26/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ter domínio do conceito de população; floresta; estabelecer relações entre conceitos.
Atividade 1
Explicar porque o índios são os habitantes originais da floresta.
1º momento
Desenvolva um exercício com seus alunos para que eles possam identificar os aspectos históricos e culturais que marcam a floresta como um espaço geográfico ocupado por verdadeiras nações indígenas.
Oriente a leitura do texto “Povos indígenas da floresta” (site texto 1) da RAINFOREST ACTION NETWORK. Faça uma leitura conjunta e ensine os alunos a destacar as características históricas, culturais que possibilitam o entendimento de que os índios são moradores originais das florestas. Pontos orientadores - a floresta como: lugar onde os seus ancestrais habitaram; provedora do sustento e da vida (alimentação, remédio, agasalhos, moradia, escolas); fornecedora do espaço para cultivo de horta, agricultura, criação de animais; lugar de proteção dos índios.
Texto 1 - Povos indígenas da floresta (tradução: Arlinda Cézar-Matos.
http://ran.org/fileadmin/materials/education/factsheets/RAN_IndigenousPeoples_por.pdf
http://2.bp.blogspot.com/_Dhq75SjSgd0/TFAxrLFnzyI/AAAAAAAAAPQ/pV6M-HsylZo/s1600/indios+2.jpg
Atividade 2
Assistir ao vídeo : "Aqui tem gente" – Revista Mesa de luz.
1º momento -
Coloque o vídeo
Deixe os alunos assistirem sem nenhum direcionamento, ao final solicite que eles expliquem o que entenderam, ouça sem fazer nenhuma crítica e nenhuma consideração, analise o juízo que fizeram do que viram, ouviram e conseguiram perceber. Em seguida, os convidem para assistir novamente, mas de forma orientada, faça questionamentos e discussões a partir das questões abaixo e no momento das perguntas, pare o vídeo, dando continuidade e parando na próxima questão, assim até o vídeo termine.
Questões:
Pare e pergunte: que barulho é esse? Obtenha a resposta e discute com os alunos, o trabalho dos seringueiros ao meio da noite;
O que é uma seringueira? Para que serve o leite da seringueira? como se faz a extração do látex?
Qual a diferença entre o extrativismo desenfreado e sustentável?
http://www.seag.es.gov.br/wp-content/uploads/2008/08/seringueira080808-500-x-375.jpg
2º momento –
Incentive os seus alunos a construir uma história em quadrinhos para contar a vida desses moradores da floresta. Em seguida veja a possibilidade de socialização dessas histórias, os alunos da sua turma contam para os de outras turmas, em um momento de socialização dos saberes construídos na escola.
Professor a escola é um espaço de socialização de saberes, as diferentes turmas podem se envolver com o processo de troca, aposte na criatividade dos alunos e os incentivem a compartilhar com outros e ouvir os outros nesse processo de construção, veja um espaço público que essa troca possa acontecer (socilizar o conhecimento e as habilidades construídas na escola é um princípio que rege o trabalho escolar, conforme os objetivos nacionais da educação, isso não significa uma prestação de contas aos pais, mas a construção de uma prática escolar responsável pela formação integral dos alunos).
Atividade 3 –
Refletir sobre a relação dos povos das florestas com a natureza.
1º momento
Assista ao vídeo a lenda “chamado da samaúma” e leve os seus alunos a interpretar o sentido do chamado e construa com a turma um código para defender a natureza e compartilhe com toda a escola.
Lenda - chamado da Samaúma – versão original
http://www.youtube.com/watch?v=hRBMx0CtTIc
2º momento
Cante com Rui de carvalho a Lenda do pirajurú. Professor ensine aos alunos a cantar, pode convidar alguém com um violão para acompanhar, cada aluno pode ter a letra por escrito até memorizar, monte um coral e busque outras músicas para a cantoria.
Lenda do pirajurú (cantada por Rui Carvalho)
http://www.youtube.com/watch?v=qcN4FjEpe9E
Índio do Brasil - David Assayag (Música Indigena Brasileira)
http://tube.aeiou.pt/indio-do-brasil-david-assayag-musica-indigena-brasileira/
Avaliar se os alunos a partir da aula conseguiram :
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!