29/11/2010
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Conhecer melhor o lugar onde vivem e ao mesmo tempo da realidade brasileira, a existência de uma grande desigualdade social que gera diferentes oportunidades à população.
1° momento: Rodinha de conversa: iniciar a temática “ O lugar onde moro” explorando, por meio de perguntas problematizadoras, os conhecimentos prévios das crianças: Como é o lugar onde você mora? Você gosta deste lugar? Por quê? Como é a sua rua, sua casa? Quem cuida de você e de sua casa? Você ajuda a cuidar do lugar onde você mora? Quais são as pessoas que moram com você? Você gosta delas? De que é feita a sua casa (madeira, madeirite, cimento etc)? Quais os tipos de casa que você conhece? Você sabe como moram os índios? E os esquimós, os ribeirinhos? Por que as casas, muitas vezes, precisam ser diferentes? Será que o calor ou o frio podem influenciar na maneira como construímos nossas casas? Por que a casa onde moramos é tão importante? Formular as hipóteses junto às crianças.
2º momento: Partindo das hipóteses das crianças , explorar os tipos de residência, se casa, prédio ou sobrado, através de gravuras, mostrando que existem outros tipos de casa, como oca, iglu, casa de barro e palha, e ainda as palafitas.
3° momento: Você conhece a casa de João e Maria? Contação de história: JOÃO E MARIA.
Sinopse: As crianças se encantam com a história de João e Maria, que, ao serem abandonados pelos pais na floresta, encontraram uma deliciosa e adorável casa de doces, mas que, na verdade, escondia uma terrível bruxa.
4º momento: Hora do reconto. Explorar o tipo de casa de João e Maria: esta casa é real? Existe uma casa enfeitada de doces? O que esses doces podem significar? Há pessoas que podem nos oferecer doces (coisas gostosas, boas aparentemente), mas que na verdade, querem nos enganar. Devemos tomar cuidado com essas pessoas.
5º momento: MUSICALIZAÇÃO. Explorar a música que envolve a temática “ Casa”.
A casa - Toquinho
Composição: Vinícios de Moraes
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque pinico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero
6º momento: Conversar com as crianças sobre a importância da casa e da família, pois assim perceberão como podem ajudar em casa, o quanto é importante colaborar com as tarefas domésticas, como guardar seus brinquedos, manter seu quarto arrumado, ajudar os irmãos mais novos, enxugar vasilhas, aprendizados estes, que ficarão para toda a vida.
A avaliação poderá ser realizadas das seguintes maneiras:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!