Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um caminho a percorrer: conhecendo lugares

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o desenvolvimento do saber geográfico: a localização e a distância.             
  • Identificar lugares que conhecemos que são distantes da escola e, definí-los: um bairro, outra cidade, ou também, uma comunidade rural, um rio.    
  • Compartilhar o conhecimento de  lugares utilizando mapas.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Antes de tudo a professora dará uma breve explicação da importância que cada criança têm para com a família e com a sociedade.  Sugestões:

  • Em seguida dará um questionário, onde as crianças irão responder em casa questões relacionadas à família, a sua identidade, com quem moram, onde estudam, a profissão dos seus pais e o que gostariam de ser quando crescer.
  • Após o questionário respondido e socialização com as demais crianças, a professora aplicará uma outra atividade envolvendo o seu lado artístico, onde a criança irá desenhar a si própria e os principais membros de sua família e sua casa, tentando nomear e identificar as pessoas e os objetos desenhados.

2º momento: É importante que a criança conheça a história local da cidade em que mora e os acontecimentos importantes de sua região, já que na atividade anterior a proposta foi de trabalhar a sua identificação e localização espacial, então trabalhar nesta aula com o mapa da cidade, para que a criança possa fazer a sua iniciação cartográfica, tendo assim uma visão geral de o que é e pra que serve um mapa geográfico.

Mapa satélite da cidade de Uberlândia-MG

 

 

 

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=mapa+geogr%C3%A1fico+da+cidade+de+uberlandia+-MG&aq=f&aqi=&aql=&oq= 

 

 

* Ver recursos complementares.

Utilizando o mapa de sua cidade, identificar os principais pontos turísticos da cidade, em seguida  realizar uma leitura, abordando  a história da Cidade.Após a leitura do texto, a professora juntamente com as crianças poderá fazer questionamentos como:

  • Em que ano foi fundada  a CIDADE?
  • Quais são os pontos turísticos da cidade em que mora?
  • Quais os pontos turísticos que você já visitou?
  • Quais os pontos turísticos que você gostaria de visitar? Porquê?
  • Como era antes da gente nascer?
  • O que mudou?

 

Pp 

Parque do Sabiá

 

 

Praia Clube

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=pontos+turisticos+da+cidade+de+uberlandia+clube+praia&aq=f&aqi=&aql=&oq= 

 

3º momento: O uso de imagens é sempre um recurso interessante. As imagens e as cenas nos revelam uma parcela da realidade. Este recurso  possibilita um trabalho pedagógico importante, na diferença entre paisagem e espaço. Este momento será de observação e diálogo, para que a criança possa se localizar e se identificar com o meio, ter noção de direção e percepção de espaço. Em rodinha, fornecer às crianças algumas informações gerais sobre a história da cidade, será como um resumo do texto lido na atividade anterior, uma revisão. Com o auxilio do mapa e da professora  localizar a escola e o ponto turístico mais próximo da escola. Após essa atividade, a professora junto às crianças, irão fazer um passeio a pé, para conhecer este ponto turístico. O interessante  é que a criança se sinta curiosa e motivada com o passeio e com o conhecimento da história de sua cidade.

  • Registrar esse passeio através de desenhos.

4º momento:  Fornecer para crianças a possibilidade de se alfabetizar cartograficamente, aprender a ler mapa de forma variada e constante, podendo se localizar, dando a elas noção de espaço. Mostrar a elas uma maquete da cidade,por exemplo, e dar a  oportunidade de conhecer um mapa tridimensional, nele a criança poderá interagir e reconhecer locais conhecidos e visto no passeio da aula anterior. O professor terá que fazer com que a criança se identifique com o mapa,ou seja, fazer com que ela se localize e reconheça o trajeto feito durante o passeio. Os detalhes são fatores importantes para que a criança possa ter um desenvolvimento satisfatório no decorrer da atividade. Identificando por exemplo, lugares que são distantes da escola. Após esta observação e análise do mapa, o professor pedirá para as crianças representarem este mapa numa folha de papel sulfite, onde terão que tentar reproduzir o trajeto percorrido no passeio, onde ela colocará o máximo de detalhes e lembranças possíveis.Em seguida fazer um texto coletivo, onde irão relatar o que acharam de mais interessante no passeio.

 

MATERIAIS:

  • Canetinhas e lápis de Cor.
  • Quadro negro e giz.
  • Documentos históricos da cidade.
  • Maquete da cidade.
  • Mapa Geográfico da cidade.
  •  Papel Sulfite.
Recursos Complementares

Sugestão: 

Para saber sobre alfabetização cartográfica: http://www.ceped.ueg.br/anais/IIedipe/pdfs/alfabetizacao_geografica.pdf 

LIVRO: ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa. Iniciação cartográfica na escola. São Paulo,2001.

Link :www.maps.google.com.br 

www.earth.google.com/intl/pt/ 

http://www.sppert.com.br/Artigos/Brasil/Minas_Gerais/Uberl%C3%A2ndia/Hist%C3%B3ria/Hist%C3%B3rico_de_Uberl%C3%A2ndia/.    

Texto sobre a história de Uberlândia

Avaliação

Avaliar a participação individual e em grupo, também se a criança conseguiu assimilar os conteúdos propostos pelo professor em sala de aula, não esquecendo da capacidade da criança com relação a aprendizagem. Levar em consideração as atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças. Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada. Avaliar também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos mapas e atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.