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Proteínas: importância e identificação em alimentos

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Misturas homogêneas e heterogêneas

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a importância das proteínas para o metabolismo.

Identificar proteínas em alimentos  

Explicar as consequências da falta e do excesso de proteínas no organismo

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Composição dos alimentos - nutrientes

Estratégias e recursos da aula

Propomos que esse tema seja trabalhado com três atividades diferentes distribuídas em 3 aulas. As duas primeiras aulas fornecerão subsídios teóricos para a discussões, argumentações, realização e compreensão da atividade experimental proposta na terceira aula.

Aula 1 - Motivação e introdução ao tema

Antes de iniciar as atividades relativas ao tema "proteínas" o professor deve fazer uma recapitulação do que já foi estudado anteriormente a respeito dos nutrientes que compõem os alimentos: vitaminas, proteínas, carboidratos, lipídios, glicídios etc. Após essa localização do tema em conteúdos já estudados, deverá projetar imagens previamente selecionadas como as sugeridas a seguir, utilizando o aparelho data show. Propor aos alunos que observem as imagens e indiquem aspectos comuns. Essas imagens remetem à presença de proteínas em alguns alimentos.

Imagem disponível em: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/imagens/interacao/original/1/a-importancia-das-proteinas-na-dieta-1-340.jpg. Acessado em 17/11/2010. 

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_URuL8ZJqd9Q/TFgXLsZYSPI/AAAAAAAACYU/cKWBJaX9WsE/s400/proteinas.jpg. Acessado em 17/11/2010. 

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_6D1Fk2zgTlg/TFnrl-kg3qI/AAAAAAAAAHk/ZbmDQ0LHJfY/s1600/alimentos-proteinas.jpg. Acessado em 17/11/2010. 

Fechamento da discussão pelo professor: Quando se ouve falar em proteínas, qual a primeira ideia que se tem? Certamente a maioria das pessoas pensa em carnes, leites, enzimas, etc. Mas, o que realmente são as proteínas? Quais são as suas funções?

Após esse diálogo inicial, o professor deverá entregar aos alunos o texto de fundamentação teórica impresso, com o propósito de fechamento da discussão.

Texto fundamentação teórica - Proteínas: origem e  importância orgânica

O termo proteína deriva do grego proteíos, "que tem prioridade", "o mais importante". As proteínas são consideradas as macromoléculas mais importantes das células e, para muitos organismos, constituem quase 50% de suas massas.  Elas possuem diversas funções nos mais diversos organismos. As milhares de enzimas que um organismo possui são todas proteínas com funções importantes; as informações genéticas são expressas através de proteínas. A partir disso, pode-se notar que as proteínas não são somente as mais abundantes macromoléculas, mas também, são muito importantes para a vida. 

Uma proteína é formada a partir da combinação de aminoácidos (de 50 até 1000 aminoácidos). Entretanto, só existem 20 aminoácidos primários, a partir dos quais são formados outros aminoácidos e as milhares de proteínas. Mas, o que as diferenciam? Uma proteína tem função de defesa (anticorpos, veneno de serpentes), outra, função de reserva ( ovoalbumina, encontrada no ovo, caseína, encontrada no leite) e outras, a função estrutural (queratina, colágeno). Qual a diferença entre elas? A diferença é a sequência na qual os aminoácidos se organizam; a partir dela é que a função se destaca.

Os aminoácidos primários são:  glicina, alanina, valina, leucina, isoleucina, fenilalanina, triptofano, serina, treonina, tirosina, ácido aspártico, ácido glutâmico, lisina, arginina, histidina, metionina, cisteína, cistina. Asparagina, glutamina e hidroxilisina são derivações de outros aminoácidos. A combinação destes aminoácidos possibilita 1011, ou mais, possíveis sequências, ou melhor, proteínas.

Dos 23 aminoácidos, alguns são chamados de "essenciais"; esse termo se refere aos aminoácidos que não são produzidos pelos organismos.  Aos aminoácidos que o corpo consegue produzir a partir de outras substâncias dá-se o nome de aminoácidos "não essenciais".  Para o homem, 10 aminoácidos são essenciais: valina, leucina, isoleucina fenilalanina, triptofano, treonina, lisina, arginina, histidina e metionina. Eles são necessários ao organismo e devem ser ingeridos através da alimentação. As principais fontes de proteínas são as carnes (de frango, de peixe e de boi), os ovos, os laticínios (leites, queijos e iorgutes) e as leguminosas (feijão, soja, lentilha). Como cada alimento possui alguns tipos de aminoácidos e não outros, é necessário que se tenha uma alimentação diversificada.

Os aminoácidos essenciais encontram-se nas proteínas presentes nos alimentos de origem animal e vegetal; a diferença está na proporção em que eles se encontram. No caso das proteínas de natureza animal, as proporções dos aminoácidos que as compõem aproximam-se da ideal para a espécie humana; por isso são chamadas de “completas”. Exceto no caso de legumes secos, a proporção dos aminoácidos presentes nas proteínas de origem vegetal não é a ideal, contudo, combinando vários tipos de proteínas vegetais alcança-se o mesmo resultado nutricional das proteínas completas.

As proteínas possuem muitas funções biológicas, entre elas, as enzimas, as proteínas transportadoras, de reserva, estruturais e de defesa.

Enzimas - São proteínas altamente especializadas e com atividade catalítica. Mais de 2000 enzimas são conhecidas e cada tipo é capaz de catalisar um tipo diferente de reação química.

Proteínas transportadoras - São as responsáveis por transportar especificamente moléculas ou íons de um órgão para outro. Um exemplo é a hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões aos outros órgãos e tecidos.

