13/01/2011
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
- Realizar pesquisa de preço em diferentes encartes de supermercado;
- Fazer compras de produtos utilizando notas e moedas;
- Resolver situações de compra e troco.
Não há necessidade de conhecimento prévio.
1ª atividade:
Chefe de Cozinha
Leve para a sala de aula um folheto do Hortifruti com sugestões de receitas diferentes e saudáveis para cada aluno. Caso não consiga o número suficiente de folhetos, tire cópias.
Explore as informações contidas no folheto, desde o título “Receitas para divertir e nutrir” até os ingredientes utilizados no preparo de cada receita.
Após a leitura, escolha uma receita para fazer com a turma como, por exemplo, Milk Shake de Abóbora Moranga. Explique que para fazê-la é preciso comprar os ingredientes.
Pergunte aos alunos:
1- O que precisamos comprar e em que quantidade? Lembre que cada criança bebe 1 copo de 100ml.
2- Vai sobrar algum ingrediente depois de fazer a receita? Qual deles? Por quê?
Caso seja necessário, desenhe a caixa de leite (1000ml=1l) e a quantidade de copos (100ml) possíveis de serem enchidos, 10 copos .
Registrem as quantidades descobertas para fazer a receita no quadro e comprovem, preparando a receita e degustando no dia seguinte.
2ª atividade:
Procurando o menor preço
Divida a turma em grupos de cinco e entregue a cada um diferentes encartes de supermercado, sacolão e hortifruti.
Desafie os grupos a procurarem o menor preço dos ingredientes da receita do Milk Shake de Abóbora Moranga. Eles devem anotar numa folha de papel cada ingrediente, o preço e o local. Depois, cada grupo elege um representante para apresentar sua pesquisa.
INGREDIENTE |
PREÇO |
LOCAL |
leite |
|
|
abóbora moranga |
|
|
açúcar |
|
|
canela |
|
|
Aproveite esta atividade para que os alunos possam trabalhar com notas e moedas (de brinquedo), como , por exemplo:
A professora levou R$50,00 para comprar os ingredientes no hortifruti perto da escola. Ela gastou R$ 31,00. Quanto recebeu de troco?
Se ela tivesse procurado o menor preço, como a turma fez, teria gasto R$23,00. Quanto sobraria de troco?
A caixa do hortifruti não tinha moedas para dar de troco. Ela trocou uma nota de R$2,00, por moedas, com a caixa ao lado. Mostre as possibilidades de troca que ela fez.
E se você tivesse que trocar uma nota de 10 reais. Quais as notas ou moedas que utilizaria?
Registre as ideias apresentadas pela turma num cartaz, para ser consultado quando for necessário.
3ª Atividade:
Brincando de loja
Peça para cada aluno depositar seu material escolar, os livros de leitura, os gibis e alguns jogos da sala de aula em caixas de papelão decoradas e forradas. Combine com a turma o preço de cada produto e faça uma placa e coloque do lado externo de cada caixa.Ex: lápis R$0,56.
Distribua o dinheiro de brinquedo (notas e moedas) em quantidades iguais para os alunos e forme dois grupos: os vendedores e os compradores. Assim, enquanto um grupo faz o papel de vendedor, o outro é o comprador (depois trocam). Explique o papel do vendedor ( somar os preços das mercadorias, informar o valor total, dar o troco) e do comprador( verificar se tem dinheiro suficiente para a compra, se o vendedor somou corretamente os preços e se deu o troco certo).
Por último, devolva cada objeto ao seu dono ou lugar e converse com a turma sobre as compras realizadas indicando algumas propostas, tais como: se sobrou dinheiro, se comprou o que queria, se não teve dinheiro suficiente, se ficou atento ao troco, etc.
Livros:
COMO SE FOSSE DINHEIRO – Ruth Rocha, São Paulo, Editora FTD,1998.
MATEMÁTICA EM MIL E UMA HISTÓRIAS – QUEM INVENTOU O DINHEIRO?- Martins Rodrigues Teixeira e Zapt Editorial, São Paulo. Editora FTD,1997.
O LIVRO DE RECEITAS DO MENINO MALUQUINHO – Ziraldo, São Paulo, Editora Melhoramentos,1994.
Avalie durante a realização de cada atividade:
- Se ao fazer a pesquisa de preço em diferentes encartes de supermercado, os alunos utilizaram os conceitos de comparação, exclusão e ordem crescente e decrescente;
- Se resolveram os desafios propostos através de registro escrito ou com material concretos.
- Se utilizaram notas e moedas, nas situações de compra e de troco.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!