blogspot.com/_jYtTtYha5io/SvLJ2-xOx4I/AAAAAAAAAH8/DZiwepVf2UE/s320/mungunza.jpg 

2 º  momento –

Agora faça um exercício bem legal, proponha a leitura de  dois textos,  divida a turma em pequenos grupos e cada um faz uma busca de culinárias de origem africana. Proponha a cada grupo que fique com uma culinária para descrever o modo de preparar, servir e compartilhar seus achados com a turma.  

hhttp://guiadolitoral.uol.com.br/bahia-1313_2007.htmlttp://gulanews.sites.uol.com.br/raizes.html     

 http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/084/comer/conteudo_503699.shtml 

3º momento   

Com a reportagem de Marina Silva, os alunos podem verificar uma breve história da origem do acarajé. Professor leia o texto com os alunos e discuta a origem do bolinho e a criatividade humana para alcançar seus objetivos.  

Acarajé: bolinho afro-brasileiro

Marina Silva

http://guiadolitoral.uol.com.br/bahia-1313_2007.html    

http://www.ojornalweb.com/wp-content/uploads/2010/03/acaraje-comida-de-Iansa.jpg 

Atividade 2 -

Pesquisar quais são os ingredientes do Acarajé  

1º momento –

 Proponha aos alunos que façam uma busca dos ingredientes que são necessários para a produção do acarajé e de fotos para montagem de um mural. Depois da montagem discuta as propriedades de cada ingrediente: o aroma, sabor, cor  e constituição (gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais, hidrato de carbono).

http://www.lojasonline.net/sn/pasta_ficheiros_entidades_sn/67740/loja/foto_dende.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_rWrCS6HCzKs/SLxaJ8JKAsI/AAAAAAAAAws/U2eoE-7r-28/s200/royal.jpg

 http://www.wallstreetfitness.com.br/imgs/Fotos/oleo_alho.jpg

http://www.blogconsultoria.natura.net/wp/wp-content/uploads/2008/12/instituto_sal.jpg

  http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/06/gengibre.jpg    

 http://2.bp.blogspot.com/_wLceRuQV4bk/SPontHUpisI/AAAAAAAAAHM/e-_ANYTAVRk/s400/feij%C3%A3o+fradinho.jpg http://www.digitalphoto.pl/foto_galeria/1565_2005-0100.jpg 

2º momento  

 Discuta com seus alunos que os alimentos fazem parte da cultura dos diferentes grupos humanos e classes sociais. Proporcione  algumas reflexões, perguntando sobre a experiência de cada um com alimentos que não fazem parte do seu cardápio: exemplo: quem já foi à casa de um amigo e ofereceram-lhe algum prato, que antes não havia experimentado? Que alimento é esse? Qual a reação?  Quem tem um caso para contar de alimentos que jamais teria a disponibilidade de provar? Que tipos de alimentos são mais comuns no cardápio dos alunos?

3º  momento –

Oriente a tarefa para ser desenvolvida em grupo. Os alunos devem  procurar uma receita de acarajé e providenciar os ingredientes para a elaboração da culinária. Nesse dia, com os ingredientes para a produção do prato, pode estar verificando textura, a cor o aroma e sabor de cada um, fazer descrição oral e escrita.Seguindo a receita pesquisada, organize os alunos em grupo e faça o trabalho de forma cooperativa, cada grupo faz uma parte para compor a culinária e o professor  coordena e dá um toque final, depois é só degustar.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é realizada em três momentos, inicialmente verifique o conhecimento que os alunos têm sobre alimentos de origem africana; segundo momento avalie a habilidade da oratória dos alunos, a habilidade de se empenhar na busca de informações para compor o estudo, a habilidade de leitura e de argumentação, a disponibilidade e motivação de cumprir com as tarefas e realizar os exercícios, e no momento final avaliar se eles entenderam que o acarajé é uma tradição gerada a partir da criatividade dos africanos que vieram para o Brasil na condição de escravo,  se participaram e aprenderam fazer acarajé e ao estudar os ingredientes que fazem parte desse pratoe identificam as suas propriedades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • Maria da Salete N lisboa , Faculdade Mauricio deNassau-Aluna-pedagogia , Rio Grande do Norte - disse:
    paletinha2@gmail.com

    22/05/2014

    Cinco estrelas

    O trabalho em que tenho visitado á segundos atrás é muito importante pois está divulgando os mais valiosos sabores da culinária africana. para esta página darei a nota excelente,por divulgar e valorizar o nosso povo valeu foi legual visitá-lo


  • ines castro, El Salvador - disse:
    ines_castro@hotmail.com

    19/11/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito sou de salvador bahia .


  • Silena Rocha, Museu Câmara Cascudo/UFRN , Rio Grande do Norte - disse:
    silenarocha@hotmail.com

    28/06/2013

    Cinco estrelas

    Bastante rica - interdisciplinar - pois abrange aspectos históricos, geográficos, matemáticos, língua portuguesa, meio ambiente, sócio econômicos. Parabéns.


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