Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA SOCIEDADE NO DESENVOLVIMENTO SEXUAL DAS CRIANÇAS

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Refletir sobre a influência da mídia na escolha das crianças pelas roupas e objetos do universo adolescente e adulto.

2) Identificar propagandas, músicas e programas de TV da atualidade que exercem influência no desenvolvimento sexual precoce das crianças.

3) Respeitar colegas e professores adotando atitudes afetivas e cuidadosas ao tratar do assunto sexualidade.

4) Adotar postura crítica frente a situações e pessoas que incentivam comportamentos sexuais precoces na infância.

Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS DIRIGIDOS AO/A PROFESSOR/A: 

Professor/a, sabe-se que a sexualidade faz parte do desenvolvimento do ser humano desde o nascimento até a sua morte. No entanto, trata-se de um tema rodeado de tabus, mitos e preconceitos, sendo que grande parte das pessoas demonstra bastante dificuldade em lidar com o mesmo. Outro aspecto a ser observado é que a sociedade atual tem exposto a criança à erotização precoce por meio da mídia televisiva (propagandas, filmes, novelas que explicitam namoros e relações sexuais precoces), músicas insinuantes que estimulam o ato sexual em si e a depreciação do corpo, figurinos que incitam a sedução, dentre outros. Todas estas formas de comunicação reforçam comportamentos precoces de expressão da sexualidade na infância, provocando prejuízos no desenvolvimento saudável de crianças e, consequentemente, de adolescentes e de adultos. Assim, verifica-se que as crianças têm sido expostas a conteúdos distorcidos em relação à sexualidade, sendo que, muitas vezes, não se encontram em condições emocionais para entendê-la e vivenciá-la. Nesse sentido, cabe à escola romper com tais práticas, valorizando nas crianças ações e comportamentos próprios de sua faixa etária, orientando-as a conhecer e a preservar seu próprio corpo, exercendo a sua sexualidade de forma plena e respeitosa.

Sugere-se que essa aula seja trabalhada com alunos/as a partir da faixa etária de 9 anos em decorrência do tema e da forma como será abordado o mesmo.

Atividade 1:

1º Momento: Para iniciar a discussão sobre o tema, convide os/as alunos/as a assistir a dois vídeos:

1) "Turma da Mônica em: O concurso de beleza", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=M9oXaZ3STvA  

2º Momento: Professor/a, explore o vídeo: O que o vídeo retrata? Na sua percepção, por que as pessoas vão a um salão de beleza? Quem aqui já foi a um salão de beleza? Quantas vezes? Quais foram os motivos que os levaram a procurar um salão de beleza? O que vocês pensam sobre Concursos de Beleza? O que é avaliado em um Concurso de Beleza? Geralmente são promovidos concursos de beleza destinados a qual público: crianças, adolescentes, jovens ou adultos? Para você, como uma pessoa se sente quando participa de um concurso de beleza? O que ela deseja ao participar de tal concurso?

3º Momento: Exiba o 2º Vídeo aos/as alunos/as:

2) "Pare. Pense! Erotização Precoce", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=huKGAd6_BEk&feature=player_embedded 

 

4º Momento: Professor/a, explore o 2º vídeo: O que o vídeo retrata? Que alerta o vídeo faz às crianças? O que você acha das crianças que deixam de brincar para se embelezar? Qual a diferença entre embelezar-se em situações de brincadeira e na vida real? 

5º Momento: Professor/a, procure ressaltar aos/as alunos/as o quanto a sociedade atual tem incentivado as crianças, por meio de propagandas e outros recursos, a consumirem produtos, a adotarem posturas, a emitirem comportamentos inadequados para sua faixa etária. Esclareça que muitas vezes nessas propagandas não fica explícito ao público o conteúdo de cunho sexual incitado pela mesma. Dê exemplos de propagandas de sandálias indicadas para crianças em que se colocam meninas maquiadas, equilibrando-se sobre saltos e desfilando para garotos encenando um jogo de sedução.  

Atividade 2:

1º Momento: Divida a turma em trios para que procurem em revistas imagens de propagandas que incentivam a erotização precoce nas crianças. Oriente os/as alunos/as a montarem minicartazes (em folhas de papel ofício ou A4) contendo tais gravuras juntamente com frases de conscientização e de alerta à inadequação das propagandas. Exemplos: PARE! PENSE! DIGA NÃO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DA CRIANÇA! Os minicartazes poderão ser expostos sob a forma de um varal, cujo local seja acessível à comunidade escolar.

Professor/a, o "varal informativo" é uma forma de divulgação simples, com resultados didáticos satisfatórios e que chama à atenção do público. Não se esqueça de anunciar o objetivo do trabalho de conscientização das crianças sobre a influência da mídia e da sociedade na sexualidade infantil. É preciso destacar a finalidade do trabalho, pois a exposição das imagens isoladamente poderão provocar o contrário, ou seja, a estimulação e incentivo à erotização precoce e ao consumismo infantil.

