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SEXUALIDADE E O CUIDADO COM O CORPO

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Compreender a sexualidade humana para além dos aspectos físicos e biológicos.

2) Refletir sobre a importância dos cuidados e respeito com o próprio corpo para o exercício pleno e saudável da sexualidade.

3) Identificar as possíveis conseqüências da vivência de uma sexualidade sem critérios e irresponsável.

Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO/A PROFESSOR/A:

Professor/a, a maneira como a criança vai construir a sua sexualidade será inflenciada pela forma como os pais, professores e outros mediadores acolherem suas manifestações e curiosidades em torno do tema. Nesse sentido, é fundamental abrir espaço para que as crianças perguntem e exponham suas dúvidas e angústias em relação à sexualidade, contribuindo para a vivência da mesma de forma saudável e responsável. Além disso, é preciso que se tenha clareza da dimensão afetiva presente na sexualidade, rompendo com questões apenas físicas e/ou biológicas. Essa aula tem o propósito de conversar com o/a aluno/a sobre o seu próprio corpo numa perspectiva de auxiliá-lo/a na compreensão da vivência de sua sexualidade de forma natural, espontânea, respeitosa e livre de mitos ou tabus.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Professor/a, convide os/as alunos/as para formar um círculo e se sentar em pares, de modo que observem as características pessoais do/a colega. Após essa etapa, coloque uma música relaxante e oriente os/as alunos/as a fechar os olhos procurando pensar em cada parte de seu corpo: dos pés à cabeça. Nesse momento, os/as alunos/as deverão associar as imagens de seu corpo àquelas observadas nos/as colegas no primeiro momento, procurando compará-las e diferenciá-las. O objetivo da atividade é que o/a aluno/a possa se perceber melhor o/a colega também.

2º Momento: Abrir para uma roda de conversa: Como foi essa vivência?  Para você, é tranquilo pensar em partes do seu corpo? Quais as partes que mais lhe chamam à atenção? Você sente vergonha de seu corpo? E quando vocês eram menores, vocês se importavam com isso? O que é sexualidade para você?

3º Momento: Professor/a anote na lousa tudo o que os/as alunos/as mencionarem sobre sexualidade. Após essa etapa, oriente os mesmos a procurarem no dicionário impresso e/ou virtual o significado da palavra SEXUALIDADE.

4º Momento: Após essa pesquisa inicial, as crianças deverão construir o "Jogo da Sexualidade"

a) Oriente os/as alunos/as a registrarem em papel cartão suas dúvidas em torno do tema. Ex: Por que meninas têm vagina e meninos pênis? Por que os pênis dos meninos ficam eretos? O que é menstruação? Dentre outras perguntas provenientes da curiosidade das crianças.

b) O professor dividirá a turma em grupos para que, a partir das questões levantadas, pesquisem e elaborem as fichas respostas. Cada grupo ficará responsável por pesquisar, elaborar as respostas e confeccionar as fichas de determinadas perguntas, distribuídas pelo professor. Para o desenvolvimento da atividade, o professor deverá selecionar e disponibilizar material informativo acerca do tema, além de orientar os grupos em relação às dúvidas que surgirem no decorrer da pesquisa.  

c) No momento do jogo, divida a sala em dois grupos sendo que, a cada rodada, um membro do grupo deverá fazer a pergunta para o grupo adversário. Em conjunto, os/as alunos/as tentarão responder às perguntas feitas pelos/as colegas. É importante deixar que as crianças conversem e cheguem ao consenso sobre a resposta. O grupo adversário deverá conferir no cartão resposta. Caberá ao/a professor/a delimitar um tempo para a elaboração das respostas e verificar a adequação das respostas dadas pelos alunos em relação aos cartões produzidos, evitando distorções. Outro aspecto importante é a mediação das discussões durante o jogo, tendo atenção às informações complementares que fará ao grupo, bem como àquelas que deverá aprofundar em momentos posteriores.

