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Pensando e Calculando

 

20/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir repertório de cálculos memorizados utilizando diferentes jogos matemáticos;

 - Explorar e compartilhar as estratégias utilizadas na resolução de contas;

 - Registrar o caminho feito mentalmente na resolução de cálculos;

 - Desenvolver pensamento estratégico de aproximações para os cálculos matemáticos.

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter trabalhado com composição e decomposiçãode números.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

SOMAR OU DIMINUIR

 

Material:

-20 retângulos de cartolina, sendo 10 de uma cor e 10 de outra.

-16 quadrados de cartolina, sendo 8 de uma cor e 8 de outra.

- 2 tabuleiros do jogo.

Regras:

Divida a turma em duplas. Cada dupla deve ter uma cópia do tabuleiro e 10 retângulos de cartolina da mesma cor.

Numere os dois conjuntos de quadrados de zero a sete.

Coloque todos os quadrados com os números virados para baixo, formando duas pilhas, uma de cada cor.

O primeiro jogador deve pegar um quadrado de cada pilha. Junto com seu parceiro de dupla, ele deve somar ou diminuir os números e colocar um retângulo sobre o número do tabuleiro que corresponda ao resultado.

 

Ex: A dupla tirou 2 e 4, se somar deverá colocar um retângulo sobre o 6, mas se diminuir, deverá colocar um retângulo sobre o 2.

 

 

Depois, deve recolocar os números embaixo de toda a pilha e o jogo recomeça com a próxima dupla.

Desta forma, cada dupla vai preenchendo seu tabuleiro.

A dupla que formar uma fila de cinco primeiro (na horizontal, vertical ou diagonal), ganha.

 Durante a realização do jogo, aproveite para observar cada criança para perceber aqueles que jogam com facilidade, os que usam os dedos para calcular ou outras estratégias e aqueles que necessitam da ajuda dos outros jogadores.

 Ao final do jogo, proponha que cada um registre no caderno como fez para calcular os números dos quadrados. Depois, pergunte quem deseja mostrar  sua estratégia no quadro.

Aos poucos, vá aumentando e modificando o jogo, como, por exemplo: de 10 até 20, de 25 até 30; acrescente outros números aos quadrados e ao tabuleiro.

 As regras são as mesmas, o que muda é a maneira de jogar. Cada jogador deve escolher um lápis de cor e na sua vez colorir os números da tabela para formar o número 50. O vencedor será aquele que marcar mais números.

 

 

 

 

 

2ª atividade:

GANHA QUEM CHEGAR AO ZERO

 

Material:

- Material Dourado.

 - Um dado.

 

 

Fonte:http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/09/jogo-de-matematica.html

 Peça para a turma se dividir em grupos de 4 ou 5 jogadores, sendo que um dos participantes é o banco. Cada jogador recebe 4 barras e 7 cubinhos. Na sua vez de jogar, a criança lança o dado e tem de pagar ao banco o valor que apareceu no dado. Isto é, o banco recebe as peças do Material Dourado e coloca no caixa. Ganha quem ficar sem peça alguma, ou seja, chegar ao zero.

Sugestões: aumentar o número de dados; aumentar a quantidade de peças dada a cada jogador; estabelecer que o valor no dado seja exato ao número de peças que o jogador tem caso contrário o jogador passa a vez.

Peça ao vencedor de cada grupo para apresentar, no quadro, o cálculo mental que fez durante o jogo.

 Ex: Eu tinha 47 (4 barras e 7 cubinhos), joguei o dado e saiu o número 9. Então, pedi ao banco para trocar 1barra por 10 cubinhos. Depois contei 9 cubinhos e dei ao banco. Sobraram 3 barras, 1 cubinho dos 10 e os 7 cubinhos que já tinha. Fiquei com 38 (3 barras e 8 cubinhos).

 As crianças podem desenhar se quiserem, mas devem explicar sua estratégia para os colegas.

Aproveite para desafiar os alunos com perguntas:

 - Se você tivesse 28 (2 barras e 8 cubinhos) e tirasse nos dados 12. Como faria para pagar ao banco?

 - Você deu ao banco 15 (1 barra e 5 cubinhos), mas devia apenas 9. Receberia alguma peça de volta? Quantas? Explique.

 

 

3ª atividade:

 JOGO DA VELHA MATEMÁTICO

 

Material:

- Uma folha de papel com o jogo da velha e outra folha para cada jogador.

 Pergunte à turma se sabem jogar o jogo da velha, peça para contarem como se joga. Aproveite para escrever no quadro as regras:

 - Só podem ser dois jogadores.

- Cada jogador tenta ocupar três casas sucessivas em qualquer sentido (horizontal vertical ou diagonal).

- Para marcar a casa escolhida usa-se o X ou O.

 - Quando dá empate diz-se que deu velha.

 Diga a eles que vão jogar o jogo da velha matemático com as mesmas regras. A única mudança é a forma de marcar as casas. Cada jogador deve escolher uma caneta,  de cor diferente,  e escrever os números de 0  a 100 em uma das casas. Cada número de 0  a 100  só pode ser usado uma vez. Ganha o jogo aquele que, ao colocar um número, obtenha 10 em três casas sucessivas em qualquer sentido (horizontal, vertical ou diagonal).

Lembre as duplas que devem escrever cada calculo pensado na folha em branco dada a cada jogador e explicar como fez para obter 10. Caso o outro jogador não entenda como calculou o colega, deve chamar o professor ou um juiz para servir como intermediador, validar ou não a jogada.

 

 Ex: 100 – 90 = 10        10 – 9=1         10+0=10

 

Enquanto os alunos jogam, aproveite para observar as dúvidas das duplas, as estratégias usadas, às dificuldades apresentadas e crie desafios para trabalhar coletivamente.

 

 Ex:  Um jogador escreveu 78 – 13. Qual o resultado encontrado? E qual o número que deveria escrever para obter  10? Explique como pensou.

 

 Escolha três alunos para explicarem como fizeram, quais foram as estratégias utilizadas. Será realizado no quadro. Depois, oriente a turma na observação das soluções apresentadas. Qual foi a mais rápida? E a mais longa? Qual você utiliza ou vai começar a utilizar? Qual é mais fácil de memorizar? Por quê?

Ouça os comentários dos alunos e registre num cartaz algumas dicas apresentadas para serem consultadas  por todos.    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Utilize como instrumento de avaliação a participação dos alunos na realização de cada jogo, suas argumentações e observações, principalmente, sua habilidade em expor suas  estratégias de cálculo mental . Além dos registros escritos  feitos por cada aluno no decorrer das atividades.

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