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Conhecendo as aves

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Conhecer os diversos tipos de aves;
  •   Visitar zoológico;
  •   Participar de jogos;
  •   Trabalhar com poesias;
  •   Perceber a ordem alfabética;
  •   Produzir relatórios;
  •   Identificar as aves aquáticas;
  •   Conhecer as principais características das aves aquáticas;
  •   Produzir dobraduras;
  •   Elaborar texto contendo os conhecimentos construídos sobre o tema.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, organize a turma em roda de conversa e dialogue com ela sobre os vários de tipos de aves existentes. Vocês conhecem alguma ave? Qual? Já viram pessoalmente? Organize um gráfico sobre as principais aves relatadas pela turma.

 

Fonte: Acervo da autora 

 

Logo após a construção do gráfico pergunte aos alunos: Quais são as características das aves? Anote na lousa e solicite que registrem no caderno.

 

  •          Têm o corpo coberto de penas;
  •          Possuem bico;
  •          Não possuem dentes;
  •          Botam ovos;        
  •          Possuem ossos.

 

Logo após, proponha aos alunos uma visita ao Laboratório de Informática para pesquisarem sobre as funções de cada característica (parte, membro) das aves citadas acima. Se preferir, providencie livros específicos que falam sobre essa temática.

 

 

 

Sugerimos alguns sítios sobre esses temas. Organize a pesquisa em duplas, mas solicite que todos registrem suas descobertas no caderno de Ciências.

 

  •        O bico das aves está adaptado ao tipo de alimento que elas ingerem. Os falcões têm o bico curvado e potente para poder desprender a carne. As cegonhas possuem bico longo e pontudo para poder capturar peixes. As perdizes, bico curto e robusto para recolher grãos.

http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-876-4362-,00.html

 

  •            Têm o corpo coberto por penas, que protegem o corpo da perda de calor e auxiliam o voo.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/caracteristicas-gerais-das-aves.php

  •            A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes.

http://educacao.uol.com.br/ciencias/aves-penas.jhtm

 

  •           Os ovíparos são animais cuja forma de reprodução inclui o depósito de ovos no meio externo.

http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_oviparos.htm

 

  •          São animais vertebrados, possuem coluna vertebral

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves.php

 

 2ª atividade:

Professor, para esse momento, sugerimos o estudo de pássaros devido a grande quantidade existente. Para tanto, disponibilize uma cópia do texto abaixo para cada aluno. Indague-os: Vocês conhecem os pássaros brasileiros? Leiam o poema a seguir e conheçam o nome de alguns deles.  

 

ABC da passarada

 

  Andorinha

 Bem – te – vi

Coleirinha

Dorminhoco

 Ema

 Falcão

Graúna

Harpia

Inhambu

Jacutinga

Lindo – azul

Mainá

Noivinha

Oitibó

Pintassilgo

Quiriri

Rolinha

Sabiá

Tico – tico

Uirapuru

Viuvinha

Xexéu

Zabelê  

 

 Lalau e Laura Beatriz. Fora da gaiola e outras poesias. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1995, p.28.

 

Logo após a leitura, proponha que cada aluno faça as seguintes atividades sobre o texto: Logo após a leitura, solicite que os alunos colem a folha no caderno. Registre as atividades abaixo na lousa, peça que os alunos copiem e as resolvam.

1 – Pinte de uma mesma cor a letra inicial do nome de cada pássaro.

2 – Observe as letras que você pintou. O que descobriu?

 Espera-se que o aluno responda: que as letras iniciais, na ordem em que aparecem, formam o alfabeto.  

3 – Por que o poema se chama “ABC da passarada”?

Espera-se que o aluno responda: porque ele forma um abecedário com as letras iniciais de pássaros brasileiros.

4 – Quais desses pássaros você conhece? Desenhe e escreva o nome de cada um.

 

3ª atividade:

Professor, para que seus alunos conheçam um pouco sobre as aves aquáticas disponibilize a letra da música abaixo. Cante-a  com os seus alunos e depois faça a leitura coletiva da mesma.

 

O Pato

 Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho / Paulo Soledade

 

 Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!

 Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!

 Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!

 Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!

