14/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
ATIVIDADE 1
O professor deverá mostrar aos alunos (projeção ou cópias) a seguinte imagem:
Em duplas, os alunos deverão fazer a leitura da charge. O professor deverá perguntar se eles conhecem as personalidades que aparecem na imagem e o contexto. Como muitos alunos não lembrarão dessa época, o professor deverá entregar a eles cópias da reportagem sobre a vitória do atual presidente Lula, em 2006. A reportagem está disponível no seguinte endereço: http://g1.globo.com/Noticias/Eleicoes/0,,AA1330803-6282-2533,00.html
Com a reportagem e a charge em mãos, os alunos deverão discutir algumas perguntas que o professor entregará a eles. São elas:
Depois de os alunos conversarem em duplas, o professor deverá fazer a correção da atividade oralmente e com toda a turma.
ATIVIDADE 2
O professor deverá escrever no quadro de giz: "Você acha que a escola deve permitir a venda de doces no horário de recreio?" Em seguida, ele deverá solicitar a turma que, em grupos de 6 alunos, promova um debate com esse tema. Essa atividade mostrará o conhecimento que os alunos tem a respeito do "debate", pois a partir dela será possível identificar o conhecimento prévio que os alunos têm sobre esse gênero, já que a primeira atividade os despertou para essa temática. Depois de um tempo de discussão, o professor perguntará a cada grupo como eles se organizaram para fazer o debate. Cada grupo explicará a sua forma de organização e o professor deverá verificar aquele grupo que planejou o debate de forma mais adequada. Feito isso, o professor entregará aos alunos cópias do texto "Um gênero textual essencialmente argumentativo – O debate", que está disponível no endereço: http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/um-genero-textual-essencialmente-argumentativodebate.htm
Após a leitura (que poderá ser feita da forma que o professor desejar) os grupos deverão observar o que fizeram de acordo com as características do debate mostradas pelo texto e o que não foi observado. Depois disso, ainda em grupos, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles assistam a trechos de alguns debates. Cada grupo deverá ficar responsável por assistir um debate. Os vídeos são os seguintes:
http://www.youtube.com/watch?v=kLHz-uJownQ
http://www.youtube.com/watch?v=pV0Asbtyhn4&feature=&p=36C6F36862D796D8&index=0&playnext=1
http://www.youtube.com/watch?v=D4K_DI2vCvw&feature=&p=F681603E46B937A8&index=0&playnext=1
Após assistirem aos vídeos, cada grupo deverá discutir algumas questões sobre eles. O professor então entregará aos alunos uma ficha com perguntas que deverão ser respondidas a respeito do vídeo assistido.
|
Após a discussão cada grupo deverá mostrar a turma o vídeo que assistiu e responder as perguntas para a turma.
ATIVIDADE 3
O professor deverá dividir a turma em 4 grupos. Feita a divisão, o professor distribuirá dois textos para os grupos lerem.
TEXTO 1
TEXTO 2
Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Ch1LcZdHVDI
Depois de lerem os textos e assistirem ao vídeo, os alunos conversarão em grupos a respeito do assunto que será debatido. É importante o professor destacar que é interessante a existência de opiniões divergentes a respeito do assunto porque, dessa forma, o debate fica mais proveitoso. Além disso, é necessário lembrá-los de que os argumentos devem ser coerentes. O professor mediará o debate e organizará da forma que achar melhor. Ele poderá selecionar dois componentes de cada grupo para participar do debate enquanto o restante da turma assiste. Ou ainda, poderá solicitar a participação de todos da classe. O debate poderá ser filmado e disponibilzado na Internet.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/debate-fontes-geracao-energia-eletrica-539381.shtml Proposta de Plano de Aula de Ciências que trabalha o debate. (Revista Escola)
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/falar-bem-publico-aprende-escola-entrevista-debate-seminario-oralidade-538823.shtml Reportagem da revista Nova Escola sobre a prática da oralidade nas escolas.
http://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ Vídeo sobre a prática do debate nas escolas
É importante que o professor observe a consistência dos argumentos usados pelos alunos durante o debate. Além disso é importante observar se o aluno participou ativamente das atividades em grupo.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/06/2013
Quatro estrelasDe ótimo auxílio, principalmente para renovar as ideias.