Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O teatro durante a ditadura militar brasileira

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)

Ana Letícia Oliveira Goulart; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender quais foram os principais grupos e movimentos de teatro que atuaram no período da ditadura militar brasileira e a relação entre suas propostas de dramaturgia e o contexto político e cultural da época.

Duração das atividades
3 aulas de 90 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer o período da Ditadura Militar Brasileira

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que o trabalho seja feito a partir das imagens e trechos que seguem:   

A mais valia vai acabar seu Edgar - 1960 (Imagem disponível em:  http://teatropolitico60.files.wordpress.com/2010/01/amaisvaliavaiacabarseuedgar_cpc_une_teatropolitico601.jpg?w=720&h=500)

Trecho: Já que não há o que fazer/ Se não há onde trabalhar/ Se meu braço tem de parar/ O melhor, mais bonito, é morrer. (Música de Carlos Lyra e Oduvaldo Vianna Filho para a peça A mais valia vai acabar seu Edgar. Fonte: Site oficial Carlos Lyra. Disponível em http://www.carloslyra.com/portugues/pecas.asp?secao=pecas&str=maisvalia&pagina=1)    

Liberdade, Liberdade (1965)

Trecho: Sou apenas um homem de teatro. Sempre fui e sempre serei um homem de teatro. Quem é capaz de dedicar toda a vida à humanidade e à paixão existentes nestes metros de tablado, esse é um homem de teatro. Nós achamos que é preciso cantar. Agora, mais que nunca, é preciso cantar. (Paulo Autran na peça Liberdade, Liberdade. Fonte: )   

Show Opinião - 1964 (Imagem disponível em http://esquizofia.files.wordpress.com/2010/04/show-opiniao.jpg)

Trecho: Meu nome é João Batista Vale. Pobre no Maranhão é Batista ou é Ribamar. Eu saí Batista. Nasci na cidade de Pederneiras, rua da Golada. Modéstia parte, a rua da Golada hoje se chama João do Vale. Quer dizer, eu assim com essa cara já sou rua. Mora na Fundação da Casa Popular de Deodoro, rua 17, quadra 44, casa 5. Duas horas, sem encontrar ladrão, chega lá. (João do Vale no Show Opinião)   

O rei da vela - 1967 (Imagem disponível em: http://mtroi.blog.uol.com.br/images/reivela.jpg)

Trecho: A burguesia só produziu um teatro de classe. Hoje evoluímos. Chagamos à espinafração! (Trecho da peça O rei da Vela)  

1ª aula:  

  • Fixe as imagens acima na parede da sala. ATENÇÃO: As imagens não devem estar identificadas.  
  •  Imprima em folhas de papel os trechos das peças citados a cima. ATENÇÃO: os trechos deverão estar desconectados das imagens. Abaixo de cada trecho o professor deverá identificar a peça, para que os alunos possam pesquisa-la.   
  • Divida os alunos em 4 grupos e distribua aleatoriamente para cada grupo um papel com o trecho de uma peça.

Cada grupo deverá se levantar e ler o trecho em voz alta para a classe. Em seguida, o grupo deverá escolher dentre as imagens projetadas na parede a que acredita representar seu trecho. A escolha deverá ser justificada. Finda a apresentação dos grupos, os alunos deverão se dirigir ao laboratório de informática onde realizarão uma pesquisa sobre a peça de sua responsabilidade. O trabalho deverá abordar além de informações básicas sobre a peça outros itens como o grupo responsável pela montagem, sua importância, o autor, o diretor, os principais atores, curiosidades e a relação entre a peça e o momento histórico.   

Professor: Neste primeiro momento, os alunos poderão fazer associações equivocadas entre imagem e pesquisa. O equívoco faz parte da nossa proposta, já que a pesquisa, realizada em seguida, mostrará aos alunos como a informação é importante para direcionar o olhar sobre a imagem.

2ª aula:  

Cada grupo de alunos devera apresentar em um seminário as informações obtidas sobre a peça. Os grupos deverão retomar seus trechos (agora fixados na parede junto a uma imagem) e a partir das informações adquiridas na pesquisa deverão reavaliar a conexão entre trecho e imagem feita anteriormente.  A atividade deverá ser feita por um grupo de cada vez, em voz alta para que os demais alunos possam participar do processo.

3 aula:

O professor poderá propor a encenação dos trechos selecionados. A aptidão e o interesse de cada aluno deverão ser respeitados, assim aqueles que não se sentirem à vontade para atuar na peça poderão realizar outras atividades: um grupo poderá recolher as imagens e trechos e se responsabilizar pelo material de divulgação do espetáculo; outro grupo poderá se encarregar do cenário e do figurino, etc. A peça poderá ser apresentada aos alunos de outras classes em um espaço apropriado da escola.

Conclusão: Ao final das cinco aulas os alunos deverão conhecer os principais grupos e peças de teatro brasileiro no período da militar brasileiro e sua importância na resistência política e cultural a Ditadura Militar.

Recursos Complementares

Filme: Regime Militar. Disponivel em www.historiadigital.org/2009/08/videos-de-boris-fausto-regime-militar.html

Leitura:  Censura, repressão e resistência no teatro brasileiro. Disponível em: books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=F2-Dhf2HFucC&oi=fnd&pg=PA7&dq=teatro+ditadura+militar&ots=s7g8gEFNXr&sig=PCseikNWDsb6BFNqD257Ws2M2nk#v=onepage&q=teatro%20ditadura%20militar&f=fals

 Leitura: Ou vocês mudam ou acabam: teatro e censura na ditadura militar (1964 a 1985). Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp056609.pdf

Avaliação

A avaliação devera ser feita a cada aula. O professor deve estar atento a participação dos alunos e a qualidade do trabalho de pesquisa que irão apresentar bem como sua participação no trabalho final. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.