15/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Reconhecer e respeitar os espaços de convivência entre meninos e meninas na escola;
Debater a importância da presença dos colegas nas atividades e suas contribuições;
Levantar questões de gênero na sociedade onde ocorram desigualdade de oportunidades.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Caro Professor, a maioria absoluta das escolas em nosso país adotam a admissão de alunos do sexo masculino e feminino. Situações reconhecidamente conflitantes entre meninos e meninas ocorrem, muitas vezes, nas aulas de educação física escolar. Utilizamos muitas estratégias e metodologias para trabalhar com gênero em nossas aulas, porém, temos que entender que a inclusão dos nossos alunos nesse debate de gênero valoriza o entendimento e a integração desses alunos.
ATIVIDADE I - LEVANTANDO QUESTÕES SOBRE GÊNERO NA SOCIEDADE:
Caro Professor, recentemente, tivemos eleita uma presidente do Brasil, a Srª Dilma Rousseff, fato inédito em nosso país. Inicie a sua apresentação com esse tema e discorra sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres em nossa sociedade.
Nesta 1ª atividade divida a turma em grupos de 5/6 alunos, e organize os grupos da seguinte forma:
Inicie a tarefa pedindo:
Após a elaboração das listas peça que um representante de cada grupo apresente o resultado de cada listagem e, um outro representante dos respectivos grupos vá anotando no quadro esse levantamento.
Certamente, ocorrerão igualdade em alguns termos em alguns grupos e, desigualdade de termos também. Proponha que os alunos analisem o aparecimento de termos iguais e diferentes nos grupos e, o grupo misto apresente os seus termos (é possível que neste grupo apareça termos distintos dos demais grupos).
Questione sobre a forma como os grupos chegaram a esse levantamento e, se houve entendimento entre os integrantes.
Estimule e medie a discussão sobre IGUALDADE E PRECONCEITO.
Fonte: Aula de educação física do CAp UFRJ - 3º ano do ensino médio/2009. Profº Marcos Andrade
ATIVIDADE II - AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E O GÊNERO
Neste momento da aula os alunos deverão realizar um texto sobre as suas aulas de educação física na escola, onde haja a participação de alunos do mesmo sexo e, de atividades separadas por sexo masculino e feminino.
Professor, estimule-os a realizarem críticas e elogios e a proporem alternativas naquilo que considerarem negativo.
DICA 1 - Professor, pergunte aos alunos se é possível, ou não, a participação de meninos e meninas nas mesmas atividades nas aulas de educação física.
DICA 2 - Sugira que o texto seja bem objetivo para que haja possibilidade de leitura e discussão sobre os temas.
DEBATE - Professor, neste momento, fomente o debate com aquilo que foi apresentado nos textos. Pergunte, por exemplo:
ATIVIDADE III - INTERPRETE AS IMAGENS SOBRE GÊNERO NO ESPORTE
Professor, apresente as seguintes imagens para os grupos formados e possibilite um debate " interno " entre os integrantes de cada grupo, para na sequência debater em conjunto com os demais grupos.
Imagem 1:
Imagem 2:
Fonte: http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/arquivos/20090112melhordomundo_marta.jpg
Imagem 3:
Fonte: http://maisindaia.com.br/site/wp-content/uploads/2010/03/homem-x-mulher.jpg
Professor, finalize a aula selecionando termos apresentados durante o debate e, da importância em dar as mesmas oportunidades a homens e mulheres na sociedade.
IGUALDADE DE GÊNERO - http://www.observatoriodegenero.gov.br/eixo/indicadores/comite-de-genero-e-uso-do-tempo/historico
Gêneros e Educação Física escolar: notas gerais sobre a formação cultural no decorrer da história:
http://www.efdeportes.com/efd112/generos-e-educacao-fisica-escolar.htm
O gênero nas aulas de Educação Física: questões e conflitos
http://www.efdeportes.com/efd143/o-genero-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm
A avaliação desta aula será através da definição de conceitos por parte dos alunos a respeito:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/09/2013
Cinco estrelasmuito bom gostei deu para fazer bons trabalhos