10/12/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Explorar ao máximo todas as suas possibilidades de movimento com um objeto;
Cuidar do objeto sob sua responsabilidade;
Superar os desafios de movimentos colocados pelos colegas e professor;
Socializar o seu pensamento, sentimento e saber ouvir o pensamento e o sentimento do outro.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Reservar e delimitar com obstáculos visíveis (cones, parede, escadas, muretas) um espaço amplo, arejado e plano no qual o aluno possa transportar, lançar e equilibrar bambolês (aros de plástico).
É importante que, para as próximas aulas, fique claro e explícito para os alunos os pontos de referência que delimitam o espaço de aula.
Após a delimitação do espaço de aula, o professor deve:
Informar aos alunos na sala de aula que na aula de hoje, eles cuidarão de um tipo de material muito levado, muito custoso e que não consegue obedecer o seu dono, por isso, precisam estar sempre atentos e deixá-lo sempre perto deles.
1º Momento:
Deslocar com os alunos para o espaço de aula passando pelos pontos de referência que delimitam esse local.
Definir o local em que eles devem permanecer durante a aula. Explicar que quando solicitado, devem se dirigir para esse espaço e escutar o que o professor tem a dizer.
Perguntar aos alunos se todos entenderam até onde podem se deslocar durante a aula.
Solicitar que todos deem uma volta correndo e mostrem até onde podem deslocar durante a aula.
Enquanto os alunos correm para mostrar os limites do espaço definidos para a aula, relembrar quais são os pontos de referência que delimitam esse espaço e a necessidade de respeitá-lo. Sugestão de organização do espaço de aula:
Solicitar aos alunos que formem trios e sentem no local destinado a eles. Convidar o primeiro trio de alunos para buscar seus bambolês e que cuidem deles durante a aula – um para cada componente do trio.
Após seu retorno, escolher outro trio para ir buscar seus bambolês e assim sucessivamente, até que todos estejam com seus bambolês.
Recolher os bambolês que sobraram e guardá-los em outro local.
2º Momento:
Propor aos alunos que explorem o material livremente. Sugerir que sem sair do espaço de aula, levem seus bambolês para dar uma voltinha e descubram o que conseguem fazer com ele.
Propor outros desafios tais como:
Observar os movimentos de manipulação, lançamento, equilíbrio, transporte e tantos outros movimentos que os alunos são capazes de realizar.
Após dez minutos de exploração, reunir os alunos com seus materiais no local reservado para eles, combinado no início da aula.
Pergunte aos alunos:
É importante estabelecer uma rotina de diálogo durante as aulas, para que a criança perceba a totalidade de suas ações frente ao material utilizado.
Para tal, sugerimos que todas as vezes em que chamar as crianças para falar sobre as experiências vivenciadas, o professor deve pedir para que todas se sentem dentro do bambolê e garantir que:
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_kF9FDBqkHaw/S0xk9p6420I/AAAAAAAAKHs/Vm5A4FyAijw/s200/bambole.jpg. Acesso em 18/11/2010.
3º Momento:
Encorajar as crianças a produzirem um efeito desejado no bambolê, estimulando a tomada de consciência de como foi produzido este movimento e explicar quais foram as ações necessárias para conseguir superar o desafio proposto pelo professor.
Para tal, sugerir atividades em que a criança explore o bambolê enquanto um ponto de referência, um objeto para ser equilibrado e/ou lançado.
a) Atividades relacionadas com a exploração do bambolê como um ponto de referência:
b) Atividades relacionadas com o equilíbrio do bambolê:
c) Atividades relacionadas com o lançamento do bambolê:
Informar aos alunos que a aula acabou e todos devem pegar seus bambolês e levar para a sala de aula, pois não podemos deixá-los sozinhos e jogados no pátio. Vamos precisar deles outras vezes.
4º Momento:
Reunir com os alunos na sua sala de aula e solicitar sentem em suas respectivas mesinhas.
Providenciar para esta aula folhas sulfite, giz de cera, lápis de cor ou tinta e pincel suficiente, para cada aluno ou para cada grupo de alunos.
Informar que na aula de hoje, iremos escrever (registrar) tudo que fizemos nas aulas anteriores de Educação Física.
Solicitar que cada aluno faça dois desenhos:
Informar aos alunos que na próxima aula teremos outros materiais diferentes do que utilizamos nas duas primeiras aulas.
FARIA, E. R. de; REZENDE, L.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. Formas jogadas como estratégia lúdica de ensino no contexto do jogo na educação infantil. Revista Especial em Educação Física. Uberlândia, v. 1, p. 34 – 48. 2003. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2003/comunic_coord/e_formas_jogadas_elizabet.pdf. Acesso em 18/11/2010.
Observar a participação, interesse e satisfação dos alunos durante a realização dos desafios propostos nas aulas.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu superar os desafios propostos, bem como, explicar a estratégia que utilizou para superá-los.
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