Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cineminha e pipoca: em foco os contos de fadas

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Conhecer a história do cinema;
  •   Ouvir histórias de contos de fadas;
  •   Explorar a linguagem gráfica;
  •   Produzir um cineminha com histórias dos contos de fadas;
  •   Confeccionar videotecas por meio de desenhos.
  •   Trabalhar a coordenação motora;
  •   Montar histórias com início, meio e fim, por meio de desenhos;
  •   Explorar a oralidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, em roda de conversa pergunte aos alunos se já assistiram algum filme. Se gostaram? Qual estilo preferem: comédia, terror, ação, desenhos, dentre outros? Qual foi o último filme que assistiram? Quais filmes o grupo conhece? De quais gostam mais? Quais são seus personagens prediletos?

A seguir, faça um gráfico mostrando qual é o estilo preferido da turma. Peça para cada criança fazer o gráfico no caderno quadriculado.

   

Fonte: Acervo da autora

Em seguida, registre algumas questões de interpretação do gráfico no caderno.

a)      Qual estilo teve mais votos?

b)      Quantos?

c)      Qual teve menos voto?

d)     Quantos votos?

e)      Qual a diferença entre os votos?

2 ª atividade:

Professor, nesse momento dialogue com a turma sobre como eles acham que surgiu o cinema? Em qual país? Os filmes de antigamente eram iguais aos de hoje? O que mudou? Antes de começar a retratar o assunto é importante ouvir as hipóteses das crianças para desenvolver o raciocínio sobre determinado conhecimento.   

Abaixo, segue alguns sitios sobre a história do cinema:

http://www.webcine.com.br/historia.htm 

http://www.historiadocinema.com.br/ 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-cinema/historia-do-cinema-1.php 

Professor, conte a história do cinema para os alunos e providencie as imagens abaixo para os alunos visualizarem os aparelhos utilizados. Sugerimos que imprima colorido e envolva com papel contat para ter durabilidade.  

Diga que a história do cinema começou há mais ou menos 160 anos, quando um belga inventou um aparelho chamado fenacistoscópio que funcionava com uma roda na qual se representavam imagens que, ao girar, pareciam estar animadas.

http://ingridjornalista.blogspot.com/2009/07/o-cinema_8808.html 

Uns 50 anos mais tarde, Thomas Edison inventou o cinetoscópio. Era um aparelho mais avançado que o de seu colega belga. Só que para passar um filminho de 10 segundos era preciso um rolo de 15 metros de comprimento. Dois anos depois, os irmãos Lumière construíram o cinematógrafo. O aparelho – uma espécie de ancestral da filmadora – é movido a manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento.

http://ingridjornalista.blogspot.com/2009/07/o-cinema_8808.html 

http://interagindocomasartes.blogspot.com/2008/06/cinema-2-bimestre-1-anos-do-ensino-mdio.html 

Nesse tempo, os filmes ainda eram mudos. Ficava uma orquestra tocando enquanto passava o filme, que era pra não ficar muito desanimado.  Charles Chaplin, foi o  mais famoso ator do cinema mudo.

http://ingridjornalista.blogspot.com/2009/07/o-cinema_8808.html 

Depois inventaram uma banda sonora, que permitiu realizar filmes falados.

http://www.raphaeldraccon.com/blog/?p=221 

Em seguida, providencie uma folha e solicite que os alunos desenhe a trajetória da história do cinema. Exponha as atividades no mural da sala ou da escola.  

3ª atividade:

Professor, nesse momento organize a turma em roda de conversa e proponha uma contação de história. Nos sítios abaixo, você encontrará várias histórias:

http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/contos.html   

http://nonio.eses.pt/contos/grimm.htm 

Nesse momento, organize a turma novamente em roda de conversa. Providencie uma caixa ou baú contendo livros, jóias, dinheiro, tesouros. Faça uma dramatização com as crianças. Poderá ser assim:

Olha o que temos aqui... um baú. De onde veio? O que existe dentro de um baú? Escute as hipóteses das crianças e continue... será que  tem coisas velhas? Ou será que tem um tesouro aqui dentro, será? O que será? Abra-o devagar e mostre as jóias, as pedras preciosas, todo tesouro e espalhe na rodinha, deixe os alunos manusearem e se encantarem. Em seguida, diga que encontrou alguma coisa no fundo do baú e que certamente será outro tesouro mais valioso ainda, pois está guardado no fundo do baú. O que pode ser? Toda riqueza está em nossas mãos. Com todo suspense tire um livro de história (conto de fadas) que você irá contar nesse dia. Diga que o livro, é realmente o tesouro mais valioso, pois o conhecimento que construímos ninguém poderá tirar de nós. Em seguida, inicie a contação de história, apresentando a capa do livro, os autores para depois começar a história propriamente dita. Conte a história, mas sempre solicite a participação da turma. O que será que vai acontecer? O que vocês acham?  

http://blogdoprvaldir.blogspot.com/2009/12/caca-ao-tesouro-mateus-1344-o-reino-dos.html 

OBSERVAÇÃO: Para a próxima atividade, você já deverá ter lido várias histórias para a turma, pois cada criança irá fazer a sua videoteca (história por meio de desenhos).

4ª atividade

Professor, logo após a contação de história, organize a turma em grupos afins de histórias escolhidas. Por exemplo, grupo dos três porquinhos, chapeuzinho vermelho, branca de neve, João e Maria, dentre outros.. Se preferir poderá ser realizado individualmente.

VARIAÇÃO: Nessa proposta de atividade estamos trabalhando com contos de fadas, mas você poderá trabalhar com outros tipos de histórias, por exemplo, fábulas.  

 Providencie duas tiras de 20 cm, com 5 retângulos de 4 cm por 3cm, para cada criança.

Fonte: Acervo da autora

Em seguida, diga que cada criança irá desenhar duas videotecas, ou seja, ela precisa escolher duas histórias para representar, exemplo, João e Maria e  O Chapeuzinho vermelho. Logo após, explique que a história deverá estar na ordem dos acontecimentos. Nesse sentido, no primeiro quadrinho será desenhado o nome da história, no segundo início da história, no terceiro e no quarto o desenvolvimento e no quinto o final da história.    

 

5ª atividade:

Professor, para essa atividade todas as videotecas deverão estar prontas. Reserve-as, pois nesse momento será realizado construção do cineminha.

Cineminha:

Você vai precisar de:

  •          1 pote vazio tipo sorvete com diâmetro mais largo para colocar as tirinhas com as videotecas.
  •          Tesoura sem ponta

Modo de fazer:

1 – Com a tesoura, faça uma abertura no pote igual ao tamanho de cada retângulo da tira.

 

Fonte: Acervo da autora

2 – Ponha a tira recortada dentro do pote

 

Fonte: Acervo da autora

 3 – Gire a tira no sentido horário

Fonte: Acervo da autora

Professor, crie um momento na sala, intitulado, por exemplo, Sessão de Cinema, e solicite que cada criança uma por vez apresente seu filme ou história favorito (a).

    Converse com o grupo e relate à turma suas conclusões:

  •          Por que a brincadeira se chama cineminha?
  •          Vocês gostaram? Justifiquem suas respostas.
Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a história do cinema, a construção do cineminha, bem como o alcance dos objetivos propostos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.