07/02/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Doenças causadas no contato com o solo.
Prevenção
Apresente inicial três doenças adquiridas no contato com o solo, e pergunte se os alunos já ouviram falar e solicite que façam uma descrição das imagens e descrevam as suas impressões. A partir desse momento, incentive os alunos para fazer uma busca sobre essas e outras doenças transmitidas pelo solo.
Tétano - amarelão - esquistossomose (barriga-d'água).
http://www.gartic.com.br/imgs/mural/dr/driccak/1261553247.gif
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-solo/doencas-solo.jpg
Inicie o tema discutindo com os alunos fazendo leitura do texto doenças transmitidas pelo solo. As crianças fazem a leitura e organiza as informações com nome da doença; como se adquire; as prevenções e o tratamento.
Texto: As doenças transmitidas pelo solo.
http://www.grupoescolar.com/materia/doencas_transmitidas_pelo_solo.html
Doenças |
Contaminação |
Prevenção |
Tratamento |
|
|
|
|
Converse com seus alunos sobre o contato das crianças e dos adultos com o solo, discuta que nem todo o solo transmite doenças, somente quando se encontra contaminado. Verifique com eles em livros didáticos ou em revistas que o solo pode provocar doenças originadas de bactérias, fungos, vírus, protozoários ou helmintos. Você pode fazer uma orientação ao seu aluno usando como recurso uma história com fantoches para tratar e esclarecer o modo como as pessoas são contaminadas por diversas doenças, os cuidados que deverão ser tomados no cotidiano.
Professor assista com seus alunos o vídeo “Doenças transmissíveis pelo solo”. Durante o vídeo, pause, deixe-os fazerem leituras, comentários e exemplificar.
http://www.youtube.com/watch?v=PhAu5fDfKzY
Os alunos se reúnem em grupos e cada grupo organiza um painel com as doenças transmitidas pelo solo. Exemplo de painéis: doenças provocadas por Vermes, fungos e baterias. Os painéis devem conter ilustrações, figuras e desenhos feitos pelos alunos, a parte explicativa como as pessoas são contaminadas, como evitar, qual o tratamento e as atitudes da população relacionadas com as campanhas e atendimento da saúde pública.
Materiais para organização dos paineis
Livro didático dos alunos.
Verminose.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?452&-verminoses
Tétano
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?410&-tetano
Outros materiais adotados pelo professor e alunos e textos indicados nessa aula.
Convide os pais para participar desse debate. No dia marcado, cada membro do grupo faz a conferência sobre uma doença indicada no seu painel. Ao final, faz um fechamento mostrando a necessidade das pessoas se envolverem com a própria saúde, com medidas simples de prevenção.
O professor durante a apresentação de cada grupo auxilia no que for necessário e ao final da apresentação de todos os grupos, abre para o debate.
Os pais podem fazer perguntas, tirando dúvidas, pedindo esclarecimentos e podem exemplificar com situações reais vivenciadas com as doenças abordadas pelos alunos.
Os alunos em grupo, com auxilio do professor, estabelece o diálogo com os pais, respondendo as suas perguntas, analisando os seus exemplos para concordar o ou esclarecer sobre a doença exemplificada.
Doenças transmitidas pelo solo (vídeo).
Avaliar se os alunos conseguiram:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!