22/11/2010
Raissa Brescia dos Reis; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
O grupo poderá aprender sobre quando se deu o surgimento do Movimento Feminista, na segunda metade do século XIX, em um contexto de grande efervescência social e política, e como suas reivindicações se modificaram ou permaneceram ao longo do tempo. Perceberá, pois, a importância da luta feminista como movimento social e político ao longo do tempo e ainda hoje, no Brasil e no Mundo.
INTRODUÇÃO
O surgimento do Movimento Feminista encontra-se inserido no amplo cenário da segunda metade do século XIX, no qual são colocadas em foco as reivindicações de diversos grupos sociais subalternos da Europa e da América. Trata-se de um momento no qual várias desigualdades e explorações internas ao liberalismo são colocadas em evidência e tomam forma teorias que criticam essa organização política e econômica e propõem alternativas a esta. Da mesma forma, emergem grupos organizados que lutam para ocuparem novos lugares dentro da sociedade, entre os quais o Movimento Operário e o próprio Feminismo. O Movimento Feminista, em um primeiro momento, apresentava reivindicações relativas ao direito à propriedade, inclusive da mulher sobre o seu corpo, sem a dependência da figura masculina, mas logo expandem para a participação política e o direito ao voto. No século XX, principalmente a partir da década de 1960, a bandeira do Movimento se amplia, atingindo temas antes nem mencionados, como a liberdade sexual e a ideia de igualdade total aos homens, política e culturalmente. A partir da década de 1980, tem-se um intenso debate no interior do Movimento contra posições autoritárias que teriam sido tomadas e com tendência a uma relativização do conceito de mulher, com a consideração de outras identidades, como a nacional. No Brasil do final do século XX e início do século XXI, o feminismo tem como principais bandeiras a igualdade de condições de trabalho e o combate à violência doméstica.
DESENVOLVIMENTO
Primeira atividade
Os alunos devem ser divididos previamente em grupos, que ficarão responsáveis pela pesquisa no Laboratório de Informática dos seguintes temas:
Os links e imagens sugeridos para a pesquisa são os listados abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/%20movimento-feminista.htm
http://www.infoescola.com/sociologia/feminismo/
http://www.brasilescola.com/historiab/feminismo.htm
As imagens devem ser utilizadas pelos alunos como fontes para a percepção de múltiplas visões e representações femininas e do feminino ao longo do tempo.
Segunda atividade
Cada um dos grupos será instruído a consultar os links e fotos como fontes para a construção de textos acerca de cada um dos temas, que serão apresentados em sala pelos respectivos grupos, de forma oral ou por meio de cartazes. As quatro apresentações consistirão em espaço para a troca de informações em torno dos temas.
Terceira atividade
Após as apresentações, os alunos deverão mobilizar-se, dispondo as carteiras em forma de círculo para um debate que envolverá as seguintes questões:
• O Movimento Feminista conseguiu alcançar todos os seus objetivos plenamente?
• Que lugar na sociedade ocupa hoje o Movimento Feminista e qual a sua importância dentro da sociedade brasileira?
CONCLUSÃO
Por fim, os alunos terão desenvolvido a percepção do Feminismo como um movimento social diverso e múltiplo ao longo do tempo, com importante papel na construção de uma sociedade mais democrática e igualitária, muito embora sujeito a críticas e com muitas conquistas a serem ainda alcançadas.
A pesquisa será avaliada por meio do texto construído em grupo, que será entregue ao professor e, da mesma forma, pela apresentação do grupo em sala de aula, dando ênfase à capacidade de construção de texto e de síntese oral do trabalho. Após o debate final, durante o qual o professor deverá estar atento à participação e atenção do grupo, os alunos escreverão um relatório dos principais pontos levantados e trabalhados pela sala e de suas conclusões. O relatório deverá ser construído na forma de tópicos e possuir no máximo duas laudas.
Cinco estrelas 1 classificações
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27/03/2014
Cinco estrelasA percepção que se tem sobre a aula apresentada é ótima, um grande feito para os alunos brasileiros porque grande parte desses não tem acesso a uma educação de boa qualidade nas escolas públicas. Sendo isso um fato os autores dessa aula estão de parabéns por apresentarem tal proposta.