14/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
ATIVIDADE 1
No laboratório de informática, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=weiFrmepVt8
Depois de assisti-lo, o professor deverá perguntar aos alunos em que língua o desenho está dublado. Certamente os alunos responderão que o desenho está em português de Portugal. O professor então deverá escrever no quadro a seguinte palavra:
CANDEEIRO
Em seguida, ele solicitará aos alunos que procurem no dicionário o significado dessa palavra. (O professor já terá providenciado os dicionários se os alunos não tiverem) Provavelmente eles encontrarão:
candeeiro - can.de.ei.ro sm (candeia+eiro) 1 Utensílio de várias formas, em que se coloca azeite, querosene ou gás inflamável para iluminação.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=candeeiro
O professor solicitará a um aluno que leia o significado encontrado. Feito isso, o professor deverá mostrar a imagem de um candeeiro:
http://www.reis-reis.com/images/Candeeiro%20pe%20baixo%20tulipa.jpg
O professor então mostrará o significado de "candeeiro" retirado de um dicionário de português luso.
candeeiro (candeia + -eiro) s. m. 1. Objecto de várias formas que, geralmente suspenso ou sustentado por um pé, é destinado a iluminar, sendo alimentado por electricidade ou por algum fluido combustível como azeite, óleo, querosene, gás, etc. (ex.: candeeiro a petróleo, candeeiro de pé, candeeiro de tecto).
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=candeeiro
O professor deverá pedir para um aluno ler o significado de "candeeiro". Em seguida, deverá alertar os alunos a respeito da diferença de significado em relação ao uso de eletricidade no candeeiro português. Assim, o que chamamos de "poste de energia", os portugueses chamam de candeeiro.
O professor então mostrará a imagem do "candeeiro" português:
http://www.priberam.pt/dlpo/images/Facebook/utilizadas/candeeiro.JPG
Em seguida, o professor deverá colocar o vídeo novamente e identificar a sequência em que Dennis e Margaret quase se esbarram em um candeeiro. Depois disso, o professor, juntamente com os alunos, deverá identificar alguns trechos de fala que julgarem interessante, como por exemplo, o uso do gerúndio, expressões, pronomes. Apresentamos, a seguir, algumas sequências interessantes:
"Que disparate!" - "Devias ter me dito" - "És tão teimosa" - "O que estás a fazer?"
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=uYZjGrJO-r8
Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá organizar a turma em grupos. Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos (projeção ou cópia) algumas imagens que remetem ao que foi falado no vídeo assistido. Os alunos deverão escrever qual é a relação das imagens com o vídeo. Dessa maneira, eles retomarão o que foi explicado e discutirão as ideias em grupos. As imagens são as seguintes:
http://maonarodablog.com.br/wp-content/uploads/2010/08/museu-lingua-portuguesa.jpg
Museu da Língua Portuguesa
http://www.ipahb.com.br/img/indio_o3.jpg
Índios
Marquês de Pombal
Camões
http://jobertosales.files.wordpress.com/2009/07/machado-de-assis1.jpg
Machado de Assis
Ao término do tempo para a realização da atividade, o professor fará a correção juntamente com os alunos, verificando o que cada grupo escreveu para cada imagem. Se o professor julgar necessário, poderá mostrar o vídeo novamente.
ATIVIDADE 3
Ainda no laboratório de informática, os alunos deverão acessar o dicionário luso-brasileiro, disponível no seguinte endereço:
http://www.la-e-ca.net/la-e-ca/index.php?option=com_definition&Itemid=29
O professor deverá destinar um tempo para que os alunos "naveguem" pelas palavras apresentadas pelo dicionário. Nele, o aluno conhecerá dezenas de palavras do português europeu que não são usadas no português do Brasil, ou que apresentam sentido diferente daquele conhecido por nós.
Feito isso, o professor deverá propor aos alunos que criem uma pequena cena utilizando algumas palavras do dicionário que acharam mais interessantes. Eles deverão criar uma situação cotidiana e usar as palavras do português europeu que não são comuns para nós. O grupo deverá se apresentar para toda a turma em dia marcado pelo professor. O trabalho também poderá ser filmado e disponibilizado na Internet.
O professor poderá apresentar aos alunos os vídeos seguintes que tratam desse mesmo assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=U0r2O_QdMmY&playnext=1&list=PL6DD52DBF550161B4&index=32
http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm Mais diferenças entre o português europeu e brasileiro.
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000200015&script=sci_arttext Artigo: A língua portuguesa no Brasil
Professor, para complementar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse os sites acima.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!