Professor/a você poderá utilizar o livro:"Papai, mamãe e eu, de autoria de Marta Suplicy para auxiliá-lo nas respostas às duvidas das crianças.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Convide os/as alunos/as a assistir ao vídeo "Mônica em: como atravessar a sala", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=pZ8bu_leOd8&feature=related 

2º Momento: Explorar o vídeo: Por que  a Mônica não queria passar na sala? Você acha que a Mônica ficou com vergonha de seu colegas? Por quê? Você se importaria de passar perto de colegas apenas de toalha? Por quê? Na sua percepção, crianças devem se preocupar em preservar seu corpo e sua privacidade? 

3º Momento: Dividir o grupo em trios e solicitar que os/as alunos/as conversem entre si sobre os cuidados que devem ter com seus próprios corpos para, inclusive, exigir que sejam respeitados em sua privacidade. Solicite que procurem em revistas palavras relacionadas à sexualidade como, por exemplo: namoro, amor, corpo, pênis, vagina, afeto, relação sexual, gravidez, dentre outras.

4º Momento: Colar tais palavras em fichas que deverão ser sorteadas entre os/as alunos/as. À medida que o aluno for recebendo a sua ficha, ele deverá propor uma frase com esta palavra. Após essa etapa montar um painel com as frases construídas pelos/as alunos/as.        

(Professor/a, o vídeo "Pensamento Infantil-Sexualidade" poderá auxiliá-lo nas discussões e reflexões sobre o tema durante a aula).

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=FWHrfJj6m78 

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Convide os/as alunos/as para, em círculo, ouvir a história: "Menino brinca de boneca"- Marcos Ribeiro

2º Momento: Discutir com os/as alunos/as: Para você, menino brinca de boneca? E menina, brinca de carrinho?  Menino pode fazer balé e menina jogar futebol? Essas escolhas definem se uma pessoa é homem ou mulher?

3º Momento: Em duplas, os/as alunos/as deverão listar brincadeiras socialmente consideradas como de meninos e de meninas. Em seguida, serão convidados a representá-las por meio de desenho, colagens ou outros recursos. Após essa etapa, cada dupla deverá apresentar sua produção. Aproveite a oportunidade para desmistificar questões de gênero e romper com comportamentos de discriminação e preconceito relacionados ao fato de algumas crianças escolherem brincadeiras diversas, independente de serem meninos ou meninas.

Recursos Complementares

Artigo: Filhos feitos de emoção. In Revista Viver Psicologia. Nº 102, Ano IX , Julho/2001.

Artigo eletrônico: O assunto é sexo. E é sério. In Revista Nova Escola. Agosto/2008, disponível em

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/assunto-sexo-serio-422865.shtml 

RIBEIRO, Marcos. Como trabalhar os livros: Mamãe, como eu nasci?; Menino brinca de boneca?: guia para professores. Rio de Janeiro: Salamandra, 1990

SUPLICY, Marta. Papai, mamãe e eu: agora você já pode conversar. São Paulo: FTD, 1990.

Avaliação

Professor/a, procure observar se os/as alunos/as conseguiram compreender a sexualidade humana para além dos aspectos físicos e biológicos. Solicite ao grupo que responda oralmente, com base nas reflexões e discussões em aula: Por que é importante respeitar o próprio corpo e preservar sua sexualidade? Por fim, cada aluno/a deverá responder, por escrito, quais as possíveis consequências de se viver a sexualidade de forma irresponsável.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Adriane , ESCOLA MUNICIPAL GEORGINA ALVES , Bahia - disse:
    adri-jua@hotmail.com

    19/09/2015

    Cinco estrelas

    Aula maravilhosa , me ajudou mito na dúvida q eu estava ! Parabéns !


  • jjnjnj, EM APARECIDA GUEDES , São Paulo - disse:
    owjwiew@gomtm.com

    04/01/2015

    Cinco estrelas

    ÓTIMA!


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