22/11/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
O professor inicia esta aula apresentando para a turma o filme "Karatê Kid".
Dre Parker (Jaden Smith) se mudou com a mãe (Taraji P. Henson) para Pequim, devido ao trabalho dela. Logo ao chegar ele se interessa por Meiying (Han Wenwen), uma garota que conhece praticando violino na praça. A aproximação deles provoca a irritação de Cheng (Zhenwei Wang), que lhe dá uma surra usando a técnica do kung fu. A partir de então a vida de Dre se torna um inferno, já que passa a ser perseguido na escola por Cheng e seus colegas. Um dia, ao escapar deles, Dre é auxiliado pelo sr. Han (Jackie Chan), o zelador de seu prédio, que é também um mestre de kung fu.
Sinopse retirada do site: http://www.adorocinema.com/filmes/karate-kid-2010/
Depois da apresentação do vídeo sugerimos que o professor abra uma discussão, peça que os seus alunos se coloquem no lugar de Dre, sugira que os mesmos registrem como se sentiriam ao sofrer as agressões de colegas da escola. Apresente a situação de que o personagem principal resolveu seu problema aprendendo a lutar e vencendo os colegas, agora pergunte ao grupo de que outra forma Dre poderia se aproximar dos colegas e ser aceito no grupo? Nesse momento, as sugestões propostas pelos seus alunos poderão ser realizadas oralmente ou por escrito. É importante que o professor escute todas as respostas, orientando uma discussão sobre o assunto.
2º MOMENTO
O professor deverá iniciar esse momento realizando uma leitura compartilhada do texto abaixo.
Texto retirado do site: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/bullying-problema-merece-traducao-475045.shtml
Depois da leitura converse com a turma, discuta situações do cotidiano da sala de aula que poderão ser consideradas bulliyng. Questione se algum de seus alunos considera que sofre de bulliyng. Após essa conversa, traga para o grupo fichas com depoimento de pessoas famosas falando que sofreram de bulliyng.
Esses depoimento poderão ser lido pelas crianças e depois de cada leitura o professor poderá parar e promover uma reflexão. Sugerimos os depoimentos abaixo retirados do link: http://veja.abril.com.br/080206/p_098.html
MAÍLSON DA NÓBREGA, economista. Apelido na escola: Mané Perua (pela atribuída semelhança com um senhor, notório pela feiúra, que residia em sua cidade natal). Como reagia ao ser importunado: ficava calado. "A brincadeira deixava de ter graça"
FERNANDO MELIGENI, tenista. Apelido na escola: Móbile (por sua magreza). Como reagia ao ser importunado: discutia com os colegas, embora não surtisse nenhum efeito. "Isso me fez desenvolver um espírito de autodefesa".
EDUARDO PAES, deputado federal. Apelido na escola: Cabeça de Ovo. Como reagia ao ser importunado: ouvia em silêncio. "Aprendi a desprezar as críticas desimportantes".
O professor poderá reunir a turma e sugerir que a sala seja dividida e cada grupo apresente uma pequena encenação sobre situações de bulliyng, enquanto o restante da truma participa como platéia. Os temas poderão ser sugeridos pelos alunos, depois de listados e sorteados pelos grupos. Será importante que ao final de cada apresentação o professor promova uma reflexão sobre o tema abordado.
Por fim, o professor solicita um registro escrito de cada criança sobre o que entenderam sobre o bulliyng. Estes escritos poderão ser acompanhados de desenhos para compor um painel que ficará exposto na área externa da escola ou panfletos, como forma de divulgar e provocar reflexões na comunidade escolar.
Sugerimos o seguinte link para pesquisa sobe o tema: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/tudo-bullying-433208.shtml .
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/09/2013
Quatro estrelasmuito boa a sugestao do filme. Estava mesmo querendo um filme pra trabalhar o assunto de maneira mais ludica.
27/09/2011
Quatro estrelasAchei que o trabalho elaborado pela professora favorece o entendimento do fenômeno bullying e suas diferentes manifestações, bem como suas principais consequências.
14/03/2011
Cinco estrelasAchei a aula sobre bullyng excelente. Vai me ajudar bastante com a formação que quero promover para os pais dos alunos da escola onde trabalho. Parabéns pela aula!