 

 Lá vem o Pato

 Pata aqui, pata acolá

 Lá vem o Pato

 Para ver o que é que há...(2x)

 

 O Pato pateta

Pintou o caneco

 Surrou a galinha

 Bateu no marreco

 Pulou do poleiro

No pé do cavalo

Levou um coice

Criou um galo...

 

Comeu um pedaço

 De genipapo

Ficou engasgado

 Com dor no papo

Caiu no poço

Quebrou a tigela

Tantas fez o moço

Que foi prá panela...

 

Quá! Quá! Quá! Quá Quá!

 Quá! Quá! Quá! Quá Quá!

 Quá! Quá! Quá! Quá Quá!

 

 http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86808/

 

Em seguida, faça algumas perguntas para seus alunos sobre a música:

1 – Quais  aves são faladas na música?

 Resposta esperada: Pato, galinha, marreco.

2 – Quais diferenças existem entre elas?

 Resposta esperada: Pato e marreco são aves aquáticas (nadam) e galinha não.  

 

Professor, explique que a maioria das aves aquáticas passa a maior parte do tempo em lagos, lagoas, rios, represas e mar. Os patos não afundam porque nas suas penas existe um óleo que as tornam impermeáveis, ou seja, a prova d’ água. Além do mais, os pés das aves aquáticas se diferenciam das outras, pois são achatados e os dedos dos pés do pato, por exemplo, são unidos por membranas que aumentam a superfície.  As aves aquáticas nadam movimentando alternadamente as duas patas.

 

Professor, em seguida faça com seus alunos a dobradura de pato, cisne  ou marreco.

 

http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-cisne/

4ª atividade:

Professor, para os alunos vivenciarem um pouco sobre as várias espécies de aves, seria interessante agendar um horário em zoológico da cidade, para realizarem um trabalho de campo e conhecerem os hábitos alimentares, o habitat, as cores dos animais, dentre outras características.

Se não tiver como visitar um zoológico, sugerimos que leve os alunos ao Laboratório de Informática ou Multimídia e acesse os sítios abaixo. Esses sítios, são de zoológicos de algumas cidades do Brasil e contém várias informações sobre as aves bem como imagens, vale conferir.

 

http://www.rio.rj.gov.br/web/riozoo/listaconteudo?search-type=aves

http://bicharada.net/animais/animais.php?gid=3

http://www.zoologico.sp.gov.br/aves.htm

 

Logo após, faça um relatório coletivo com a turma sobre a atividade desenvolvida. Exemplo:

 

RELATÓRIO

   Fomos ao zoológico _________________ para conhecer os animais que vivem lá, principalmente as aves.

  Ouvimos os sons dos animais se misturarem aos  sons da natureza. Vimos vários animais, como: _________,__________________,________________,____________....

  Observamos também como os animais se alimentam. As aves se alimentam de sementes e de frutas.

  Este trabalho foi bom, porque aprendemos muito sobre as aves.

 

5ª atividade:

 Professor, nesse momento explique que muitas aves correm o risco de desaparecer do planeta e que isso é denominado extinção, isto é, o desaparecimento irreversível de espécies e isso  acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre. Ocorre de forma natural como consequência evolutiva e de forma causal como consequência do desequilíbrio no ecossistema ou no habitat provocados pelo homem. De forma natural, a extinção de uma espécie pode ocorrer por transformações climáticas, mudanças no comportamento, doenças, parasitas e por competições entre espécies por território.

A partir dessas informações, sugerimos jogos sobre a extinção de aves e de outros animais.

 

http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm

 

 

Se preferir, monte um jogo de quebra - cabeça, utilizando imagens de aves que estão ameaçadas de extinção, acessando o sítio abaixo:

 

 

   http://www2.petrobras.com.br/meio_ambiente/portugues/posters/posters/aves_ameacadas/aves_ameacadas.htm

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre as aves. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos perceberam os diversos tipos de aves, se entenderam as características das aves aquáticas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • margarete, escrevacerto , São Paulo - disse:
    escrevacerto@hotmail.com

    20/02/2014

    Cinco estrelas

    muito criativa, vou usar com uma aluna de 8 anos! parabéns! e obrigada por compartilhar!


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