Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O português europeu e brasileiro: qual a diferença?

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as diferenças entre o português europeu e brasileiro;
  • conhecer a origem da língua portuguesa;
  • discutir sobre as diferenças de sentido entre uma mesma palavra usadas em países diferentes;
  • apresentar-se oralmente de maneira adequada.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Classe de palavras.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laboratório de Informática
  • Uso do dicionário 

ATIVIDADE 1

No laboratório de informática, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=weiFrmepVt8 

Depois de assisti-lo, o professor deverá perguntar aos alunos em que língua o desenho está dublado. Certamente os alunos responderão que o desenho está em português de Portugal. O professor então deverá escrever no quadro a seguinte palavra:

CANDEEIRO

Em seguida, ele solicitará aos alunos que procurem no dicionário o significado dessa palavra. (O professor já terá providenciado os dicionários se os alunos não tiverem) Provavelmente eles encontrarão:

candeeiro - can.de.ei.ro sm (candeia+eiro) 1 Utensílio de várias formas, em que se coloca azeite, querosene ou gás inflamável para iluminação.

 Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=candeeiro   

O professor solicitará a um aluno que leia o significado encontrado. Feito isso, o professor deverá mostrar a imagem de um candeeiro:

http://www.reis-reis.com/images/Candeeiro%20pe%20baixo%20tulipa.jpg 

O professor então mostrará o significado de "candeeiro" retirado de um dicionário de português luso.

candeeiro (candeia + -eiro) s. m. 1. Objecto de várias formas que, geralmente suspenso ou sustentado por um pé, é destinado a iluminar, sendo alimentado por electricidade ou por algum fluido combustível como azeite, óleo, querosene, gás, etc. (ex.: candeeiro a petróleo, candeeiro de pé, candeeiro de tecto).

http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=candeeiro 

O professor deverá pedir para um aluno ler o significado de "candeeiro". Em seguida, deverá alertar os alunos a respeito da diferença de significado em relação ao uso de eletricidade no candeeiro português. Assim, o que chamamos de "poste de energia", os portugueses chamam de candeeiro.

O professor então mostrará a imagem do "candeeiro" português:

http://www.priberam.pt/dlpo/images/Facebook/utilizadas/candeeiro.JPG 

Em seguida, o professor deverá colocar o vídeo novamente e identificar a sequência em que Dennis e Margaret quase se esbarram em um candeeiro. Depois disso, o professor, juntamente com os alunos, deverá identificar alguns trechos de fala que julgarem interessante, como por exemplo, o uso do gerúndio, expressões, pronomes. Apresentamos, a seguir, algumas sequências interessantes:

"Que disparate!" - "Devias ter me dito" - "És tão teimosa" - "O que estás a fazer?"

ATIVIDADE 2

O professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=uYZjGrJO-r8 

Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá organizar a turma em grupos. Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos (projeção ou cópia) algumas imagens que remetem ao que foi falado no vídeo assistido. Os alunos deverão escrever qual é a relação das imagens com o vídeo. Dessa maneira, eles retomarão o que foi explicado e discutirão as ideias em grupos. As imagens são as seguintes:

http://maonarodablog.com.br/wp-content/uploads/2010/08/museu-lingua-portuguesa.jpg 

Museu da Língua Portuguesa

http://www.ipahb.com.br/img/indio_o3.jpg 

Índios

http://2.bp.blogspot.com/_C9_ctM0QbzI/RhAzLlZxeEI/AAAAAAAAAQY/Dno4VzORLYY/s320/Marqu%C3%AAs+de+Pombal.jpg 

Marquês de Pombal

http://alma-e-pele.ricardodinissantos.com/wp-content/uploads/2009/10/Lu%C3%ADs-Vaz-de-Cam%C3%B5es-por-Fran%C3%A7ois-G%C3%A9rard.jpg 

Camões

http://jobertosales.files.wordpress.com/2009/07/machado-de-assis1.jpg 

Machado de Assis

Ao término do tempo para a realização da atividade, o professor fará a correção juntamente com os alunos, verificando o que cada grupo escreveu para cada imagem. Se o professor julgar necessário, poderá mostrar o vídeo novamente.

ATIVIDADE 3

Ainda no laboratório de informática, os alunos deverão acessar o dicionário luso-brasileiro, disponível no seguinte endereço:

http://www.la-e-ca.net/la-e-ca/index.php?option=com_definition&Itemid=29 

O professor deverá destinar um tempo para que os alunos "naveguem" pelas palavras apresentadas pelo dicionário. Nele, o aluno conhecerá dezenas de palavras do português europeu que não são usadas no português do Brasil, ou que apresentam sentido diferente daquele conhecido por nós.

Feito isso, o professor deverá propor aos alunos que criem uma pequena cena utilizando algumas palavras do dicionário que acharam mais interessantes. Eles deverão criar uma situação cotidiana e usar as palavras do português europeu que não são comuns para nós.  O grupo deverá se apresentar para toda a turma em dia marcado pelo professor. O trabalho também poderá ser filmado e disponibilizado na Internet.

O professor poderá apresentar aos alunos os vídeos seguintes que tratam desse mesmo assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=U0r2O_QdMmY&playnext=1&list=PL6DD52DBF550161B4&index=32 

http://www.youtube.com/watch?v=Ina1hS5r6Bg 

Recursos Complementares

http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm   Mais diferenças entre o português europeu e brasileiro. 

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000200015&script=sci_arttext Artigo: A língua portuguesa no Brasil 

Professor, para complementar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse os sites acima.

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante a execução das atividades. É importante observar a postura dos alunos durante a atividade de encenação (postura corporal, entonação). Nas atividades em grupo é preciso observar se todos os alunos estão participando ativamente.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.