26/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Saber o que é diversidade e miscigenação.
Atividade 1
Fazer uma reflexão sobre a diversidade da população brasileira.
1º momento – Inicie a aula solicitando que os alunos discutam as características físicas de diversas pessoas, relacionado-as com as características presentes na sua família (comparando a similaridade e as diferenças que existem). Posteriormente a comparação e a observação das características devem ser feitas entre os alunos, uma busca de identidade étnica. Leve um espelho para eles se observarem com seus pares. Para continuar esse estudo, você questiona aos alunos sobre a presença da diversidade das características físicas em sala de aula, tente relacionar essa diversidade com a origem do Brasil.
2º momento –
Agora, reúna os alunos em grupos com quatro componentes para que eles façam a comparação entre aspectos culturais do contexto familiar de cada um, como: alimentação, vestuário, religião, festas e outros aspectos de costume da família de cada um. Nesse sentido, eles fazem uma lista do que é comum a todos do grupo e das diferenças. Professor, leia previamente o texto “Cultura brasileira e culturas brasileiras” de Alfredo Bossi, acesso no site:
http://www.ufrgs.br/cdrom/bosi/bosi.pdf
Faça o seguinte exercício: leia a página 1 e os dois primeiros parágrafos da página 2, para facilitar que os alunos percebam os aspectos culturais no contexto da sua família. Nesse momento, o professor ainda pode perguntar se na sala todos falam iguais ou apresentam sotaques diferentes, se houver diferenças na fala, faça a busca do motivo para tal diferença, o professor deve ler o texto “A origem dos sotaques brasileiros”, disponível no site abaixo, a fim de organizar a aula e a atividade.
http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/natalie/sotaque.htm
3º momento
Professor divida os grupos em duplas e cada dupla irá fazer uma redação referente ao tema estudado, nessa redação deve ter pontos chaves identificando a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na linguística, mas sempre levando em consideração a origem da diversidade.
Atividade 2 Fazer uma análise sobre a diversidade
1º momento
Professor conceitue miscigenação, você pode usar partes da página 1 do texto “Colonização, miscigenação e questão racial: notas sobre equívocos e tabus da historiografia brasileira” de Ronaldo Vainfas, acessível em:
Após esse momento o professor pergunta a cada aluno a sua descendência (índio, branco, negro, entre outros), manda os alunos se dividirem em grupos com 5 componentes, para verificar quais as origens que eles tem em comum.
http://www.camara.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/image/0808/29/educacaobaoba29.jpg
2º momento
Os grupos se formam com cinco componentes para discutir se conhecem algum estrangeiro, em caso positivo, informar os hábitos e costumes, dizer como isso pode influenciar na vida do aluno. Caso não haja contato com estrangeiro, verificar como os filmes, seriados entre outros influenciam nas suas vidas. Esse momento é importante para fazer cada aluno refletir sobre a diversidade cultural na sociedade atual.
3º momento
Neste momento, os alunos observam a influência cultural de outros países e montam um quadro identificando-as e relatando de qual país é, declarar se foi contato direto (através da vivência com o estrangeiro) ou indireto (filmes, seriados, etc.).
Influência Cultural |
Origem |
Meio de Transmissão (Direto/Indireto) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Leitura de formação para o professor
Avaliar a aprendizagem de valores e atitudes relacionadas com a diversidade cultural e analisar se os alunos ao final da aula conseguiram identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na lingüística; se entenderam que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises, que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/09/2011
Cinco estrelasa sugestão da aula sobre miscigenação, foi excelente, apliquei em minha sala e os alunos tiveram um boa aprendizagem, OBS; a aula foi aplicada no 4 semestre do EJA