24/11/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Reconhecer as diferenças existentes entre as pessoas não como fator de limitação, mas como característica individual.
Equilíbrio
Força
Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado
Reunir a turma no pátio da escola, ou no ginásio, ou em área livre desde que se tenha espaço. Colocar aos alunos um ao lado do outro. Formar duplas. com os alunos das duplas virados para frente, ou seja, o aluno que estiver na frente estará de costas para o aluno que estiver atrás. Para cada dupla, será entregue uma bola. Entre si, os alunos decidem quem da dupla irá começar. Quem for o escolhido se posiciona atrás do outro aluno da dupla e inicia jogando a bola pra frente com uma das mãos, rasteiramente, como se fosse desenhar a trajetória da bola no chão. O outro aluno corre e pega a bola. Onde ele alcançar a bola, ele deve se manter estático para que o professor e os alunos vejam o quão longe a bola foi lançada. Todas as duplas fazem o mesmo. Depois que todas os alunos já tiverem lançado suas respectivas bolas, o professor chama atenção das diferentes distâncias que as bolas percorreram, mesmo sendo as bolas umas idênticas às outras, fazendo um paralelo ao aluno especial. Todos temos diferenças e todos somos iguais. Somos iguais por sermos todos humanos e somos diferentes por termos características pessoais.
Variações: Jogar a bola com a mão direita/esquerda, diferentes tipos de bola, mudar a regra para ver quem joga a bola o mais perto possível de um ponto determinado. O ponto determinado pode ser um sinal feito no chão com uma fita, por exemplo, ou mesmo outra bola, de cor diferente das demais, como na bocha.
Professor, a bola pode ser desde uma de tênis até uma bola de peso, dependendo da desenvoltura da turma. Caso os alunos sejam mais quietos, uma bola mu ito pesada pode dificultar o processo de interação, entretanto, se a turma aderir facilmente ao pedido, uma bola leve demais pode ser dispersivo, saindo do objetivo da aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Educação física e educação ambiental [Esporte na escola] | Vídeo |
Cidadania em construção [Esporte na escola] | Vídeo |
Na avaliação, que poderá ser escrita, será avaliado o nível de interação dentro da proposta da aula, bem como poderá ser cobrada algumas informações do livro usado para ser o tesouro.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!