Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POPULAÇÕES QUE HABITAM NO CAMPO

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a origem do vocabulário homem do campo;
  • Estudar os aspectos culturais que geram o modo de vida das populações que habitam no campo;
  • Discutir as condições de vida no campo vinculada ao trabalho assalariado e a agricultura de subsistência.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de zona rural

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1.

 Construir o sentido de homem do campo.

Texto   

O termo homem do campo tem como sinônimo:  campones, trabalhador rural, que se originou do latim “pagus” ou “paganus” que significava origem de um grupo de pessoas ou do local que habitava. A história dessa categoria de trabalhador remonta a um período da história que o homem não podia se separar da terra, não era escravo,  mas era servo do seu senhor (dono da terra).

1º momento –

Leia para os alunos o texto em voz alta e ensine-os a buscar o significado e origem do vocabulário homem do campo.  Recorra ao dicionário para procurar o sentido de campo, rural e discuta a situação  do camponês nos dias atuais, da participação da criança no roça.  Utilize imagens para analisar o espaço geográfico,  o tipo de trabalho e o modo de vida desse trabalhador.

http://static.photaki.com/crianca-arar_52450.jpg 

2º momento –

Combine com os alunos a leitura do poema do poema - Homem do Campo.   http://www.textolivre.com.br/poemas/21372-homem-do-campo . organize os alunos em duplas ou trios e faça uma leitura dinâmica, cada dupla faz leitura de um verso. Ao final faça um debate sobre o sentido de homem do campo ou do trabalhador rural.

Atividade 2  -     

1º momento  

 Acesse o site do globo rural e observe as culinárias, receitas da zona rural, discuta com os alunos a questão da alimentação como um traço da cultura do homem do campo. Escolha uma receita e elabore o alimento com os alunos.   http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,4373,00.html

2º momento –

  Proponha aos alunos a assistir a reportagem “canal rural mostra os segredos da maçã”.  Com lápis e papel, os alunos assistem ao vídeo e vai anotando o processo da produção da maçã e o caminho que percorre até chegar ao consumidor.     http://wp.canalrural.com.br/naestrada/2010/11/09/canal-rural-na-estrada-mac/  

3º momento   

Os alunos nesse momento se reúnem em dupla e recorrem as suas anotações e transformam em um texto explicando o processo de arado da terra, o plantio, a colheita, a conservação, transporte e consumo da maçã.  

A cultura da colheita da maçã.  

http://2.bp.blogspot.com/_TnTm1e5guFE/THD5_CnrzYI/AAAAAAAAAso/g90LIbUNpt8/s1600/DSCF0015.JPG 

Atividade 3 –  

Discutir as condições de vida no campo.   

1º momento   

Professor proporcione aos seus alunos  a oportunidade de assistir aos vídeos 1 e 2 e durante o vídeo devem anotar os direitos do trabalhador rural e ao fnal discutir sobre esses direitos.

Lei do trabalho rural/serviço contínuo –    

Vídeo 1  http://www.youtube.com/watch?v=a8MHFa3ibWQ

vídeo 2   http://www.youtube.com/watch?v=YJHrJLlxO2o&NR=1

2º momento -  

Fazer audição da música “Obrigado ao homem do campo” Dom e Ravel, realizar a leitura da letra,  fazer uma cantoria da música e ao final discutir sobre o trabalho no campo para produção de alimentos.

http://www.youtube.com/watch?v=iLWvOtFaof0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=wQyyUzKIqAw&feature=related

Letra    

http://letras.terra.com.br/dom-ravel/487572/  

3º momento -  

Professor faça um fechamento trazendo novas informações para discutir com os alunos, você pode seguir o seguinte roteiro: Modo de vida do homem do campo - educação, saúde, moradia, trabalho, subsistência. Condições no período de produção, de seca e de  enchente.  

 

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar a participação, as habilidades para desenvolver as atividades propostas e se os alunos aprenderam o conteúdo da aula, expressando se:

  • Entenderam a origem do vocabulário homem do campo;
  • Conseguiram se apropriar dos conhecimentos referentes aos aspectos culturais que geram o modo de vida das populações que habitam no campo;
  • Discutiram tomando referencia os conhecimentos da aula,  as condições de vida no campo vinculada ao trabalho assalariado e a agricultura de subsistência.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.