2º Momento: Convide os/as alunos/as a assistir ao vídeo:"Propaganda abusiva da Claro"

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=A0BJ5_ckhHQ&feature=related 

3º Momento: Pergunte aos/as alunos/as: O que vocês acharam desse vídeo? Para vocês, crianças dessa faixa etária precisam de celular? Pra quê? Vocês acham que crianças dessa idade namoram? 

Professor/a, é importante levar os/as alunos/as a refletir sobre o incentivo ao namoro precoce explicitado nessa propaganda de celular. Discutir sobre as estratégias da mídia e propaganda para vender um produto de adultos para crianças. Perguntar aos/as alunos/as quais produtos poderiam ser divulgados às crianças respeitando a sua faixa etária. Questionar e refletir com o grupo de alunos/as: "O que de fato é essencial para uma criança na faixa etária de 7, 8 e 9 anos de idade?"

4º Momento: Propor o jogo: "Fazendo Propaganda". Dividir o grupo em trios e solicitar aos/as alunos/as que procurem se lembrar de produtos destinados a crianças para que possam fazer a propaganda dos mesmos ao restante do grupo. Para essa atividade os/as alunos/as poderão pesquisar em revistas, folhetos de propagandas ou na própria internet. Após a apresentação de cada grupo, refletir sobre a necessidade da conscientização de que muitos produtos divulgados pela mídia não deveriam ser direcionados ao público infantil.

Atividade 3:

1º Momento: Professor/a convide os/as alunos/as para assistir ao vídeo "Mulekada- Melô do Tchan", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=aDhM5fE_juU&feature=fvw 

 

2º Momento: Explore o clipe com os/as alunos/as perguntando: Vocês gostam dessas músicas? Quando vocês escutam, o que elas lhe provocam? Vocês gostam do ritmo e da coreografia dessa música? Já pararam para prestar atenção às letras das músicas? Para você, qual o tema abordado nessas músicas? De que modo a letra de uma canção pode influenciar no comportamento infantil? Na sua percepção, existem músicas que incentivam as crianças a se comportarem como adultos?

3º Momento: Apresente aos/as alunos/as o Vídeo "O Mundo da Criança", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=eN1y8awarGE&feature=related 

4º Momento: Exploração do vídeo: Qual o conteúdo abordado nessa canção? Você concorda que o mundo da criança é abençoado? Você se considera criança? Você se diverte com brincadeiras semelhantes às do vídeo? E quando você era mais novo/a, de que gostava de brincar?

5º Momento: Divida o grupo em duplas. Solicite que cada dupla faça uma lista das músicas mais ouvidas. Proponha aos/às alunos/as que escolham duas músicas preferidas e analisem o conteúdo das mesmas para avaliarem se são adequadas ou não para sua faixa etária. Apresentar a lista das músicas, juntamente com o relatório dessa análise aos demais colegas. Ao final das socializações, o professor poderá fazer o levantamento das músicas mais ouvidas pela turma e retomá-las, em momentos posteriores, analisando criticamente o conteúdo veiculado pelas mesmas.

Comentários aos/a professor/a:

Professor/a o vídeo "Curta infância / Eroticized children (Brazil, 2006) " pode auxiliá-lo na condução de sua aula. Você terá acesso ao mesmo pelo endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=HoXOO1z1buc 

Recursos Complementares

Professor/a, acesse o endereço abaixo e você poderá conhecer a Campanha "Diga Não à Erotização Infantil" que desenvolve um trabalho de proteção à criança e apoio à infância.

http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/sobre/ 

Documentário: Criança a alma do negócio, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=dX-ND0G8PRU 

Vídeo Youtube: Vídeo 1 Consumo Infantil, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=YD8fv7Vu8-8  

Vídeo youtube: Erotização Infantil 0001, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=VIuZf3euDX0&feature=related 

Erotização Infantil é coisa séria, disponível em:

http://www.crianca.pb.gov.br/site/?p=5205 

Texto virtual: A influência da TV na sexualidade da criança- Marcos Ribeiro, disponível em:

http://www.pailegal.net/psisex.asp?rvTextoId=1119392695 

Avaliação

Professor/a, procure identificar se os/as alunos/as conseguiram perceber a forte influência que a mídia exerce sobre as crianças e os adolescentes no que diz respeito à sexualidade. Observe se os/as alunos/as envolveram-se nas reflexões e discussões na aula e se tiveram respeito com colegas e professores ao tratar do assunto sexualidade. Por fim, solicite aos/as alunos/as que reflitam sobre a postura que deverão adotar perante situações e pessoas que incentivam comportamentos sexuais precoces na infância.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.