Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gênero Textual: O debate

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características desse gênero textual;
  • analisar  um debate assistido;
  • participar de um debate;
  • discutir a respeito da importância da alimentação saudável nas escolas;
  • exercitar a prática do debate por meio de argumentos.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • prática de atividade oral.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor deverá mostrar aos alunos (projeção ou cópias) a seguinte imagem:

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.planetagol.com.br/up/p/pl/blog.planetagol.com.br/img/.resized_debate1.png&imgrefurl=http://blog.planetagol.com.br/2006/10/05/debate/&usg=__eXdfCjHi3EwD62IuiMEPg-xz8Ws=&h=316&w=450&sz=134&hl=pt-br&start=15&zoom=1&tbnid=82mnwkQTA38SxM:&tbnh=137&tbnw=195&prev=/images%3Fq%3Ddebate%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1276%26bih%3D615%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=499&ei=PLzjTO7vMoOKlwfx_9nGDg&oei=OLzjTPqnKIO8lQf_9pyHDg&esq=2&page=2&ndsp=18&ved=1t:429,r:10,s:15&tx=119&ty=87 

Em duplas, os alunos deverão fazer a leitura da charge. O professor deverá perguntar se eles conhecem as personalidades que aparecem na imagem e o contexto. Como muitos alunos não lembrarão dessa época, o professor deverá entregar a eles cópias da reportagem sobre a vitória do atual presidente Lula, em 2006. A reportagem está disponível no seguinte endereço: http://g1.globo.com/Noticias/Eleicoes/0,,AA1330803-6282-2533,00.html 

Com a reportagem e a charge em mãos, os alunos deverão discutir algumas perguntas que o professor entregará a eles. São elas:

  1. De acordo com a reportagem lida, em que ano foi feita a charge mostrada na primeira imagem?
  2. A que contexto histórico a charge se refere?
  3. Quais personalidades são representadas por Alckimista e Mula?
  4. Como candidatos à presidência da República, essa discussão permeadas por perguntas é chamada de quê?
  5. Como você conceituaria um debate?
  6. Em sua opinião qual é a importância de um debate?

Depois de os alunos conversarem em duplas, o professor deverá fazer a correção da atividade oralmente e com toda a turma.

ATIVIDADE 2

O professor deverá escrever no quadro de giz: "Você acha que a escola deve permitir a venda de doces no horário de recreio?" Em seguida, ele deverá solicitar a turma que, em grupos de 6 alunos, promova um debate com esse tema. Essa atividade mostrará o conhecimento que os alunos tem a respeito do "debate", pois a partir dela será possível identificar o conhecimento prévio que os alunos têm sobre esse gênero, já que a primeira atividade os despertou para essa temática. Depois de um tempo de discussão, o professor perguntará a cada grupo como eles se organizaram para fazer o debate. Cada grupo explicará a sua forma de organização e o professor deverá verificar aquele grupo que planejou o debate de forma mais adequada. Feito isso, o professor entregará aos alunos cópias do texto "Um gênero textual essencialmente argumentativo – O debate", que está disponível no endereço: http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/um-genero-textual-essencialmente-argumentativodebate.htm 

Após a leitura (que poderá ser feita da forma que o professor desejar) os grupos deverão observar o que fizeram de acordo com as características do debate mostradas pelo texto e o que não foi observado. Depois disso, ainda em grupos, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles assistam a trechos de alguns debates. Cada grupo deverá ficar responsável por assistir um debate. Os vídeos são os seguintes:

http://www.youtube.com/watch?v=kLHz-uJownQ 

http://www.youtube.com/watch?v=pV0Asbtyhn4&feature=&p=36C6F36862D796D8&index=0&playnext=1 

http://www.youtube.com/watch?v=D4K_DI2vCvw&feature=&p=F681603E46B937A8&index=0&playnext=1 

Após assistirem aos vídeos, cada grupo deverá discutir algumas questões sobre eles. O professor então entregará aos alunos uma ficha com perguntas que deverão ser respondidas a respeito do vídeo assistido.

  1. O vídeo/trecho que você acabou de assistir apresenta um debate. Qual é o tema dele?
  2. Quantas pessoas participam do debate? Há um mediador?
  3. Há uma regra para cada participante responder às perguntas?
  4. É apresentado ao telespectador alguma informação prévia sobre o assunto?
  5. Há divergência de opinião em relação ao tema?

Após a discussão cada grupo deverá mostrar a turma o vídeo que assistiu e responder as perguntas para a turma.

ATIVIDADE 3

O professor deverá dividir a turma em 4 grupos. Feita a divisão, o professor distribuirá dois textos para os grupos lerem.

TEXTO 1

http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/08/25/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=124378/em_noticia_interna.shtml 

TEXTO 2

http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0122_imprimir.asp?strTitulo=Baixas%20calorias%20nas%20escolas 

Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Ch1LcZdHVDI 

Depois de lerem os textos e assistirem ao vídeo, os alunos conversarão em grupos a respeito do assunto que será debatido. É importante o professor destacar que é interessante a existência de opiniões divergentes a respeito do assunto porque, dessa forma, o debate fica mais proveitoso. Além disso, é necessário lembrá-los de que os argumentos devem ser coerentes. O professor mediará o debate e organizará da forma que achar melhor. Ele poderá selecionar dois componentes de cada grupo para participar do debate enquanto o restante da turma assiste. Ou ainda, poderá solicitar a participação de todos da classe. O debate poderá ser filmado e disponibilzado na Internet.

Recursos Complementares

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/debate-fontes-geracao-energia-eletrica-539381.shtml Proposta de Plano de Aula de Ciências que trabalha o debate. (Revista Escola) 

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/falar-bem-publico-aprende-escola-entrevista-debate-seminario-oralidade-538823.shtml Reportagem da revista Nova Escola sobre a prática da oralidade nas escolas. 

http://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ  Vídeo sobre a prática do debate nas escolas

Avaliação

É importante que o professor observe a consistência dos argumentos usados pelos alunos durante o debate. Além disso é importante observar se o aluno participou ativamente das atividades em grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.