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Doenças adquiridas em contato com o solo.

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Listar as doenças adquiridas em contato com o solo;
  • Conhecer como se prevenir as doenças contraídas em contato com o solo;
  • Relacionar as atitudes coletivas e medidas governamentais para conservar a saúde da população de um determinado lugar.  
Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Doenças causadas no contato com o solo.

Prevenção

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Investigar sobre doenças transmitidas pelo solo.

1º momento

Apresente inicial três doenças adquiridas no contato com o solo, e pergunte se os alunos já ouviram falar e solicite que façam uma descrição das imagens e descrevam as suas impressões. A partir desse momento, incentive os alunos para fazer uma busca sobre essas e outras doenças transmitidas pelo solo.

 Tétano - amarelão - esquistossomose (barriga-d'água).

          

http://www.gartic.com.br/imgs/mural/dr/driccak/1261553247.gif

http://1.bp.blogspot.com/_hyGmE6COscI/S_XNk2taEWI/AAAAAAAAAKw/1xR3k442xdo/s1600/ciclo-do-amarelao.jpg

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-solo/doencas-solo.jpg

 

2º Momento

Inicie o tema discutindo com os  alunos fazendo leitura do texto doenças transmitidas pelo solo. As crianças fazem a leitura e organiza as informações com nome da doença;  como se adquire; as prevenções e o tratamento.

Texto: As doenças transmitidas pelo solo.

http://www.grupoescolar.com/materia/doencas_transmitidas_pelo_solo.html

 

Doenças

Contaminação

Prevenção

Tratamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª Atividade - Conversar sobre doenças transmitidas pelo solo

 

Converse com seus alunos sobre o contato das crianças e dos adultos com o solo, discuta que nem todo o solo transmite doenças, somente quando se encontra contaminado. Verifique com eles em livros didáticos ou em revistas que o solo pode provocar doenças originadas de bactérias, fungos, vírus, protozoários ou helmintos.  Você pode fazer uma orientação ao seu aluno usando como recurso  uma história com fantoches para tratar e esclarecer o modo como as pessoas são contaminadas por diversas doenças, os cuidados que deverão ser tomados no cotidiano. 

 

3ª atividade - Assistir vídeo, comentar e fazer conferências.

1º momento

Professor assista com seus alunos o vídeo  “Doenças transmissíveis pelo solo”. Durante o vídeo, pause, deixe-os fazerem leituras, comentários e exemplificar. 

http://www.youtube.com/watch?v=PhAu5fDfKzY     

2º momento

Os alunos se reúnem em grupos e cada grupo organiza um painel com as doenças transmitidas pelo solo. Exemplo de painéis: doenças provocadas por Vermes, fungos e baterias.  Os painéis devem conter ilustrações, figuras e desenhos feitos pelos alunos, a parte explicativa como as pessoas são contaminadas, como evitar, qual o tratamento e as atitudes da população relacionadas com as campanhas e atendimento  da saúde pública.

Materiais para organização dos paineis

Livro didático dos alunos.

Recurso do MEC,  ABC da Saúde -

Verminose.

 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?452&-verminoses

Tétano

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?410&-tetano

Outros materiais adotados pelo  professor e alunos e textos indicados nessa aula.

3º momento

 Convide os pais para participar desse debate. No dia marcado, cada membro do grupo faz a conferência sobre uma doença indicada no seu painel. Ao final, faz um fechamento mostrando a necessidade das pessoas se envolverem com a própria saúde, com medidas simples de prevenção.

O professor durante a apresentação de cada grupo auxilia no que for necessário e ao final da apresentação de todos os grupos, abre para o debate.

 Os pais podem fazer perguntas, tirando dúvidas, pedindo esclarecimentos e podem exemplificar com situações reais vivenciadas com as doenças abordadas pelos alunos.

Os alunos em grupo, com auxilio do professor, estabelece o diálogo com os pais, respondendo as suas perguntas, analisando os seus exemplos para concordar o ou esclarecer sobre a doença exemplificada.  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram:

  • realizar as atividades propostas, aplicando os novos conhecimentos: listando as doenças adquiridas em contato com o solo, explicando  o modo de prevenção das doenças contraídas em contato com o solo;
  • discutir sobre a importância das atitudes coletivas relacionadas às medidas governamentais para conservar a saúde da população de um determinado lugar.medidas governamentais para conservar a saúde da população de um determinado lugar;
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