29/08/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Conteúdos específicos:
Recursos educacionais:
Preparando a aula:
Na aula anterior, informe aos alunos que a próxima aula será no laboratório de informática.
Introduzindo a aula: (5 min.)
Para introduzir a aula, faça a seguinte pergunta aos alunos: Existe alguma semelhança entre os seguintes alimentos: abacaxi, laranja e o limão?
Desenvolvendo a aula: (30 min.)
No laboratório:
Considerando que algumas das respostas direcionem a aula para a questão da acidez presente nas frutas. Após este momento, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, peça para que eles iniciem a simulação sobre a acidez no estômago presente no LabVirt. Ao longo da simulação peça aos alunos que eles cliquem nas palavras em azul para obter mais informações das mesmas. Em seguida, peça para que os alunos iniciem a simulação sobre os ácidos também presente no LabVirt.
Após as simulações pergunte aos alunos quais os alimentos que agravam a gastrite e explique que tais alimentos contêm substâncias que são ácidas e que uma das características dos ácidos é possuírem um sabor azedo, como por exemplo, o limão que possui uma substância chamada ácido cítrico . A palavra ácido vem do latim acidus e significa “azedo” ou “picante”. Além do sabor azedo, os ácidos reagem com certos metais (ferro, zinco, etc.) e neutralizam soluções básicas.
Do ponto de vista da constituição química, sabe-se que os ácidos podem ser caracterizados pela possibilidade de liberar na presença de água íons H+. Algumas substâncias apresentam uma propriedade de liberar uma maior quantidade de íons do que outras. Os químicos medem esta quantidade de íons H+ por meio de escala, denominada escala de pH (potencial hidrogeniônico). Explique como se identifica o caráter ácido por meio desta escala.
Após esta explicação peça para que os alunos revejam as animações e respondam as questões presentes no relatório da exploração da simulação.
Faça a seguinte pergunta aos alunos: Como podemos determinar se uma substância é ácida ou não? Explique que, como foi visto na simulação sobre os ácidos, os químicos desenvolveram um a escala na qual é possível verificar a acidez de uma substância, essa escala é o pH. Peça para que os alunos revejam as duas animações só que agora eles responderão as questões abaixo.
Sistematizando a aula: (15 min.)
Após a execução das simulações entregue o relatório para os alunos.
Relatório da exploração das simulações:
1) O que é a gastrite?
2) Que tipo de substâncias pode agravar a gastrite?
3) Diga em qual faixa de pH se encontram as substâncias a seguir e classifique-as em ácidas ou básicas:
a) Leite
b) Refrigerante
c) Suco de abacaxi
4) Uma amostra de uma substância foi analisada e foi constatado que o valor do pH é igual a 2. A substância mencionada é ácida ou básica? Justifique a sua resposta.
5) O que significa o valor do pH igual a 7?
6) Como um químico pode saber se a amostra de água do rio é ácida ou não?
Su gestões de alternativa para o desenvolvimento da aula:
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação para os alunos na própria sala de aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Professor, vou indicar a sugestão para a Profª de Ciências da escola em que atuo como P.C., obrigada.