25/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ter noção do que seja população
Atividade 1 –
Analisar as condições de vida das populações ribeirinhas.
1º momento
Inicie a aula assistindo ao vídeo: " Noticias Ribeirinhos da Amazônia "– Globo repórter. Oriente os alunos para fazer anotações durante momento que estiverem assistindo ao vídeo. Anotar as características do ambiente no período de cheia e de seca, dos animais, do modo de viver dos ribeirinhos e da alimentação.
Vídeo
2º momento -
Leve seus alunos a fazer leitura da reportagem escrita que acompanha o vídeo “os Ribeirinhos da Amazônia pescam pirarucus de mais de dois metros” e confrontar com as anotações feitas por eles para analisar os aspectos do lugar, no período da seca e da cheia, dos animais, do modo de viver e da alimentação.
3º momento
Oriente a elaboração de textos com introdução, desenvolvimento e conclusão. Solicite que os alunos elaborem um texto descritivo, em duplas, e compartilhem com a turma, lendo e recebendo contribuição de outros colegas para melhorar.
Atividade 2 –
Ler e atribuir um juízo de valor ao conteúdo da reportagem lida.
1º momento
Faça uma leitura compartilhada da notícia “Redução de pesca predatória e geração de renda dos ribeirinhos”, discutindo o que está sendo dito em cada parágrafo, a discussão deve tomar o rumo das práticas de pesca que os alunos acham corretas ou erradas.
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/ecomanagement/reducao-da-pesca-predatoria-e-geracao-de-renda
http://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=21702%20
2º momento –
Levante questões para que os alunos possam pensar que a pesca é a principal atividade de subsistência das populações ribeirinhas. Exemplo: qual o meio de subsistência dos ribeirinhos? O que denominamos de subsistência? Qual o alimento que mais os ribeirinhos têm acesso. Com as reposta faça um debate na sala de aula.
Atividade 3 –
Analisar as imagens para se chegar a conclusões sobre as condições de moradia, saúde e alimentação dos ribeirinhos.
http://i0.ig.com/fw/d2/ly/q5/d2lyq5w6rrojrb7ktoom9y1n9.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_glyLfBk9Cic/SShYhrt64zI/AAAAAAAAE-k/ukNNj0zDFyM/s400/pesca+do+pirarucu.jpg
Nessa última atividade os alunos observam cada foto e vão fazendo as suas considerações, sobre o estilo de moradia, as condições no período de cheia (retomam as lembranças do vídeo inicial), imaginam como é viver com os pés dentro d’água, as condições do corpo, a saúde das crianças, velhos e adultos; o estilo de transporte para ir ao médico e á escola; o estilo da escola, a qualidade, as condições materiais; no período de cheia o alimento principal e a prática da pesca. Faça um fechamento fazendo suas considerações criticas sobre as condições de vida dos ribeirinhos.
Textos de aprofundamento para os professores
http://www.ida.org.br/artigos/52-sociedade/62-direitoscomunidadesribeirinhas
Avaliar se os alunos durante a aula foram desenvolvendo a habilidade de falar, organizar o pensamento através da fala, fazendo sequência no discurso, demonstrando coerência no que falavam e ao final da aula fizeram os exercícios para averiguar: se entenderam que as populações que vivem às margens dos rios são ribeirinhas; se identificaram a pesca como a atividade principal de subsistência dos ribeirinhos; e se fizeram a análise de fotos e textos para destacar as condições de saúde, de educação e moradia das populações ribeirinhas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!