12/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ter conhecimentos da história da escravidão no Brasil.
Atividade 1 -
Pesquisar quais são os alimentos de origem africana
1º momento -
Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre alimentos que eles gostam de consumir e solicite que citem algumas culinárias tipicamente brasileiras, que são comuns em determinadas regiões do nordeste. Em seguida mostre algumas imagens de culinárias para que eles escolham aquela de origem africana. Use o método de exclusão. Você inicia com quatro imagens e faz o seguinte exercício, dentre as imagens, os alunos escolhem o alimento que não é de origem africana.
foto 1 ACARAJÉ http://pt.wikipedia.org/wiki/Acaraj%C3%A9
Foto 2 Polenta http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/209/95/
foto 3 - vatapá http://colunistas.ig.com.br/comidinhas/files/2009/04/vatapa.jpg
foto 4 – Mungunzá
http://2.bp.blogspot.com/_jYtTtYha5io/SvLJ2-xOx4I/AAAAAAAAAH8/DZiwepVf2UE/s320/mungunza.jpg
2 º momento –
Agora faça um exercício bem legal, proponha a leitura de dois textos, divida a turma em pequenos grupos e cada um faz uma busca de culinárias de origem africana. Proponha a cada grupo que fique com uma culinária para descrever o modo de preparar, servir e compartilhar seus achados com a turma.
hhttp://guiadolitoral.uol.com.br/bahia-1313_2007.htmlttp://gulanews.sites.uol.com.br/raizes.html
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/084/comer/conteudo_503699.shtml
3º momento
Com a reportagem de Marina Silva, os alunos podem verificar uma breve história da origem do acarajé. Professor leia o texto com os alunos e discuta a origem do bolinho e a criatividade humana para alcançar seus objetivos.
Acarajé: bolinho afro-brasileiro
Marina Silva
http://guiadolitoral.uol.com.br/bahia-1313_2007.html
http://www.ojornalweb.com/wp-content/uploads/2010/03/acaraje-comida-de-Iansa.jpg
Atividade 2 -
Pesquisar quais são os ingredientes do Acarajé
1º momento –
Proponha aos alunos que façam uma busca dos ingredientes que são necessários para a produção do acarajé e de fotos para montagem de um mural. Depois da montagem discuta as propriedades de cada ingrediente: o aroma, sabor, cor e constituição (gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais, hidrato de carbono).
http://www.lojasonline.net/sn/pasta_ficheiros_entidades_sn/67740/loja/foto_dende.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_rWrCS6HCzKs/SLxaJ8JKAsI/AAAAAAAAAws/U2eoE-7r-28/s200/royal.jpg
http://www.wallstreetfitness.com.br/imgs/Fotos/oleo_alho.jpg
http://www.blogconsultoria.natura.net/wp/wp-content/uploads/2008/12/instituto_sal.jpg
http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/06/gengibre.jpg
2º momento
Discuta com seus alunos que os alimentos fazem parte da cultura dos diferentes grupos humanos e classes sociais. Proporcione algumas reflexões, perguntando sobre a experiência de cada um com alimentos que não fazem parte do seu cardápio: exemplo: quem já foi à casa de um amigo e ofereceram-lhe algum prato, que antes não havia experimentado? Que alimento é esse? Qual a reação? Quem tem um caso para contar de alimentos que jamais teria a disponibilidade de provar? Que tipos de alimentos são mais comuns no cardápio dos alunos?
3º momento –
Oriente a tarefa para ser desenvolvida em grupo. Os alunos devem procurar uma receita de acarajé e providenciar os ingredientes para a elaboração da culinária. Nesse dia, com os ingredientes para a produção do prato, pode estar verificando textura, a cor o aroma e sabor de cada um, fazer descrição oral e escrita.Seguindo a receita pesquisada, organize os alunos em grupo e faça o trabalho de forma cooperativa, cada grupo faz uma parte para compor a culinária e o professor coordena e dá um toque final, depois é só degustar.
Para o professor ler e se preparar para aula.
http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/monitoriapet/ANAIS/Area6/6CCSDNMT01.pdf
http://www.turminha.mpf.gov.br/para-o-professor/para-o-professor/publicacoes/Alimentacaoecultura.pdf
A avaliação é realizada em três momentos, inicialmente verifique o conhecimento que os alunos têm sobre alimentos de origem africana; segundo momento avalie a habilidade da oratória dos alunos, a habilidade de se empenhar na busca de informações para compor o estudo, a habilidade de leitura e de argumentação, a disponibilidade e motivação de cumprir com as tarefas e realizar os exercícios, e no momento final avaliar se eles entenderam que o acarajé é uma tradição gerada a partir da criatividade dos africanos que vieram para o Brasil na condição de escravo, se participaram e aprenderam fazer acarajé e ao estudar os ingredientes que fazem parte desse pratoe identificam as suas propriedades.
Cinco estrelas 3 calificaciones
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22/05/2014
Cinco estrelasO trabalho em que tenho visitado á segundos atrás é muito importante pois está divulgando os mais valiosos sabores da culinária africana. para esta página darei a nota excelente,por divulgar e valorizar o nosso povo valeu foi legual visitá-lo
19/11/2013
Cinco estrelasgostei muito sou de salvador bahia .
28/06/2013
Cinco estrelasBastante rica - interdisciplinar - pois abrange aspectos históricos, geográficos, matemáticos, língua portuguesa, meio ambiente, sócio econômicos. Parabéns.