Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e análise da linguagem dos slogans

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar as escolhas lexicais utilizadas na linguagem dos slogans.

Identificar o sentido que as palavras utilizadas nos slogans provocam na compreensão dos leitores.

Elaborar slogans, obedecendo às regras de redação desse gênero textual.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) ou 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham o conhecimento:

. das figuras de linguagem, em especial: metáfora, metonímia, elipse, hipérbole, personificação

. dos modos verbais, sobretudo o modo Imperativo

. das diferenças existentes entre a linguagem formal e informal

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço.  Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores. As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetida com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors, importantes instrumentos de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.

Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca. Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro?

Converse com seus alunos sobre as propagandas que já assistiram ou viram em alguma mídia impressa. Peça que eles enumerem algumas que eles julgaram as mais interessantes, divertidas, inteligentes e criativas.

Convide o professor da área de Artes Visuais e peça que ele apresente para os alunos algumas propagandas antigas, cujos slogans marcaram uma época. Eis algumas sugestões:

http://www.youtube.com/watch?v=xQOPigcjcVU&feature=related (Acesso em 17/11/2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=LYAaCIY_FzE&feature=related (Acesso em 17/11/2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=sBWu7ibZDVg (Acesso em 17/11/2010) 

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=164288 (Acesse em 17/11/2010)      

http://www.youtube.com/watch?v=rKYjC621jhw&feature=related (Acesso em 17/11/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=ckxlPxNNigM&feature=related (Acesso em 17/11/2010) 

À medida que cada propaganda for apresentada, peça para os alunos evidenciarem o slogan, a principal frase apresentada no comercial, com o propósito de apresentar o produto anunciado.

Peça que os alunos, em duplas, transcrevam os slogans, as frases de efeito, em pequenos cartazes ou fichas de cartolinas. Cada um(a) deverá ser afixado no mural da sala para a próxima atividade a ser desenvolvida.

Em um outro momento, seria interessante que os colegas das áreas de Filosofia, História e de Geografia fossem convidados para apresentarem para os alunos a contextualização em que as propagandas acima foram criadas. O momento histórico de cada uma delas, como era a distribuição de renda das pessoas, o nível de consumo, o tipo de comportamento da sociedade diante da aquisição de produtos e de aceitação dos mesmos.

Além disso, é interessante traçar um paralelo entre o que foi e que representa tudo isso hoje.

Peça aos alunos que tracem esse paralelo, evidenciando as mudanças e as evoluções - caso tenham - das propagandas que eram veiculadas antes e as de agora.

Aula 2

Professor,

Inicie a aula com as frases de efeito transcritas das propagandas antigas, pedindo para que os alunos observem a construção, o sentido que as palavras assumiram dentro do contexto da peça publicitária. Destaque algumas palavras.

Peça para que os alunos verifiquem os significados delas no dicionário e estabeleçam relações com os sentidos empregados nos slogans. Veja os questionamentos que você poderá fazer:

Não esqueça da minha Caloi. O Natal tá aí e a minha Caloi?

  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  2. Há uma elipse em determinado momento da propaganda. Que termo estaria subentendido no slogan?
  3. Por que o modo Imperativo foi utilizado nessa construção sintática?

Mantenha seu filhote forte, vamos lá! Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.

  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  2. Por que foram utilizadas as palavras "filhote" e "bichinhos"?
  3. Para qual(quais) públicos a propaganda é voltada? Justifique.
  4. O modo Imperativo utilizado nessa propaganda foi usado com a mesma intenção que a anterior?

Amiga dona de casa, olhe fixamente para esse delicioso chocolate. Toda vez que a senhora sair com o seu filho, vai ouvir a minha voz dizendo: "Compre Baton, compre Baton, seu filho merece Baton!"

  1. Que adjetivo foi utilizado nessa propaganda? Com que intenção ele foi utilizado?
  2. Há um vocativo utilizado no início da oração. Ele corresponde a toda uma classe de mulheres? Justifique.
  3. O nome do produto tem o mesmo significado que o cosmético utilizado pela maioria das mulheres? Por quê?

O primeiro Valisére a gente nunca esquece

  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  2. Há uma metonímia que aparece em um determinado momento da propaganda. Que termo teria sido substituído no slogan?

Camisas US TOP: o mundo trata melhor quem se veste bem.

"Bonita camisa, Fernandinho!"

"Muito obrigado!"

"A do senhor também é linda!"

  1. Você concorda com a primeira frase utilizada na propaganda? Justifique.
  2. De que outra forma o slogan da campanha poderia ser escrito?
  3.  O que revela a última frase da propaganda?

Faber Castell: sua companhia para escrever, desenhar e pintar

  1. Por que a Faber Castell deveria ser considerada como uma companhia?
  2. O slogan corresponde à propaganda assistida? Que outro poderia ser criado a partir da música utilizada?

Ao fazer os questionamentos acima, verifique se os conteúdos mencionados, tais como: figuras de linguagem, modo verbal, linguagem formal e informal, sentido literal e figurado, foram bem assimilados. Caso não foram, retome tais conteúdos.

Observe também como seus alunos se expressam oralmente. Para aferir a linguagem escrita, você pode dividir os alunos em grupos, distribuir os questionamentos para que eles os respondam e faça um momento de socialização das respostas e de possíveis ajustes e questionamentos.

Aula 3

Professor,

Apresente novas propagandas veiculadas. Desta vez, são peças publicitárias mais atuais e que foram divulgadas apenas na mídia impressa. Peça que os alunos observem a diferença do tipo de linguagem utilizada, sem o apelo de um vídeo, apenas da imagem do produto. Pontue as diferenças.

