Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POPULAÇÕES QUE HABITAM A MARGEM DOS RIOS

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender que as populações que vivem às margens dos rios são chamada de ribeirinhas.
  • Tomar conhecimento de que a pesca é a atividade principal de subsistência das populações ribeirinhas;
  • Analisar textos para destacar as condições de saúde, de educação e moradia das populações  ribeirinhas
Duração das atividades
3 aulas com diferentes atividades de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção do que seja população

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –    

Analisar as condições de vida das populações ribeirinhas.

 1º momento

  Inicie a aula assistindo ao vídeo: " Noticias Ribeirinhos da Amazônia "– Globo repórter. Oriente os alunos para fazer anotações durante momento que estiverem assistindo ao vídeo. Anotar as características do ambiente no período de cheia e de seca, dos animais, do modo de viver dos ribeirinhos e  da alimentação.   

Vídeo

http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1459764-16619,00-RIBEIRINHOS+DA+AMAZONIA+PESCAM+PIRARUCUS+DE+MAIS+DE+DOIS+METROS.html

2º momento  -    

Leve seus alunos a fazer leitura da reportagem escrita que acompanha o vídeo “os Ribeirinhos da Amazônia pescam pirarucus de mais de dois metros” e confrontar com as anotações feitas por eles para analisar os aspectos do lugar, no período da seca e da cheia, dos animais, do modo de viver e da alimentação.   

3º momento  

 Oriente a elaboração de textos com introdução, desenvolvimento e conclusão. Solicite que os alunos elaborem  um texto descritivo, em duplas, e compartilhem com a turma, lendo e recebendo contribuição de outros colegas para melhorar.

Atividade 2 –

 Ler e atribuir um juízo de valor ao conteúdo da reportagem lida. 

 1º momento  

 Faça uma leitura compartilhada da notícia “Redução de pesca predatória e geração de renda dos ribeirinhos”, discutindo o que está sendo dito em cada parágrafo, a discussão deve tomar o rumo das práticas de pesca que os alunos acham corretas ou erradas.  

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/ecomanagement/reducao-da-pesca-predatoria-e-geracao-de-renda

http://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=21702%20 

 

2º momento –  

Levante questões para que os alunos possam pensar que a pesca é a principal atividade de subsistência  das populações ribeirinhas.  Exemplo: qual o meio de subsistência dos ribeirinhos? O que denominamos de subsistência?  Qual o alimento que mais os ribeirinhos têm acesso. Com as reposta faça um debate na sala de aula.  

 Atividade 3 –

 Analisar as imagens para se chegar a conclusões sobre as condições de moradia, saúde e alimentação dos ribeirinhos.

 

http://i0.ig.com/fw/d2/ly/q5/d2lyq5w6rrojrb7ktoom9y1n9.jpg

 

 

http://3.bp.blogspot.com/_glyLfBk9Cic/SShYhrt64zI/AAAAAAAAE-k/ukNNj0zDFyM/s400/pesca+do+pirarucu.jpg  

http://rmtonline.globo.com/banco_imagens_novo/noticias/%7BB7A47EC0-7030-405F-A9C9-0A5D84ED5134%7D_serieeducacaoescolaiscas23-12.jpg

 

 

http://2.bp.blogspot.com/_nhyOWWL670k/S-mV9qS0ezI/AAAAAAAAAKU/-1rHnBH8i78/s1600/123452barcarena1everaldo_nascimentobn.jpg

 

 

Nessa última atividade os alunos observam cada foto e vão fazendo as suas considerações, sobre o estilo de moradia, as condições no período de cheia (retomam as lembranças do vídeo inicial), imaginam como é viver com os pés dentro d’água, as condições do corpo, a saúde das crianças, velhos e adultos; o estilo de transporte para ir ao médico e á escola; o estilo da escola, a qualidade, as condições materiais; no período de cheia o alimento principal e a prática da pesca.  Faça um fechamento fazendo suas considerações criticas sobre as condições de vida dos ribeirinhos.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos durante a aula foram desenvolvendo a habilidade de falar, organizar o pensamento através da fala, fazendo sequência no discurso, demonstrando coerência no que falavam e ao final da aula fizeram os exercícios para averiguar: se entenderam que as populações que vivem às margens dos rios  são ribeirinhas;  se identificaram a pesca como a atividade principal de subsistência dos ribeirinhos; e se  fizeram  a análise de fotos e textos para destacar as condições de saúde, de educação e moradia das populações  ribeirinhas.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.