Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POPULAÇÕES QUE HABITAM NO LITORAL

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar fotos de pessoas pescando e descrever o que elas estão fazendo, para deduzir onde habitam;
  • Discutir sobre a economia e o modo de vida das pessoas que moram no litoral; 
  • Comparar os instrumentos de pesca do mundo atual e do passado;
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A noção de população; Noção de tempo histórico; noção de espaço geografico.

Estratégias e recursos da aula

  Atividade 1 -

Fazer inferências a partir de fotos     

  1º momento –  

  Inicie a aula possibilitando ao aluno a estabelecer relações lógicas, providencie um momento que eles construam seus argumentos a partir da mobilização dos seus saberes e a relação entre conceitos (juízos) para falar o que não foi dito pelas palavras, mas pela observação e dedução de alguns aspectos inerentes a imagem analisada. Não faça pergunta direcionada para não determinar o juízo dos alunos, apenas promova uma interação entre as falas e procure questionar quando a analise não tiver coerência, impulsione a conversa entre eles e construa a descrição e a dedução de cada imagem, inicie com uma questão ampla de modo que não ofereça nenhuma pista. Mas observe se aparece:

A relação de tempo (quais as características utilizadas pelos alunos para delimitar o tempo); A relação de espaço geográfico (o que é privilegiado para determinar a noção de espaço),   Tipo de atividade (a relação estabelecida entre a atividade, as técnicas e tecnologia utilizada na pescaria).   O modo de vida (modo de vestir, alimentação, condições de moradia, saúde).      Comece com a seguinte questão: o que vocês podem falar desse quadro ou foto? A partir da resposta de um aluno, tente que outros alunos façam o diálogo e percebam que o trabalho coletivo é mais produtivo. Faça a coordenação do trabalho coletivo, mas oriente os turnos de fala, ajude para não haver sobreposição de vozes. Esperar o outro falar, da continuidade ou contrariar o que o outro diz faz parte do processo, “concordo”, “não concordo” é o lema para a construção.  

Quadro 1- Antiga pesca egípcia

Fonte: Wikipédia  Commons,   http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9a/Egyptian_fishery3.jpg

Quadro 2 -  Pesca em Angra

Fonte     http://3.bp.blogspot.com/_LOqjfYUlmh0/ScgwYWbDH9I/AAAAAAAADXI/CWS0s-0uY9M/s400/sofiadyminski_89_pescadores.jpg

Quadro 3 – Aldeia de pescadores

Fonte  -  Di Cavalcanti (1897 -19760   http://4.bp.blogspot.com/_h92F2a-n9aY/SSEUGlCGRpI/AAAAAAAACLk/HvZ4U_LOWbI/s400/aldeia_de_pescadores.jpg 

2º momento –  

 Faça agora a sua contribuição, trazendo para discussão na sala de aula a arte da pesca e sua evolução histórica, em diferentes contextos históricos, mas que vem sendo desenvolvida conforme o desenvolvimento das tecnologias. Pode fazer a linha do tempo com tipos de instrumentos para a captura dos peixes.   Site de busca:

http://www.enchova.com/pesca_pescar_pescarias.htm 

Fazer uma discussão sobe a pesca de subsistência e pesca comercial, tratando das relações entre os homens, desde o momento em que o homem pescava com a finalidade de prover o seu sustento e dos seus agregados; com o tempo a prática de vender o excedente e aos dias atuais, que os pescadores se transformaram em trabalhadores assalariados das companhias de pesca ou vende seu produto aos atravessadores. Discuta sobre o modo de vida dos pescadores.   

Site de busca:  

http://www.ruadireita.com/outros/info/pescar-e-duro/ 

3º momento –   

Agora é a vez dos alunos fazerem a organização das suas inferências iniciais e da discussão baseada em leitura de textos. Solicite que produzam um texto com início, meio e fim com os elementos que foram abordados na aula. O texto pode ser escrito em dupla e na sala de aula com ajuda do professor, compartilhado em família, para verificar a coerência e coesão, compartilhado na turma para verificar o entendimento do que está escrito e finamente lido pelo professor que fará suas criticas e orienta a relaboração e finalmente se faz uma exposição com o texto de cada dupla, que deve ter criado um titulo.

Recursos Complementares
Avaliação

Acompanhe a aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno desde o inicio da aula, verifique as relações que consegue estabelecer a partir do conhecimento inicial, a coerência lógica quando articula os conceitos implícitos nos quadros utilizados como recurso didático; observe o desenvolvimento na habilidade de descrever, explicar, argumentar, de interpretar, compreender, contrapor  e escrever, que são elementos referenciais que vão informar se os alunos conseguiram alcançar os objetivos propostos:   

  • Observar fotos de pessoas pescando e descrever o que elas estão fazendo, para deduzir o tempo em que viveram; qual o modo de vida e onde habitam ou habitaram;
  • Discutir sobre a economia e o modo de vida das pessoas que moram no litoral; 
  • Comparar os instrumentos de pesca do mundo atual e do passado;  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.