18/11/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Aula 01 (50 minutos)
A coesão é a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Por meio de mecanismos as ideias transitam entre as frases e os períodos. O tema desta aula trata-se de um mecanismo de coesão referencial - os pronomes - elementos responsáveis pelo encadeamento das ideias, pela progressão textual e, consequentemente pela maior ou menor aceitabilidade dos textos.
Atividade
1. Como ponto de partida, o professor deverá exibir para os alunos o vídeo abaixo sobre os elementos de coesão.
Vídeo: Elementos de coesão de um texto, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=ISLNraV6YPw&feature=related
2. Após a apresentação do vídeo, o professor deverá conversar com os alunos, perguntando a eles:
a. De acordo com o vídeo, qual o papel dos pronomes em um texto?
b. Coesão é a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Os pronomes são elementos de coesão? Por quê?
c. Resuma oralmente o conteúdo do vídeo.
3. Na sequência, o professor deverá exibir novamente o vídeo para os alunos, objetivando esclarecer dúvidas e reforçar os pontos abordados.
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre pronomes, seguindo o roteiro abaixo.
a. Defina: pronome; pronome adjetivo; pronome substantivo
b. Classificação dos pronomes: exemplifique cada caso.
Conteúdo sobre pronomes disponível em:
http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Classifica%C3%A7%C3%A3o_das_palavras/Pronomes
http://www.escolakids.com/os-tipos-de-pronomes.htm
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
Site 1. O professor deverá reproduzir para os alunos uma cópia dos anúncios publicitários abaixo.
Disponível em:
http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/65708.shtml
Disponível em:
http://tabuleiropublicitario.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
Disponível em:
http://blog.mesf.com.br/nova-campanha-de-credito-no-dia-das-maes/20100506
Disponível em:
http://roupanovaral.wordpress.com/2009/08/11/
2. Os alunos, em dupla, deverão classificar os pronomes presentes nos anúncios publicitários, apoiando-se na pesquisa realizada sobre pronomes.
Aula 04 (50 minutos)
Atividade
I - O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia do texto “Coleira é necessária para alguns” de Içami Tiba.
" Coleira" é necessária para alguns
Içami Tiba
Disponível em:
http://www.blogdeguerrilha.com.br/2008/08/22/homens-na-coleira-para-lipstick-jungle/
A questão do controle dos pais sobre os filhos sempre é controversa, mas é necessário deixar claro que o responsável pelos limites que os adultos estabelecem para a sua autonomia é o próprio adolescente.
Quem vai dizer se tem de haver um controle ou não é a própria vida que o adolescente leva nesse processo de "segundo parto" - porque a adolescência é o segundo parto para ganhar a autonomia comportamental.
Teoricamente, esse jovem não precisa depender dos adultos para decidir o que fazer.
Agora, uma vez que ele não se mostre competente para ditar os próprios rumos e, em vez de ir à escola, fica no bar da esquina, o controle é necessário.
Nesse contexto, aparelhos rastreadores capazes de deixar os filhos localizáveis o tempo todo, que chamo de "coleira virtual", são bastante viáveis.
Esses jovens que precisam de controle não tomam as medidas de proteção necessárias e acabam se expondo a todo tipo de perigo. Em vez de manter a família informada, simplesmente desaparecem. Os pais têm de impor limites: se largar o celular em qualquer lugar, então não merece sair.
Nesse ponto, tem de ser um pouco mais radical, porque alguns adolescentes transcendem os limites, e os pais só vão saber na hora de tirá-los, na melhor das hipóteses, da delegacia.
Assim como há jovens que podem ir para a "balada" sem maiores preocupações, existem outros que precisam, sim, dessa "coleira virtual".
Fonte: Folha de S. Paulo, 12 dez. 2004, p. C3
Disponível em:
http://monicaportugues.blogspot.com/2009/09/artigo-de-opiniao-big-brother-favor.html
II - Após a leitura do texto feita pelo professor, os alunos, em dupla, deverão resolver as questões propostas sobre o texto.
1. O texto lido é um artigo de opinião. Esse gênero se caracteriza pela exposição do ponto de vista, a opinião de quem o assina, nesse caso, um especialista no assunto em questão.
a. A polêmica proposta pelo artigo dirige-se provavelmente a que tipo de leitor?
b. Qual é a posição do autor a respeito da questão do controle dos pais sobre os filhos? Você concorda com o articulista? Por quê?
2. Os pronomes contribuem para a construção da coesão textual, isto é, para o estabelecimento das conexões gramaticais que interligam as partes de um texto. Releia o primeiro parágrafo do texto:
A questão do controle dos pais sobre os filhos sempre é controversa, mas é necessário deixar claro que o responsável pelos limites que os adultos estabelecem para a sua autonomia é o próprio adolescente.
a. A que se refere palavra sua refere-se no trecho?
b. Que sentido essa palavra acrescenta á palavra autonomia?
3. Observe as frases:
Os responsáveis pelos limites. Os adultos estabelecem limites.
O responsável pelos limites que os adultos estabelecem.
a. Qual é o papel da palavra que na segunda frase?
b. Considerando que pronomes são palavras que substituem ou acompanham um nome, responda:
A palavra que nesse caso é um pronome? Justifique.
c. Analise a palavra que na frase:
“... não é a própria vida que o adolescente leva”.
Qual palavra está sendo substituída pelo que? Comprove sua resposta desmembrando a frase em duas.
4. Os pronomes são chamados mecanismos de coesão referencial, pois estabelecem a coesão textual substituindo palavras já mencionadas ou a mencionar.
a.Observe estas frases do texto:
Teoricamente, esse jovem não precisa depender dos adultos para decidir o que fazer.
Esses jovens que precisam de controle...
Releia o texto e responda: a que se referem os pronomes demonstrativos esse e esses, no texto?
5. Retome o conceito de pronome:
Pronomes são palavras que substituem ou acompanham um nome.
a. Identifique no trecho abaixo os pronomes que substituem e acompanham um nome.
Nesse ponto, tem de ser um pouco mais radical, porque alguns adolescentes transcendem os limites, e os pais só vão saber na hora de tirá-los, na melhor das hipóteses, da delegacia.
6. Exemplifique a afirmação abaixo com uma frase do texto:
Um dos modos de evitar a repetição de palavras em um mesmo texto é substituí-las por pronomes.
Para ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do emprego dos pronomes demonstrativos, o professor poderá exibir para os alunos, o vídeo abaixo que trata do assunto em questão.
Vídeo: coesão textual
Cinco estrelas 3 classificações
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24/07/2017
Cinco estrelasMuito bem explanada e didática esta aula. Vai me ajudar bastante no preparo das aulas em que tenho que abordar esse assunto.
11/04/2011
Cinco estrelasÓtima aula.
18/11/2010
Cinco estrelasòtima aula!