13/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
A noção de população; Noção de tempo histórico; noção de espaço geografico.
Atividade 1 -
Fazer inferências a partir de fotos
1º momento –
Inicie a aula possibilitando ao aluno a estabelecer relações lógicas, providencie um momento que eles construam seus argumentos a partir da mobilização dos seus saberes e a relação entre conceitos (juízos) para falar o que não foi dito pelas palavras, mas pela observação e dedução de alguns aspectos inerentes a imagem analisada. Não faça pergunta direcionada para não determinar o juízo dos alunos, apenas promova uma interação entre as falas e procure questionar quando a analise não tiver coerência, impulsione a conversa entre eles e construa a descrição e a dedução de cada imagem, inicie com uma questão ampla de modo que não ofereça nenhuma pista. Mas observe se aparece:
A relação de tempo (quais as características utilizadas pelos alunos para delimitar o tempo); A relação de espaço geográfico (o que é privilegiado para determinar a noção de espaço), Tipo de atividade (a relação estabelecida entre a atividade, as técnicas e tecnologia utilizada na pescaria). O modo de vida (modo de vestir, alimentação, condições de moradia, saúde). Comece com a seguinte questão: o que vocês podem falar desse quadro ou foto? A partir da resposta de um aluno, tente que outros alunos façam o diálogo e percebam que o trabalho coletivo é mais produtivo. Faça a coordenação do trabalho coletivo, mas oriente os turnos de fala, ajude para não haver sobreposição de vozes. Esperar o outro falar, da continuidade ou contrariar o que o outro diz faz parte do processo, “concordo”, “não concordo” é o lema para a construção.
Quadro 1- Antiga pesca egípcia
Fonte: Wikipédia Commons, http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9a/Egyptian_fishery3.jpg
Quadro 3 – Aldeia de pescadores
Fonte - Di Cavalcanti (1897 -19760 http://4.bp.blogspot.com/_h92F2a-n9aY/SSEUGlCGRpI/AAAAAAAACLk/HvZ4U_LOWbI/s400/aldeia_de_pescadores.jpg
2º momento –
Faça agora a sua contribuição, trazendo para discussão na sala de aula a arte da pesca e sua evolução histórica, em diferentes contextos históricos, mas que vem sendo desenvolvida conforme o desenvolvimento das tecnologias. Pode fazer a linha do tempo com tipos de instrumentos para a captura dos peixes. Site de busca:
http://www.enchova.com/pesca_pescar_pescarias.htm
Fazer uma discussão sobe a pesca de subsistência e pesca comercial, tratando das relações entre os homens, desde o momento em que o homem pescava com a finalidade de prover o seu sustento e dos seus agregados; com o tempo a prática de vender o excedente e aos dias atuais, que os pescadores se transformaram em trabalhadores assalariados das companhias de pesca ou vende seu produto aos atravessadores. Discuta sobre o modo de vida dos pescadores.
Site de busca:
http://www.ruadireita.com/outros/info/pescar-e-duro/
3º momento –
Agora é a vez dos alunos fazerem a organização das suas inferências iniciais e da discussão baseada em leitura de textos. Solicite que produzam um texto com início, meio e fim com os elementos que foram abordados na aula. O texto pode ser escrito em dupla e na sala de aula com ajuda do professor, compartilhado em família, para verificar a coerência e coesão, compartilhado na turma para verificar o entendimento do que está escrito e finamente lido pelo professor que fará suas criticas e orienta a relaboração e finalmente se faz uma exposição com o texto de cada dupla, que deve ter criado um titulo.
Textos de aprofundamento para o professor.
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/pre-historia-brasileira/
http://br.groups.yahoo.com/group/tupi/message/1629
http://w3.ualg.pt/~madias/docencia/paq/BrevesNotasHistoriaPesca.pdf
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252010000300018&script=sci_arttext
Acompanhe a aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno desde o inicio da aula, verifique as relações que consegue estabelecer a partir do conhecimento inicial, a coerência lógica quando articula os conceitos implícitos nos quadros utilizados como recurso didático; observe o desenvolvimento na habilidade de descrever, explicar, argumentar, de interpretar, compreender, contrapor e escrever, que são elementos referenciais que vão informar se os alunos conseguiram alcançar os objetivos propostos:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!