Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jogo no debate sobre gênero nas aulas de educação física.

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer e respeitar os espaços de convivência entre meninos e meninas na escola;

Debater a importância da presença dos colegas nas atividades e suas contribuições;

Levantar questões de gênero na sociedade onde ocorram desigualdade de oportunidades.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, a maioria absoluta das escolas em nosso país adotam a admissão de alunos do sexo masculino e feminino. Situações reconhecidamente conflitantes entre meninos e meninas ocorrem, muitas vezes, nas aulas de educação física escolar. Utilizamos muitas estratégias e metodologias para trabalhar com gênero em nossas aulas, porém, temos que entender que a inclusão dos nossos alunos nesse debate de gênero valoriza o entendimento e a integração desses alunos.

ATIVIDADE I - LEVANTANDO QUESTÕES SOBRE GÊNERO NA SOCIEDADE:

Caro Professor, recentemente, tivemos eleita uma presidente do Brasil, a Srª Dilma Rousseff, fato inédito em nosso país. Inicie a sua apresentação com esse tema e discorra sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres em nossa sociedade.

Nesta 1ª atividade divida a turma em grupos de 5/6 alunos, e organize os grupos da seguinte forma:

  • 2 grupos compostos apenas por meninas;

  • 2 grupos formados apenas por meninos e

  • 1 grupo formado de meninos e meninas.

Inicie a tarefa pedindo:

  • Elaborem uma listagem onde vivenciaram as dificuldades ou as facilidades de desenvolver e participar de atividades mistas na escola, onde meninos e meninas participaram juntos;

  • Elaborem a 2ª lista onde observem o mesmo pedido acima em que encontraram na sociedade.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_HhxPdF4E5uo/Sw_FbqU5JGI/AAAAAAAAAA0/t4JhyMUmgo4/s1600/igualdade-de-genero3.jpg
 

Após a elaboração das listas peça que um representante de cada grupo apresente o resultado de cada listagem e, um outro representante dos respectivos grupos vá anotando no quadro esse levantamento.

Certamente, ocorrerão igualdade em alguns termos em alguns grupos e, desigualdade de termos também. Proponha que os alunos analisem o aparecimento de termos iguais e diferentes nos grupos e, o grupo misto apresente os seus termos (é possível que neste grupo apareça termos distintos dos demais grupos).

Questione sobre a forma como os grupos chegaram a esse levantamento e, se houve entendimento entre os integrantes.

Estimule e medie a discussão sobre IGUALDADE E PRECONCEITO.

Fonte: Aula de educação física do CAp UFRJ - 3º ano do ensino médio/2009. Profº Marcos Andrade

ATIVIDADE II - AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E O GÊNERO

Neste momento da aula os alunos deverão realizar um texto sobre as suas aulas de educação física na escola, onde haja a participação de alunos do mesmo sexo e, de atividades separadas por sexo masculino e feminino.

Professor, estimule-os a realizarem críticas e elogios e a proporem alternativas naquilo que considerarem negativo.

DICA 1 - Professor, pergunte aos alunos se é possível, ou não, a participação de meninos e meninas nas mesmas atividades nas aulas de educação física.

DICA 2 - Sugira que o texto seja bem objetivo para que haja possibilidade de leitura e discussão sobre os temas.

DEBATE - Professor, neste momento, fomente o debate com aquilo que foi apresentado nos textos. Pergunte, por exemplo:

  • Meninos e meninas podem participar de atividades juntos? Por quê?

  • Na opinião de vocês qual o significado da palavra PRECONCEITO?

  • Na nossa sociedade atual homens e mulheres tem o mesmo tratamento?

ATIVIDADE III - INTERPRETE AS IMAGENS SOBRE GÊNERO NO ESPORTE

Professor, apresente as seguintes imagens para os grupos formados e possibilite um debate " interno " entre os integrantes de cada grupo, para na sequência debater em conjunto com os demais grupos.

Imagem 1:

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_lfW1J0yPrOE/TBy4Ifx0dMI/AAAAAAAAAEE/PulX7aLAlOQ/s1600/copadomundo-laerte-1.JPG 

Imagem 2:

Fonte: http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/arquivos/20090112melhordomundo_marta.jpg 

Imagem 3:

Fonte: http://maisindaia.com.br/site/wp-content/uploads/2010/03/homem-x-mulher.jpg 

Professor, finalize a aula selecionando termos apresentados durante o debate e, da importância em dar as mesmas oportunidades a homens e mulheres na sociedade.

Recursos Complementares

IGUALDADE DE GÊNERO - http://www.observatoriodegenero.gov.br/eixo/indicadores/comite-de-genero-e-uso-do-tempo/historico 

Gêneros e Educação Física escolar: notas gerais sobre a formação cultural no decorrer da história:

http://www.efdeportes.com/efd112/generos-e-educacao-fisica-escolar.htm 

O gênero nas aulas de Educação Física: questões e conflitos

http://www.efdeportes.com/efd143/o-genero-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm 

Avaliação

A avaliação desta aula será através da definição de conceitos por parte dos alunos a respeito:

  • Gênero;

  • Preconceito;

  • Desigualdade;

 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.