Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BULLYING: QUE PALAVRÃO É ESSE?

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Conhecer os significados da palavra bullying;
  • Elaborar vivências que apresentem situações de bullying;
  • Ler e refletir sbre textos que abordem a temática.
  • Elaborar um texto sobre o que entende sobre bullying.
Duração das atividades
Três momentos de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

O professor inicia esta aula apresentando para a turma o filme "Karatê Kid".

Sinopse do filme: KARATÊ KID

Dre Parker (Jaden Smith) se mudou com a mãe (Taraji P. Henson) para Pequim, devido ao trabalho dela. Logo ao chegar ele se interessa por Meiying (Han Wenwen), uma garota que conhece praticando violino na praça. A aproximação deles provoca a irritação de Cheng (Zhenwei Wang), que lhe dá uma surra usando a técnica do kung fu. A partir de então a vida de Dre se torna um inferno, já que passa a ser perseguido na escola por Cheng e seus colegas. Um dia, ao escapar deles, Dre é auxiliado pelo sr. Han (Jackie Chan), o zelador de seu prédio, que é também um mestre de kung fu.

Sinopse retirada do site: http://www.adorocinema.com/filmes/karate-kid-2010/   

Depois da apresentação do vídeo sugerimos que o professor abra uma discussão, peça que os seus alunos se coloquem no lugar de Dre, sugira que os mesmos registrem como se sentiriam ao sofrer as agressões de colegas da escola. Apresente a situação de que o personagem principal resolveu seu problema aprendendo a lutar e vencendo os colegas, agora pergunte ao grupo de que outra forma Dre poderia se aproximar dos colegas e ser aceito no grupo? Nesse momento, as sugestões propostas pelos seus alunos poderão ser realizadas oralmente ou por escrito. É importante que o professor escute todas as respostas, orientando uma discussão sobre o assunto.

2º MOMENTO

O professor deverá iniciar esse momento realizando uma leitura compartilhada do texto abaixo.

Por que um nome em inglês? 

O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, quer dizer ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos e estudiosos do assunto o denominam “violência moral”, “vitimização” ou “maus tratos entre pares”, uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais – no caso, estudantes. Como é um assunto examinado criteriosamente há pouco tempo, cada país ainda precisa encontrar um vocábulo ou uma expressão, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.

Texto retirado do site: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/bullying-problema-merece-traducao-475045.shtml  

Depois da leitura converse com a turma, discuta situações do cotidiano da sala de aula que poderão ser consideradas bulliyng. Questione se algum de seus alunos considera que sofre de bulliyng. Após essa conversa, traga para o grupo fichas com depoimento de pessoas famosas falando que sofreram de bulliyng.

Esses depoimento poderão ser lido pelas crianças e depois de cada leitura o professor poderá parar e promover uma reflexão. Sugerimos os depoimentos abaixo retirados do link: http://veja.abril.com.br/080206/p_098.html

ANA HICKMANN, modelo. Apelido na escola: Ana Banana. Como reagia ao ser importunada: ficava triste e permanecia calada. "Entendi com o tempo que a chacota não tinha o menor valor".

MAÍLSON DA NÓBREGA, economista. Apelido na escola: Mané Perua (pela atribuída semelhança com um senhor, notório pela feiúra, que residia em sua cidade natal). Como reagia ao ser importunado: ficava calado. "A brincadeira deixava de ter graça"

FERNANDO MELIGENI, tenista. Apelido na escola: Móbile (por sua magreza). Como reagia ao ser importunado: discutia com os colegas, embora não surtisse nenhum efeito. "Isso me fez desenvolver um espírito de autodefesa".

EDUARDO PAES, deputado federal. Apelido na escola: Cabeça de Ovo. Como reagia ao ser importunado: ouvia em silêncio. "Aprendi a desprezar as críticas desimportantes".

3º MOMENTO

O professor poderá reunir a turma e sugerir que a sala seja dividida e cada grupo apresente uma pequena encenação sobre situações de bulliyng, enquanto o restante da truma participa como platéia. Os temas poderão ser sugeridos pelos alunos, depois de listados e sorteados pelos grupos. Será importante que ao final de cada apresentação o professor promova uma reflexão sobre o tema abordado.

Por fim, o professor solicita um registro escrito de cada criança sobre o que entenderam sobre o bulliyng. Estes escritos poderão ser acompanhados de desenhos para compor um painel que ficará exposto na área externa da escola ou panfletos, como forma de divulgar e provocar reflexões na comunidade escolar.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Participaram das discussões propostas pelo professor(filme, texto, depoimentos);
  • Participaram da leitura dos textos propostos;
  • Participaram das vivências sugeridas pelo professor;
  • Construiram o conceito de bulliyng.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rosa de cassia matos santalucia, pessoal/ trabalho de projeto , Distrito Federal - disse:
    roasasantalucia@hotmail.com

    03/09/2013

    Quatro estrelas

    muito boa a sugestao do filme. Estava mesmo querendo um filme pra trabalhar o assunto de maneira mais ludica.


  • CARLA CAMILA PATRICIO, Escola Mi]unicipal Pingo de Gente - Polo , Mato Grosso do Sul - disse:
    anjinhas100asas@hotmail.com

    27/09/2011

    Quatro estrelas

    Achei que o trabalho elaborado pela professora favorece o entendimento do fenômeno bullying e suas diferentes manifestações, bem como suas principais consequências.


  • Lione Ferreira dos Santos, Escola "Silvino Santis" , Pará - disse:
    liah241@hotmail.com

    14/03/2011

    Cinco estrelas

    Achei a aula sobre bullyng excelente. Vai me ajudar bastante com a formação que quero promover para os pais dos alunos da escola onde trabalho. Parabéns pela aula!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.