Proteínas Contráteis ou de movimento - São responsáveis pela função de contração de algumas células. São também responsáveis pela mudança de forma e movimento de algumas células. Exemplos deste tipo de proteína são a actina e a miosina, que estão presentes no sistema contrátil de músculos esqueléticos.

Proteínas Estruturais - São proteínas que servem para dar firmeza e proteção aos organismos. Um exemplo muito comum deste tipo de proteína é o colágeno, altamente encontrado em cartilagens e tendões, sendo bastante resistente à tensão. Unhas  e cabelos são formados, basicamente, por queratina, um outro tipo de proteína estrutural.

Proteínas de defesa - São proteínas com função de defesa de organismos contra invasões de outras espécies. Exemplo disso, são os leucócitos (glóbulos brancos, anticorpos), proteínas especializadas com função de reconhecer e neutralizar vírus, bactérias e outras proteínas estranhas.

Fibrinogênio e trombina - São outras proteínas  responsáveis pela coagulação do sangue e prevenção de perda sanguínea em casos de cortes e machucados.

Além dessas proteínas, existem várias outras, com funções o mais diversificadas possíveis. No entanto, elas não serão discutidas aqui. A caseína, proteína presente no leite é uma proteína bastante completa, pois ela possui todos os aminoácidos essenciais, ou seja, os aminoácidos que são necessários para o corpo humano e não são produzidos pelo organismo.

Fontes do texto: http://www.quiprocura.net/prot.htm; http://www.alimentacaosaudavel.org/Proteinas.html. Acessados em 17/11/2010.      

Dinâmica para leitura e estudo do texto

Sugerimos que o professor organize os alunos em trios. Cada grupo deverá ler o texto e, tendo-o como referência, formular uma pergunta, anotando-a em uma tira de papel. O professor recolhe as perguntas e as distribui entre os grupos de modo que cada um receba a questão de outro grupo e a responda consultando o texto. Após um tempo pré-determinado pelo professor, as perguntas e respostas serão lidas por cada grupo, com espaço para correções e/ou complementações pelo grupo que a formulou. O professor deverá intermediar essa discussão onde deverá prevalecer o respeito ao que o outro respondeu e, se houver correções, essas sejam feitas com cordialidade. Cabe também ao professor fazer os destaques necessários e não contemplados.

Aula 2- Pesquisa e debate.

Tema: Dietas que restringem ou aumentam a quantidade diária de ingestão de proteínas.

Sugerimos que o professor, após a fundamentação teórica, faça nessa aula uma a bordagem do tema agora sugerido, que é polêmico e controverso, com a problematização:  a) Em que se baseiam essas dietas? b) Como elas são divulgadas? c)  Quais são as consequências de uma dieta que "proíba" a ingestão de proteínas? E de uma dieta que priorize o consumo de proteínas em detrimento de outros nutrientes? d) Seria adequado à saúde a restrição ou o consumo exagerado de proteínas?

Para possibilitar a pesquisa e o debate dessas questões, sugerimos que os alunos, em grupos de 3, leiam os textos sugeridos e disponibilizados nos endereços apontados a seguir. Se não houver computadores disponíveis, o professor poderá disponibilizar uma cópia impressa por grupo. Os alunos deverão discutir essas questões no grupo, registrar suas considerações e socializá-las ao final da aula.

http://boaforma.abril.com.br/dieta/dietas-de-emergencia/dieta-proteinas-488512.shtml Acessado em 17/11/2010

http://www.iftk.com.br/wordpress/dieta-das-proteinas-emagrece-como-fazer-receitas-resultado.html Acessado em 17/11/2010.

http://www.linhabioslim.com.br/materias.asp?qpwoiHJDAOWNVLASIWPQA=1&HADSKkdasioqpfeutbsasdhi=X&hdksaduOQWEUGTRBAVDJDUQ=1927456&mznxbcv=72&jdasHUDASGDA=777  Acessado em 17/11/2010

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/799402-trocar-carboidrato-por-proteina-em-dieta-pode-elevar-risco-cardiaco-e-cancer.shtml   Acessado em 17/11/2010

http://www.bancodesaude.com.br/user/2565/blog/risco-consumo-excessivo-proteinas Acessado em 17/11/2010

Aula 3 - Identificação de proteínas em alimentos  

Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/identificacao-proteinas.htm. Acessado em 17/11/2010. 

Imagem ovo - Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/identificacao%20proteinas%20-%20C.E..jpg Acessado em 17/11/2010.

 

Produção de relatório em grupo.

Cada grupo deverá produzir um relatório da atividade experimental. Sugerimos a seguir um de roteiro para essa produção

TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.      

RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.

INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.       

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.   

RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados.    

 RESULTADOS E DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula. CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.    

REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados. 

Interdisciplinaridade

Português e matemática poderão trabalhar com textos de revistas populares que tratem da questão das dietas da moda (numa abordagem crítica) e os cálculos de balanceamento nutricional que elas propõem. História e geografia poderão trabalhar as questões relacionadas à obesidade enquanto um problema social crescente nas últimas décadas em nível mundial.

Recursos Complementares

AMBROGI, A.; LISBÔA, J.C.F. Misturas e substâncias; Reações Químicas. Série “Ciências para o 1º Grau”. São Paulo: CECISP: Mosaico, 1983.

http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/proteinas.htm  Acessado em 17/11/2010. 

http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/bioquimica/proteinas.html Acessado em 17/11/2010. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%ADna. Acessado em 17/11/2010. 

http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/lilacs/salusvita/2007v26n2/salusvita2007v26n2p153-164.pdf. Acessado em 17/11/2010. 

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida.

Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, a pesquisa, a realização das atividades propostas, as discussões sobre as situações apresentadas e a participação individual e coletiva na socialização.

Deverá ser utilizado como instrumento de avaliação quantitativa o relatório da atividade experimental.

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