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O surgimento do Movimento Feminista no século XIX e suas repercussões.

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Raissa Brescia dos Reis; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O grupo poderá aprender sobre quando se deu o surgimento do Movimento Feminista, na segunda metade do século XIX, em um contexto de grande efervescência social e política, e como suas reivindicações se modificaram ou permaneceram ao longo do tempo. Perceberá, pois, a importância da luta feminista como movimento social e político ao longo do tempo e ainda hoje, no Brasil e no Mundo.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Primavera dos Povos, em 1848: clima de efervescência social e política intensa, com a eclosão de vários movimentos na América e Europa.          
  • Surgimento e crescimento de teorias socialistas a partir dos autores do chamado “socialismo utópico”, como Charles Fourier, Saint-Simon e Robert Owen e, posteriormente, do chamado “socialismo científico”, com Karl Marx e Friedrich Engels.       
  •  Liberalismo: condições precárias no trabalho fabril no século XIX, principalmente no caso do trabalho feminino e infantil; inexistência de direitos trabalhistas institucionalizados.
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO 

O surgimento do Movimento Feminista encontra-se inserido no amplo cenário da segunda metade do século XIX, no qual são colocadas em foco as reivindicações de diversos grupos sociais subalternos da Europa e da América. Trata-se de um momento no qual várias desigualdades e explorações internas ao liberalismo são colocadas em evidência e tomam forma teorias que criticam essa organização política e econômica e propõem alternativas a esta. Da mesma forma, emergem grupos organizados que lutam para ocuparem novos lugares dentro da sociedade, entre os quais o Movimento Operário e o próprio Feminismo. O Movimento Feminista, em um primeiro momento, apresentava reivindicações relativas ao direito à propriedade, inclusive da mulher sobre o seu corpo, sem a dependência da figura masculina, mas logo expandem para a participação política e o direito ao voto. No século XX, principalmente a partir da década de 1960, a bandeira do Movimento se amplia, atingindo temas antes nem mencionados, como a liberdade sexual e a ideia de igualdade total aos homens, política e culturalmente. A partir da década de 1980, tem-se um intenso debate no interior do Movimento contra posições autoritárias que teriam sido tomadas e com tendência a uma relativização do conceito de mulher, com a consideração de outras identidades, como a nacional. No Brasil do final do século XX e início do século XXI, o feminismo tem como principais bandeiras a igualdade de condições de trabalho e o combate à violência doméstica.

DESENVOLVIMENTO

Primeira atividade

Os alunos devem ser divididos previamente em grupos, que ficarão responsáveis pela pesquisa no Laboratório de Informática dos seguintes temas:

  • Grupo 1 – O contexto socioeconômico do século XIX e o surgimento do Movimento Feminista.  O objetivo da pesquisa deve ser o cenário de contestação que favoreceu a emersão de reivindicações e ações feministas;
  • Grupo 2 – As principais reivindicações do Movimento Feminista em seus primeiros anos, entre 1848 e década de 1940. Neste tema, o aluno deverá perceber os principais pontos que permeavam o discurso feminista no período e suas relações com o contexto social maior, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial;
  • Grupo 3 – As principais reivindicações do Movimento Feminista nas décadas de 1960 e 1970. O objetivo é relacionar a pauta do movimento no momento e suas relações com o contexto, como a Revolução Cultural de Maio de 1968;
  • Grupo 4 – As novas visões sobre o Movimento Feminista. A intenção aqui é levantar novas perspectivas e críticas do movimento, a partir da década de 1980.

Os links e imagens sugeridos para a pesquisa são os listados abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo 

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/%20movimento-feminista.htm 

http://www.infoescola.com/sociologia/feminismo/ 

http://www.brasilescola.com/historiab/feminismo.htm

  As imagens devem ser utilizadas pelos alunos como fontes para a percepção de múltiplas visões e representações femininas e do feminino ao longo do tempo.

Segunda atividade

Cada um dos grupos será instruído a consultar os links e fotos como fontes para a construção de textos acerca de cada um dos temas, que serão apresentados em sala pelos respectivos grupos, de forma oral ou por meio de cartazes. As quatro apresentações consistirão em espaço para a troca de informações em torno dos temas.

Terceira atividade

Após as apresentações, os alunos deverão mobilizar-se, dispondo as carteiras em forma de círculo para um debate que envolverá as seguintes questões:

• O Movimento Feminista conseguiu alcançar todos os seus objetivos plenamente?

• Que lugar na sociedade ocupa hoje o Movimento Feminista e qual a sua importância dentro da sociedade brasileira?

CONCLUSÃO 

Por fim, os alunos terão desenvolvido a percepção do Feminismo como um movimento social diverso e múltiplo ao longo do tempo, com importante papel na construção de uma sociedade mais democrática e igualitária, muito embora sujeito a críticas e com muitas conquistas a serem ainda alcançadas.

Recursos Complementares
Avaliação

A pesquisa será avaliada por meio do texto construído em grupo, que será entregue ao professor e, da mesma forma, pela apresentação do grupo em sala de aula, dando ênfase à capacidade de construção de texto e de síntese oral do trabalho. Após o debate final, durante o qual o professor deverá estar atento à participação e atenção do grupo, os alunos escreverão um relatório dos principais pontos levantados e trabalhados pela sala e de suas conclusões. O relatório deverá ser construído na forma de tópicos e possuir no máximo duas laudas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Olliver Christopher Soares Rocha, Rede educacional Prisma , Minas Gerais - disse:
    olliver_christopher@yahoo.com

    27/03/2014

    Cinco estrelas

    A percepção que se tem sobre a aula apresentada é ótima, um grande feito para os alunos brasileiros porque grande parte desses não tem acesso a uma educação de boa qualidade nas escolas públicas. Sendo isso um fato os autores dessa aula estão de parabéns por apresentarem tal proposta.


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