Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Onde moro?

 

29/11/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      

  •  Compreender a importância de conhecer o ambiente em nossa volta.
  • Conhecer o que faz desse lugar, algo especial para nós.    
  •  Promover contato com realidades diferentes da nossa, identificando diferenças e proximidades.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Conhecer melhor o lugar onde vivem e ao mesmo tempo da realidade brasileira, a existência de uma grande desigualdade social que gera diferentes oportunidades à população.

Estratégias e recursos da aula

1° momento:  Rodinha de conversa: iniciar a temática “ O lugar onde moro” explorando, por meio de perguntas problematizadoras, os conhecimentos prévios das crianças: Como é o lugar onde você mora? Você gosta deste lugar? Por quê? Como é a sua rua, sua casa?  Quem cuida de você e de sua casa? Você ajuda a cuidar do lugar onde você mora? Quais são as pessoas que moram com você? Você gosta delas? De que é feita a sua casa (madeira, madeirite, cimento etc)? Quais os tipos de casa que você conhece? Você sabe como moram os índios? E os esquimós, os ribeirinhos? Por que as casas, muitas vezes, precisam ser diferentes? Será que o calor ou o frio podem influenciar na maneira como construímos nossas casas? Por que a casa onde moramos é tão importante? Formular as hipóteses junto às crianças.

2º momento: Partindo das hipóteses das crianças , explorar os tipos de residência, se casa, prédio ou sobrado, através de gravuras, mostrando que existem outros tipos de casa, como oca, iglu, casa de barro e palha, e ainda as palafitas.

  • Outra sugestão: Aula coletiva no laboratório de informática: “ Os diferentes tipos de moradia” . Explorar oralmente as características de cada uma. ( Ver recursos complementares).
  • Atividade de registro: cada criança escolhe um tipo de moradia para fazer a tentativa de escrita ou o desenho.

3° momento: Você conhece a casa de João e Maria? Contação de história: JOÃO E MARIA.

Sinopse: As crianças se encantam com a história de João e Maria, que, ao serem abandonados pelos pais na floresta, encontraram uma deliciosa e adorável casa de doces, mas que, na verdade, escondia uma terrível bruxa.

4º momento: Hora do reconto. Explorar o tipo de casa de João e Maria: esta casa é real? Existe uma casa enfeitada de doces? O que esses doces podem significar? Há pessoas que podem nos oferecer doces (coisas gostosas, boas aparentemente), mas que na verdade, querem nos enganar. Devemos tomar cuidado com essas pessoas.

5º momento: MUSICALIZAÇÃO. Explorar a música que envolve a temática “ Casa”.

A casa - Toquinho

Composição: Vinícios de Moraes

 Era uma casa

Muito engraçada

Não tinha teto

Não tinha nada

Ninguém podia

Entrar nela não

Porque na casa

Não tinha chão

Ninguém podia

Dormir na rede

Porque na casa

Não tinha parede

Ninguém podia

 Fazer pipi

Porque pinico

Não tinha ali

Mas era feita

Com muito esmero

Na rua dos bobos

Número zero

  • Pode-se fazer um trabalho paralelo com a música “A Casa”, para que as crianças atinjam um momento de maior reflexão, sobre as pessoas que não possuem casa e que moram em condições sub-humanas, nas ruas, debaixo de pontes e marquises de prédios.
  • Encontrar na música a palavra CASA.
  • Perguntar às crianças se moram em casa ou prédio. Distribuir diferentes materiais para construírem sua moradia.
  • Materiais: caixas de diferentes tamanhos, tinta, cola, palito de picolé, canudinho, figuras geométricas recortadas de cartolina.

6º momento: Conversar com as crianças sobre a importância da casa e da família, pois assim perceberão como podem ajudar em casa, o quanto é importante colaborar com as tarefas domésticas, como guardar seus brinquedos, manter seu quarto arrumado, ajudar os irmãos mais novos, enxugar vasilhas, aprendizados estes, que ficarão para toda a vida.

  • Brincadeira para estimular a percepção tátil: descobrir o nome do utensílio doméstico utilizando somente o tato.
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser realizadas das seguintes maneiras:

  • Observação da criança.
  • Anotações – registro.
  • Trabalhos realizados pelas crianças.
  • Diálogo com as crianças e seus familiares.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.