20/12/2010
Raissa Brescia dos Reis; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
O aluno passará a conhecer o movimento do Pau de Colher, sua extensão, suas repercussões, e os interesses que envolveram seu surgimento e repressão, como a ligação entre a construção da comunidade e as difíceis relações trabalhistas na primeira metade do século XX, no sertão baiano.
INTRODUÇÃO
O movimento de Pau de Colher ocorreu entre 1934 e 1938, no antigo município de Casa Nova, no norte da Bahia, mais precisamente no sítio conhecido como Pau de Colher, de propriedade de José Senhorinho, morador local. Após visita de beato conhecido como Severino Tavares, o local passou a se constituir como refúgio para aqueles que acreditavam nas palavras do sertanejo. Severino dizia trazer a boa nova de Caldeirão, comunidade liderada pelo Beato José Lourenço, que se havia estabelecido no Ceará sob a influência de Padre Cícero, como um centro de irradiação e referência para religiosos sertanejos. A partir de então, no sítio de Pau de Colher, passaram a habitar famílias que viviam sob rígidas regras de conduta moral e religiosa e uma ocupação igualitária da terra, como forma de fugir das mudanças que tomavam conta do mundo rural na época, como a lenta mecanização da produção e a migração para áreas urbanas, as quais acreditavam fazer parte de uma deterioração moral e social. Os lavradores lá congregados se reuniam para rezas diárias, bem como cultivavam víveres que eram distribuídos internamente e estocavam para os períodos de estiagem. A princípio, acredita-se que a comunidade fosse apenas transitória, intentando a ida para Caldeirão, prometida por Severino Tavares, mas a organização cresceu rápido. No ano de 1938, a relação entre os moradores de Pau de Colher e das regiões vizinhas se tornou tensa. Com o retorno de Severino Tavares, após a destruição do Caldeirão, em 1937, os religiosos passaram a atacar aqueles que não compartilhavam de suas crenças, aos quais chamavam infiéis e impuros, e foram dizimados por forças policiais estaduais e federais.
DESENVOLVIMENTO
Primeira atividade
Os alunos deverão ser divididos em quatro grupos que ficaram responsáveis pelas seguintes pesquisas a serem realizadas no laboratório de informática:
1º Grupo: pesquisa acerca do movimento do Caldeirão, seus principais antecedentes, suas motivações sociais e religiosas, sua implementação e construção, sua repercussão na mídia (as acusações de comunismo) e a repressão.
2º Grupo: pesquisa sobre o mandonismo. Relações entre grandes proprietários de terra, chamados muitas vezes de “coronéis”, e os trabalhadores rurais, o papel político que eles possuiam mesmo após a ascensão da Era Vargas. A falta de uma legislação trabalhista para o campo, mesmo após o surgimento da CLT.
3º Grupo: pesquisa acerca do próprio movimento do Pau de Colher, seus principais antecedentes, suas motivações sociais e religiosas, sua implementação e construção, sua repercussão na imprensa da época e sua repressão.
4º Grupo: pesquisa sobre o Estado Novo, seus órgãos de censura e propaganda, o temor ao comunismo no Brasil durante a década de 1930.
Os links e imagens abaixo listados são sugestões de locais e fontes para pesquisa:
-Caldeirão:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caldeir%C3%A3o_de_Santa_Cruz_do_Deserto
http://www.caravansarai.com.br/LivUmBeatoResenha.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=175
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Louren%C3%A7o_Gomes_da_Silva
-Pau de Colher:
Versão online do livro "Pau de Colher: na letra e na voz", de Gilmário Moreira Brito.
-Mandonismo, clientelismo e coronelismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandonismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clientelismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coronelismo
http://www.brasilescola.com/historiab/coronelismo.htm
http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/coronelismo-no-brasil.htm
-Estado Novo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_Novo_%28Brasil%29
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=53
http://www.brasilescola.com/historiab/vargas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Departamento_de_Imprensa_e_Propaganda
Segunda atividade
Em sala de aula, após a pesquisa, os grupos de alunos deverão apresentar os resultados das pesquisas através de uma apresentação na forma de boletim informativo.
Os alunos deverão, portanto, estar agrupados como num telejornal, com ancoras, repórteres e entrevistados a serem selecionados pelos próprios alunos. As reportagens serão escritas e apresentadas de acordo com as informações conseguidas a cerca da situação do trabalhador rural e do próprio movimento de Pau de Colher. A idéia é simular que o jornal tivesse sido feito no período. A pergunta que deve permear a apresentação é: de acordo com a pesquisa e as orientações do professor sobre aquele tempo e a repercussão na imprensa que teve o movimento, como isso seria, foi ou poderia ter sido construído pela mídia?
As muitas versões dadas pelas várias apresentações favorecerão a percepção da história como uma construção, bem como da memória e da própria mídia e permitirão uma atitude mais crítica dos alunos diante das informações que ele retira de jornais, revistas e até relatos históricos e memoriais. Da mesma forma, o aluno se perceberá como um construtor ativo de sua própria história e memória.
Terceira atividade
Após a apresentação de todos os grupos, os alunos deverão dispor suas carteiras em forma de círculo e dar início a um debate acerca dos seguintes pontos principais:
1º- De quais formas as práticas mandonistas e coronelistas, bem como a falta de uma legislação de regulamentação do trabalho no campo, poderiam ser relacionadas ao movimento de Pau de Colher.
2º- Como o movimento de Pau de Colher foi visto pela imprensa da época, como ele pode ser visto hoje? Como o termo “fanatismo religioso” foi usado para deslegitimar o movimento? Quais interesses estavam envolvidos no embate entre Pau de Colher e a imprensa e a força repressiva?
CONCLUSÃO
Por fim, os alunos deverão desenvolver visão crítica acerca do tema, problematizando visões superficiais que tendem a interpretar o movimento específico e outros categorizados como messiânicos como manifestações de irracionalidade e fanatismo religioso populares.
A pesquisa deve ser avaliada de acordo com os resultados apresentados nos boletins informativos apresentados por cada um dos grupos. A sistematização das informações e a percepção do discurso construído acerca movimento no período e, ao mesmo tempo, dos interesses envolvidos nessa construção, serão os principais pontos a esperados dos alunos. No debate os alunos deverão ser avaliados por sua participação no diálogo.
Os alunos deverão apresentar, por fim, um texto que sistematize suas impressões acerca do movimento de Pau de Colher e os vários discursos construídos em torno do acontecimento. Mais do que isso, o aluno deve ser encorajado a construir também ele, a partir da pesquisa e das orientações do professor, um discurso histórico acerca do tema.
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