"FAZENDO A SUA VIDA MAIS DOCE."

http://www.medem.com.br/?page=produto&id=10 (Acesso em 17/11/2010) 

"QUEM PEDE UM, PEDE BIS"

http://www.trash80s.com.br/2010/03/ta-lembrado-o-comercial-do-chocolate-bis-nos-anos-80/ (Acesso em 17/11/2010)   

"É IMPOSSÍVEL COMER UM SÓ"

http://www.pollsb.com/photos_handler/o/23988-cheetos.jpg (Acesso em 17/11/2010)  

"O SOL NA MEDIDA CERTA"

http://www.shelflife.com.br/embalagem/sundown-nova-embalagem/  (Aceso em 17/11/2010) 

"TERRÍVEL CONTRA OS INSETOS. CONTRA OS INSETOS!"

http://www.cmlimp.com.br/inseticida-sbp-237g/ (Acesso em 17/11/2010) 

"VENDE MAIS PORQUE É FRESQUINHO OU É FRESQUINHO PORQUE VENDE MAIS"

http://www.emporiosaopaulo.com.br/produto.asp?cid=116&gid=744&gondola=%C1gua+e+Sal&pid=5996 (Acesso em 17/11/2010)  

Ao pontuarem as diferenças, peça que os alunos elaborem uma análise escrita dos slogans de cada anúncio publicitário, evidenciando o tipo de linguagem empregada, os recursos linguísticos, as figuras de linguagem, o tipo de pontuação utilizada, os sentidos que determinadas palavras assumem em um contexto.

Verifique as estratégias persuasivas e argumentativas que cada propaganda utilizou e se os alunos conseguiram captá-las e como eles se posicionam diante dos recursos empregados. Observe também e principalmente como os alunos se expressam através da língua escrita.

Se necessário, promova a retextualização dos textos elaborados pelos alunos.

Aula 4

Professor,

Convide os alunos a eles próprios criarem slogans de determinados produtos. Peça que os alunos listem alguns produtos do universo jovem e escolham dentre eles, algum em especial para que possam criar uma frase de efeito.

O primeiro momento de criação poderá ser em sala de aula. É preciso enfatizar a importância de haver um planejamento das ações, antes mesmo de execução de um projeto. Seguir passo a passo:

  1. Escolha do produto
  2. Lista das características principais
  3. Lista de vantagens de se ter esse produto
  4. Palavras do campo semântico do produto ou das características listadas

Após esse planejamento, leve os alunos ao laboratório de informática, peça o auxílio do técnico de informática ou de um professor dessa área para ajudar os alunos quanto à formatação, diagramação, escolha dos efeitos visuais, tipologia de letras, cores a serem implementadas no anúncio a ser criado.

Eis uma sugestão de um site que explica melhor o processo de criação de um slogan:

http://www.slideshare.net/lucioamaral/slogan-459893 (Acesso em 17/11/2010) 

O colega da área de Arte poderá ser convidado para esse momento também. Ele poderá auxiliar os alunos na escolha das cores, letras e ajudá-los na arte final da propaganda e do slogan criado.

Com a ajuda dos alunos, organize uma exposição dos trabalhos criados no laboratório de informática. Assim, outros colegas e a comunidade escolar poderiam apreciar a qualidade dos projetos elaborados.

Recursos Complementares

Sugestões de outros endereços eletrônicos para a sua aula, professor:

http://www.acontecendoaqui.com.br/index.asp?dep=39&pg=10144 (Acesso em 17/11/2010) -  Slogans Famosos

http://www.slideshare.net/lucioamaral/aula-4-texto-publicitario-459909 (Acesso em 17/11/2010) - Texto publicitário 

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u33.jhtm (Acesso em 17/11/2010) - Texto persuasivo 

http://www.infoescola.com/publicidade/relacao-entre-produto-e-texto-publicitario/ (Acesso em 17/11/2010) - Relação entre produto e texto publicitário 

Avaliação

Professor,

Durante a exposição dos trabalhos dos alunos, você pode perguntar a eles o que aprenderam com essa aula e pedir que façam sugestões ou críticas a ela. Essa é uma forma de avaliação muito válida. É sempre bom deixar que os alunos sejam os indicadores do seu próprio conhecimento, já que eles são os principais alvos das estratégias de ensino que criamos.

A partir da produção escrita que apresentaram, é possível analisar sua competência tanto no nível conceitual do que foi ensinado, quanto em relação à capacidade de articulação e uso da linguagem escrita.

Observe também o interesse dos alunos em relação às aulas, a participação, o nível de coerência de suas proposições e a forma como se expressam tanto oralmente, quanto na linguagem escrita.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • carlos Roberto Cordeiro de Almeida, SENAI Unidade Gráfica , Rio Grande do Sul - disse:
    karlnet007@gmail.com

    06/04/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns! Sensacional o seu material pedagógico. No momento estou analisando produtos, suas embalagens, cores, tipos de fontes, apelos de linguagens (Slogans). E o seu material é um excelente conteúdo de pesquisa enriquecendo as informações de que preciso. Cordialmente, Carlos Roberto Cordeiro de Almeida E-mail: karlnet007@gmail.com


  • maria Conceição Santana, Escola Pública , Bahia - disse:
    conca_martins@hotmail.com

    27/10/2014

    Três estrelas

    Uma aula muito criativa.Gostei muito!


  • Cristiane, Ciep Brizolão , Rio de Janeiro - disse:
    cris.pepebeil@gmail.com

    01/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa esta aula. Riquíssima e sugestiva. Não dá pra parar aí.


  • marta, Escola Muncipal Recreio , Bahia - disse:
    martagalvao10@hotmail.com

    07/03/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sequencia, estou trabalhando com a tipologia Slogan e a sugestão me ajudou bastante.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.