Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os pronomes e a coesão textual

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer e conceituar pronome;
  • verificar, por meio de atividades propostas, a função estilística do pronome na construção do texto;
  • observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados ao pronome em situações de interação verbal.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e relativos.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de anúncios, textos e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

A coesão é a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Por meio de mecanismos as ideias transitam  entre as frases e os períodos. O tema desta aula trata-se de um mecanismo de coesão referencial - os pronomes - elementos responsáveis  pelo encadeamento das ideias, pela progressão textual e, consequentemente pela maior ou menor aceitabilidade dos textos.

 Atividade

1. Como ponto de partida, o professor deverá  exibir para os alunos  o vídeo abaixo sobre os elementos de coesão.

Vídeo: Elementos de coesão de um texto, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ISLNraV6YPw&feature=related  

2. Após a apresentação do vídeo, o professor deverá conversar com os alunos, perguntando a eles:

a. De acordo com o vídeo, qual o papel dos pronomes em um texto?

b. Coesão é a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto.  Os pronomes são elementos de coesão? Por quê?

c. Resuma oralmente o conteúdo do vídeo.

3. Na sequência, o professor deverá exibir novamente o vídeo para os alunos, objetivando esclarecer dúvidas  e reforçar  os pontos abordados.

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre pronomes, seguindo o roteiro abaixo.

a. Defina: pronome; pronome adjetivo; pronome substantivo

b. Classificação dos pronomes: exemplifique cada caso.

Conteúdo sobre pronomes disponível em:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Classifica%C3%A7%C3%A3o_das_palavras/Pronomes 

http://www.escolakids.com/os-tipos-de-pronomes.htm 

Aula 03 (50 minutos)

Atividade

Site 1. O professor deverá reproduzir  para os alunos uma cópia dos anúncios publicitários abaixo.

Disponível em:

http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/65708.shtml 

Disponível em:

http://tabuleiropublicitario.blogspot.com/2010_04_01_archive.html 

Disponível em:

http://blog.mesf.com.br/nova-campanha-de-credito-no-dia-das-maes/20100506 

Disponível em:

http://roupanovaral.wordpress.com/2009/08/11/ 

2.   Os alunos, em dupla, deverão classificar  os pronomes presentes nos anúncios publicitários, apoiando-se na pesquisa realizada sobre  pronomes.

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

 I -  O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia do texto “Coleira é necessária para alguns” de Içami Tiba.

 " Coleira" é necessária para alguns

 Içami Tiba

Disponível em:

http://www.blogdeguerrilha.com.br/2008/08/22/homens-na-coleira-para-lipstick-jungle/ 

A questão do controle dos pais sobre os filhos sempre é controversa, mas é necessário deixar claro que o responsável pelos limites que os adultos estabelecem para a sua autonomia é o próprio adolescente.

Quem vai dizer se tem de haver um controle ou não é a própria vida que o adolescente leva nesse processo de "segundo parto" - porque a adolescência é o segundo parto para ganhar a autonomia comportamental.

Teoricamente, esse jovem não precisa depender dos adultos para decidir o que fazer.

Agora, uma vez que ele não se mostre competente para ditar os próprios rumos e, em vez de ir à escola, fica no bar da esquina, o controle é necessário.

Nesse contexto, aparelhos rastreadores capazes de deixar os filhos localizáveis o tempo todo, que chamo de "coleira virtual", são bastante viáveis.

Esses jovens que precisam de controle não tomam as medidas de proteção necessárias e acabam se expondo a todo tipo de perigo. Em vez de manter a família informada, simplesmente desaparecem. Os pais têm de impor limites: se largar o celular em qualquer lugar, então não merece sair.

Nesse ponto, tem de ser um pouco mais radical, porque alguns adolescentes transcendem os limites, e os pais só vão saber na hora de tirá-los, na melhor das hipóteses, da delegacia.

Assim como há jovens que podem ir para a "balada" sem maiores preocupações, existem outros que precisam, sim, dessa "coleira virtual".

Fonte: Folha de S. Paulo, 12 dez. 2004, p. C3

  • Içami Tiba é psiquiatra e autor de vários livros, entre os quais, Quem ama, educa!

Disponível em:

http://monicaportugues.blogspot.com/2009/09/artigo-de-opiniao-big-brother-favor.html 

II - Após a leitura do texto feita pelo professor, os alunos, em dupla, deverão resolver as questões propostas sobre o texto.

1. O texto  lido é um artigo de opinião.  Esse gênero se caracteriza pela exposição  do ponto de vista, a opinião de quem o assina, nesse caso, um especialista no assunto em questão.

a. A  polêmica proposta pelo artigo dirige-se provavelmente  a que tipo de leitor?

b. Qual é a posição do autor a respeito da questão do controle dos pais sobre os filhos? Você concorda com o articulista? Por quê?

2.  Os pronomes contribuem  para a construção da coesão textual, isto é, para o estabelecimento das conexões gramaticais que interligam as partes de um texto. Releia  o primeiro parágrafo do texto:

A questão do controle dos pais sobre os filhos sempre é controversa, mas é necessário deixar claro que o responsável pelos limites que os adultos estabelecem para a sua autonomia é o próprio adolescente.

a. A  que se refere palavra  sua refere-se no trecho?

b.  Que sentido essa palavra acrescenta á palavra autonomia?

3. Observe as frases:

Os responsáveis pelos  limites. Os adultos estabelecem limites.

O responsável pelos limites que os adultos estabelecem.

a.  Qual  é o papel da palavra  que na segunda frase?

b. Considerando que  pronomes são palavras que substituem ou acompanham  um nome, responda:

 A palavra que nesse caso é um pronome? Justifique.

c. Analise a palavra que na frase:

“... não é a própria vida que o adolescente leva”.

Qual palavra está sendo substituída pelo que? Comprove sua resposta desmembrando a frase em duas.

4. Os pronomes são chamados mecanismos de coesão referencial, pois estabelecem a coesão textual substituindo palavras já mencionadas ou a mencionar.

  • Alguns pronomes merecem uma atenção especial quanto ao seu emprego, como os pronomes demonstrativos. Geralmente, usamos:
  1. este/esta/isto para referir-se ao vai ser mencionado;
  2. esse/essa/isso para referir-se ao que se mencionou antes.

a.Observe estas frases do texto:

Teoricamente, esse jovem não precisa depender dos adultos para decidir o que fazer.

Esses jovens que precisam de controle...

Releia o texto e responda: a que se referem os pronomes demonstrativos esse e esses, no texto?

5.  Retome o conceito de pronome:

Pronomes são palavras que substituem ou acompanham  um nome. 

a.  Identifique no trecho abaixo os pronomes que substituem e acompanham um nome.

Nesse ponto, tem de ser um pouco mais radical, porque alguns adolescentes transcendem os limites, e os pais só vão saber na hora de tirá-los, na melhor das hipóteses, da delegacia.

6. Exemplifique a afirmação abaixo com uma frase do texto:

Um dos modos de evitar a repetição de palavras em um mesmo texto é substituí-las por pronomes.

  • Para terminar, o professor deverá corrigir as atividades oralmente e retirar todas as dúvidas.
Recursos Complementares

Para ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do emprego dos pronomes demonstrativos, o professor poderá exibir para os alunos, o vídeo abaixo que trata do assunto em questão.

Vídeo: coesão textual

http://www.youtube.com/watch?v=lAzePychGhw&feature=related 

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de pesquisa sobre  pronomes e também pela análise  do emprego de pronomes no texto "Coleira" é necessária para alguns - e Içami Tiba.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.