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Instalação – Diálogos entre escrita, poemas e recortes

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apreciar poemas de artistas brasileiros; Exercitar a escrita de poemas;
  •  Recortar palavras para a apresentação dos poemas;
  •  Montar uma instalação com as palavras poemas;
  •  Recitar em público, durante a apresentação da instalação, os poemas desenhados.
Duração das atividades
• 06 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Instalação;
  • Recitar poemas;
  • Elaboração de poemas.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  •  Conseguir previamente a parceria do/da professor/a de Literatura da turma, selecionando alguns poemas de artistas brasileiros, os quais devem ser impressos em  folhas de papel sulfite;
  • Afastar o mobiliário da sala e sentar com os alunos no chão, em forma de círculo;
  • Disponibilizar as folhas com os poemas no centro do círculo e pedir aos alunos que peguem aleatoriamente um dos poemas;
  • Pedir para os alunos fazerem uma leitura silenciosa do poema, buscando a compreensão do tema apresentado pelo poeta;
  • Segue sugestões de poemas:

 Carlos Drumond de Andrade

 Gastei uma hora pensando em um verso

 que a pena não quer escrever.

 No entanto ele está cá dentro

 inquieto, vivo.

 Ele está cá dentro

 e não quer sair.

 Mas a poesia deste momento

 inunda minha vida inteira.

Das Pedras Cora Coralina

Ajuntei todas as pedras

 que vieram sobre mim.

 Levantei uma escada muito alta

 e no alto subi.

Teci um tapete floreado

 e no sonho me perdi.

 Uma estrada,

 um leito,

 uma casa,

 um companheiro.

 Tudo de pedra.

 Entre pedras

 cresceu a minha poesia.

 Minha vida...

 Quebrando pedras

 e plantando flores.

 Entre pedras que me esmagavam

 Levantei a pedra rude

dos meus versos.

 Ou Isto ou Aquilo Cecília Meireles 

Ou se tem chuva e não se tem sol

 Ou se tem sol e não se tem chuva!

 Ou se calça luva e não se põe o anel,

 Ou se põe o anel e não se calça a luva!

 Quem sobe nos ares não fica no chão,

 Quem fica no chão sobe nos ares.

 É uma grande pena que não se possa

 Estar ao mesmo tempo em dois lugares!

 Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,

Ou compro o doce e gasto o dinheiro.

 Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...

E vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,

Se saio correndo ou fico tranquilo.

 Mas não consegui entender ainda

Qual é melhor: se é isto ou aquilo.  

  •  Segue sugestão de sites de acesso a poemas de artistas brasileiros:
  •   Cecília Meireles. Disponível em: http://www.revista.agulha.nom.br/ceci28.html ;
  • Cora coralina: http://www.pensador.info/os_melhores_poemas_de_cora_carolina/ ;
  • Mário de Andrade: http://www.revista.agulha.nom.br/and.html ;
  • Solicitar que cada aluno leia em voz alta os poemas escolhidos, socializando com os colegas a compreensão dos mesmos;
  • Pedir para os alunos fazerem um paralelo entre a escrita utilizada por eles no dia-a-dia e aquela utilizada nos poemas;
  •  Ressaltar a explicação em relação aos formatos das escritas dos poemas ficará a cargo da professora de literatura que responderá às dúvidas das crianças;
  • Dizer para as crianças que muitos artistas visuais inserem poemas e palavras em seus trabalhos, elaborando-os de forma que a imagem e a escrita dialoguem esteticamente entre si.

Aula 2

  • Selecionar para esta aula 3 ou 4 artistas que incorporam poesias, palavras e/ou frases em seus trabalhos e apresentar suas biografias e obras para  os alunos;
  • Realizar com os alunos a leitura das imagens, instigando-os a perceberem a importância destas duas linguagens (imagem e escrita) como representação visual;
  • Levantar algumas questões como: O que vejo?  O que penso?  O que sinto? Que relação consigo estabelecer entre as palavras e as imagens?
  • Segue abaixo alguns exemplos e sugestão de links:

 Paulo Freixinho Barreto. Disponível em: http://palavras-cruzadas-com-arte.blogspot.com/2008/05/pintura-palavras-cruzadas-em-tela-mar.html 

Pilar Juan Fradejas: http://historia-e-arte.blogspot.com/

 Hélvio de Lima:  http://www.meioemidiacult.com.br/cult.qps/IBframe?OpenFrameSet&Frame=Body&Src=%2Fcult.qps%2FRef%2FQUIS-7JJLF2%3FEditDocument%26AutoFramed    

  • Pedir aos alunos que, durante a semana que antecede a próxima aula, leiam e pensem no poema escolhido na primeira aula;
  • Dizer que, na próxima aula elaborarão um outro poema a partir do poema lido, exercitando uma releitura do mesmo.

Aula 3

  • Orientar os alunos, em parceria com a professora de literatura, na elaboração de seus poemas;
  • Solicitar a socialização dos poemas elaborados pelos alunos, por meio da leitura dos mesmos com o acompanhamento da professora de literatura, pedindo aos alunos  colocarem entonação aos versos;
  • Dizer aos alunos que durante a semana eles deverão pensar numa representação imagética para seu poema.

Aula 4

  •  Entregar para os alunos folhas de cartolina, papel cartão colorido no tamanho de 20 cm x 20 cm, tesouras, lápis e borrachas;
  • Dizer aos alunos que nestas folhas deverão desenhar algumas palavras que estão em seus poemas. Escolher as mais significantes;
  • Explicar aos alunos que estas palavras poderão ter tamanhos e espessuras diferenciados e serem de cores diferentes também.

Aula 5

  •  Disponibilize para os alunos materiais como tinta, pincéis, cola, retalhos de tecidos, miniaturas diversas, papéis coloridos e outros materiais para que possam incorporar nas palavras  recortadas na aula anterior;
  • Conseguir algumas caixas de papelão de tamanho grande e dizer aos alunos que as letras de seus poemas deverão compor uma das faces da caixa;
  • Falar para os alunos que cada face da caixa será destinada a um aluno, devendo portanto, cada cubo possuir quatro poemas.

Aula 6

  •  Ajudar os alunos a pendurarem, com linha de nylon grossa, as caixas poemas, de preferência em um espaço mais amplo da escola;
  • Explicar que as caixas poemas deverão ser instaladas na altura do olhar dos alunos;
  • Falar para os alunos ficarem sentados em baixo das caixas e recitarem seus poemas, obedecendo uma ordem sequencial, de modo que o visitante da instalação perceba a relação entre a face do cubo, as palavras incrustadas e o poema recitado.        
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação desta aula será realizada durante o percurso de leitura e de elaboração dos poemas, da feitura das palavras e de construção estética das mesmas sobre o cubo poético, bem como através da análise da participação do aluno durante a apresentação da instalação ao público.
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