Aula 1
- Conseguir previamente a parceria do/da professor/a de Literatura da turma, selecionando alguns poemas de artistas brasileiros, os quais devem ser impressos em folhas de papel sulfite;
- Afastar o mobiliário da sala e sentar com os alunos no chão, em forma de círculo;
- Disponibilizar as folhas com os poemas no centro do círculo e pedir aos alunos que peguem aleatoriamente um dos poemas;
- Pedir para os alunos fazerem uma leitura silenciosa do poema, buscando a compreensão do tema apresentado pelo poeta;
- Segue sugestões de poemas:
Carlos Drumond de Andrade
Gastei uma hora pensando em um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.
Das Pedras Cora Coralina
Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.
Ou Isto ou Aquilo Cecília Meireles
Ou se tem chuva e não se tem sol
Ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça luva e não se põe o anel,
Ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
Quem fica no chão sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
Estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
Ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
E vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
Se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
Qual é melhor: se é isto ou aquilo.
- Segue sugestão de sites de acesso a poemas de artistas brasileiros:
- Cecília Meireles. Disponível em: http://www.revista.agulha.nom.br/ceci28.html ;
- Cora coralina: http://www.pensador.info/os_melhores_poemas_de_cora_carolina/ ;
- Mário de Andrade: http://www.revista.agulha.nom.br/and.html ;
- Solicitar que cada aluno leia em voz alta os poemas escolhidos, socializando com os colegas a compreensão dos mesmos;
- Pedir para os alunos fazerem um paralelo entre a escrita utilizada por eles no dia-a-dia e aquela utilizada nos poemas;
- Ressaltar a explicação em relação aos formatos das escritas dos poemas ficará a cargo da professora de literatura que responderá às dúvidas das crianças;
- Dizer para as crianças que muitos artistas visuais inserem poemas e palavras em seus trabalhos, elaborando-os de forma que a imagem e a escrita dialoguem esteticamente entre si.
Aula 2
- Selecionar para esta aula 3 ou 4 artistas que incorporam poesias, palavras e/ou frases em seus trabalhos e apresentar suas biografias e obras para os alunos;
- Realizar com os alunos a leitura das imagens, instigando-os a perceberem a importância destas duas linguagens (imagem e escrita) como representação visual;
- Levantar algumas questões como: O que vejo? O que penso? O que sinto? Que relação consigo estabelecer entre as palavras e as imagens?
- Segue abaixo alguns exemplos e sugestão de links:
Paulo Freixinho Barreto. Disponível em: http://palavras-cruzadas-com-arte.blogspot.com/2008/05/pintura-palavras-cruzadas-em-tela-mar.html
Pilar Juan Fradejas: http://historia-e-arte.blogspot.com/
Hélvio de Lima: http://www.meioemidiacult.com.br/cult.qps/IBframe?OpenFrameSet&Frame=Body&Src=%2Fcult.qps%2FRef%2FQUIS-7JJLF2%3FEditDocument%26AutoFramed
- Pedir aos alunos que, durante a semana que antecede a próxima aula, leiam e pensem no poema escolhido na primeira aula;
- Dizer que, na próxima aula elaborarão um outro poema a partir do poema lido, exercitando uma releitura do mesmo.
Aula 3
- Orientar os alunos, em parceria com a professora de literatura, na elaboração de seus poemas;
- Solicitar a socialização dos poemas elaborados pelos alunos, por meio da leitura dos mesmos com o acompanhamento da professora de literatura, pedindo aos alunos colocarem entonação aos versos;
- Dizer aos alunos que durante a semana eles deverão pensar numa representação imagética para seu poema.
Aula 4
- Entregar para os alunos folhas de cartolina, papel cartão colorido no tamanho de 20 cm x 20 cm, tesouras, lápis e borrachas;
- Dizer aos alunos que nestas folhas deverão desenhar algumas palavras que estão em seus poemas. Escolher as mais significantes;
- Explicar aos alunos que estas palavras poderão ter tamanhos e espessuras diferenciados e serem de cores diferentes também.
Aula 5
- Disponibilize para os alunos materiais como tinta, pincéis, cola, retalhos de tecidos, miniaturas diversas, papéis coloridos e outros materiais para que possam incorporar nas palavras recortadas na aula anterior;
- Conseguir algumas caixas de papelão de tamanho grande e dizer aos alunos que as letras de seus poemas deverão compor uma das faces da caixa;
- Falar para os alunos que cada face da caixa será destinada a um aluno, devendo portanto, cada cubo possuir quatro poemas.
Aula 6
- Ajudar os alunos a pendurarem, com linha de nylon grossa, as caixas poemas, de preferência em um espaço mais amplo da escola;
- Explicar que as caixas poemas deverão ser instaladas na altura do olhar dos alunos;
- Falar para os alunos ficarem sentados em baixo das caixas e recitarem seus poemas, obedecendo uma ordem sequencial, de modo que o visitante da instalação perceba a relação entre a face do cubo, as palavras incrustadas e o poema recitado.