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Gravuras e objetos

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que vem a ser gravura nas artes visuais;
  • Pesquisar sobre artistas que expressam sua arte por meio da gravura;
  • Recolher objetos descartados na natureza, que apresentem relevos em sua superfície;
  • Discutir sobre o reaproveitamento do lixo nas artes visuais;
  • Produzir trabalho coletivo a partir da impressão das superfícies dos objetos recolhidos na natureza;
  • Elaborar um texto a partir da imagem produzida no trabalho coletivo;
  • Socializar a produção e apresentar ao público.
Duração das atividades
• 06 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Reaproveitamento de objetos descartáveis
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  •  Apresentar para os alunos um texto sobre gravura:

 Gravura é um termo bastante conhecido, no entanto, as diferentes formas de reprodução utilizadas para a grafia de imagens pode ser pouco conhecidas. A gravura é, de modo geral, a reprodução de uma imagem a partir de uma matriz. Cada cópia é numerada e assinada pelo artista compondo desta forma uma edição restrita.

A grosso modo, podemos comparar um carimbo com a matriz de uma gravura, mas lembramos que a matriz produzida por um artista é a resultante de uma composição esteticamente  elaborada pelo artista. As imagens reproduzidas a partir desta matriz passam a ser únicas, já que são imagens assinadas, datadas e numeradas. A numeração das cópias aparece no canto inferior esquerdo da gravura indicando pelo primeiro número o da cópia e pelo segundo a quantidade de cópias foram produzidas daquela imagem.

 O processo técnico da gravura é inteiramente artesanal, desde a matriz ao resultado final impresso em papel. Após sua impressão, o artista ainda pode interferir no resultado da imagem produzida, corrigindo os efeitos visuais ou acrescentando detalhes como cores e elementos que não estão presentes na matriz.

 São diversos os tipos de gravuras existentes que exploram técnicas diferentes para sua reprodução, dentre estas técnicas temos a gravura em Metal, a Litografia, a Xilogravura, o Linóleo.

 A gravura em Metal é muito antiga e data desde a Renascença. Sua impressão resulta do desenho do artista sobre uma placa de cobre com uma ponta seca (instrumento de metal com ponta que serve para riscar a chapa de metal). Posteriormente, esta chapa recebe um banho de ácido, depois de lavada a placa recebe uma camada de tinta que se acomodará nos sulcos e que ao serem prensados por um instrumento de peso transfere a imagem invertida para o papel.

 A Litografia mais recente que  a gravura em metal, surge nos meados do século XVIII, são cópias reproduzidas por meio de uma pedra polida que também recebe banhos corrosivos. Estes criarão sulcos que acolherão a tinta que, posteriormente, será impressa no papel.

A Xilogravura é o tipo de impressão mais antigo que se tem conhecimento. A matriz para a xilogravura consiste na escavação do desenho em uma placa de madeira que assim como na gravura em metal e na litogravura contém sulcos, mas ao contrário das anteriores ao ser entintada a matriz da xilogravura retratará o que ficou em alto relevo. Na contemporaneidade, no nordeste, a literatura de cordel utiliza ainda desta técnica para a reprodução de suas histórias populares.

 A técnica do Linóleo aproxima-se da xilogravura, no entanto, não se usa a madeira e sim material sintético, placas de borracha denominada de “linóleo”. Esta técnica é mais atual devido ao material empregado para matriz, o “linóleo” e assim como na xilo a parte do desenho que será transferida para o papel será a que está em alto relevo na matriz.

 A Serigrafia também é uma técnica contemporânea, sua impressão se faz a partir da gravação da imagem desenhada pelo artista para uma tela de nylon, onde será gravada por um processo próximo ao utilizado pela fotografia. O nylon terá partes que não permitirão a passagem da tinta e outras que permitirão e será, por esta segunda, que a tinta oportunizará a gravação em papel.

Autoria: Marileusa Reducino

  •  Sanar após a leitura, as possíveis dúvidas dos alunos sobre gravura;
  • Perguntar aos alunos se eles já viram uma gravura, se lembram a que técnica ela pertencia e onde a viram;
  • Apresentar aos alunos algumas imagens de gravuras e explicar a que técnica pertencem, recordando com eles as informações lida no texto acima;
  • Segue sugestão de imagens e links:

Xilogravura ·    Imagem       Disponível em: http://liinhasdefuga.blogspot.com/2008/10/xilogravura-arte-popular.html

Litogravura ·    Imagem      Disponível em: http://rafatorres.wordpress.com/tag/litogravura/

Serigrafia - Imagem   Disponível em: http://www.fazfacil.com.br/artesanato/serigrafia_equipamento.html

Linóleo - Imagem  Disponível em: http://www.reinaldo.pro.br/blog/2007/08/15/xilogravura-ja-ouviu-falar/

Gravura em Metal - Imagem  Disponível em: http://www.gravura.art.br/historiadagravura.asp 

Aula 2

Aula 3

  • Discutir com os alunos os passos básicos da gravura que é o registro da imagem sobre um objeto, seja ele metal, pedra, madeira ou tecido e  reproduzir imagens a partir da impressão do papel sobre a matriz entintada;
  • Perguntar aos alunos se eles gostariam de experimentar a reprodução de gravuras através de materiais descartados na natureza;
  • Perguntar aos alunos quais objetos descartáveis poderiam ser trabalhados como matriz de uma gravura;
  • Entregar uma folha de papel A4 cortada ao meio e dizer para os alunos elaborarem sobre esta um desenho a ser reproduzido em uma matriz de material descartável;
  •  Pedir para os alunos trazerem para a próxima aula o material e, um objeto que possibilita a produção dos sulcos no registro dos desenhos;
  • Lembrar aos alunos que o desenho deve ter como tema o reaproveitamento de materiais descartados no meio ambiente;
  • Acompanhar o processo de produção dos alunos, orientando-os durante a elaboração dos desenhos.

Aula 4

  •  Solicitar aos alunos que, sobre os materiais descartáveis trazidos, tais como bandejas de isopor, retalhos de garrafas pet, latas de refrigerante abertas, cabos de vassoura dentre outros, iniciem o desenho a lápis;
  • Dizer aos alunos produzirem sulcos sobre as linhas dos desenhos para que estes possam conter a tinta quando fizerem a gravação em folha de papel.

Aula 5

  •  Pedir aos alunos, com um rolo para gravura e tinta guache pastosa, passarem sobre as matrizes produzidas na aula anterior e gravá-las em papel A4, pressionando o papel cuidadosamente com o verso de uma colher de sopa, de modo que a figura fixe neste, reproduzindo o desenho elaborado;
  • Discutir com os alunos sobre a importância do reaproveitamento de materiais descartados em outras funções diferentes das que foram destinados.

Aula 6

  •  Dispor para os alunos uma folha de papel craft no tamanho de 1m x 1m;
  •  Falar para os alunos realizarem com as impressões realizadas na aula anterior um trabalho coletivo para posteriormente, ser exposto ao público;
  • Entregar para os alunos, fazerem o painel, cola e tesoura;
  • Solicitar que os alunos redijam um texto coletivo que fale do processo de elaboração e de construção do painel e da importância do descarte consciente de materiais na natureza;
  •  Expor o painel e o texto coletivo no corredor da escola, para apreciação da comunidade escolar.               
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação desta aula será realizada durante todo o processo de estudo, de pesquisa e de produção estética dos alunos, priorizando a compreensão sobre gravura em artes visuais; o resultado das pesquisas sobre os artistas; a seleção dos materias para o trabalho em gravura e o resultado da produção final.
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