Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trajetória Histórica da Corrupção

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de corrupção e sua trajetória na História do Brasil desde o período do Império até os nossos dias, destacando as razões de sua ocorrência, seu impacto e suas consequências para o desenvolvimento da República e da Democracia no Brasil.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Império Brasileiro

• Primeira República

• Estado Novo

• Redemocratização de 1945 até 1964

• Ditadura Civil-Militar

• Nova República.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor deve fazer uma breve introdução sobre o conceito de corrupção: seus antecedentes desde o período colonial, seu impacto e suas consequências, em especial, para o desenvolvimento sadio da República e da Democracia.

Para esta discussão o professor deve passar os vídeos como forma de introduzir o assunto

http://www.youtube.com/watch?v=C2x6uTYWXBE 

http://www.youtube.com/watch?v=hblBL1KTTfw&feature=related 

DESENVOLVIMENTO

Primeiro passo

O professor deve dividir a turma em grupos de pesquisa e de estudo, abordando os seguintes temas:

GRUPO 1 - Identificar e caracterizar o significado da corrupção durante o Império Brasileiro: seu impacto e suas consequências:

http://br.dir.groups.yahoo.com/group/objcosmo/message/769 

GRUPO 2 - Identificar e caracterizar o significado da corrupção durante a Primeira República: seu impacto e suas consequências, em especial como fator de sua desagregação:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clientelismo 

GRUPO 3 - Identificar e caracterizar o significado da corrupção durante o período do Estado Novo, localizando qual sua influência para o final do regime:

http://almanaque.folha.uol.com.br/memoria_5.htm 

GRUPO 4 - Identificar e caracterizar o significado da corrupção como justificativa para desfechar o Golpe Civil-Militar de 1964:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado_no_Brasil_em_1964 

GRUPO 5 - Identificar e caracterizar o significado da corrupção durante a ditadura militar no Brasil: seu impacto e suas consequências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado_no_Brasil_em_1964 

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx 

GRUPO 6 - Identificar e caracterizar o significado da corrupção durante a Nova República brasileira, localizando o seu papel na consolidação da democracia no Brasil:

http://ayoshiharu.vilabol.uol.com.br/nova_republica.html 

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx 

Imagem 1

Sátira da distribuição de favores por D. Pedro II nos últimos anos do Império. Publicada na Revista Ilustrada, em 1886. Autor: Angelo Agostini.

Imagem 2

 Charge da Primeira República alude à presidência de Prudente de Morais, considerada corrupta pela política do encilhamento baseada em créditos livres, gerando inflação. Publicada na Revista Ilustrada.

Imagem 3

 Charge publicada em O Filhote, ironizando a República retratada como uma cortesã debochada. Data: 11 de novembro de 1909. Fonte: LIMA, 1963. Autor: J. Carlos.

Imagem 3

Um dos maiores escândalos de corrupção dos últimos anos, o “Mensalão” ou "Esquema de compra de votos de parlamentares" balançou o governo Lula. Capa da Revista Veja, 8 de março de 2006. Fonte: Veja – acervo digital.

Imagem 4

O semanário alemão Der Spiegel denunciou o programa nuclear brasileiro como uma negociata na qual “cargos públicos e negócios” se confundiam. Dois ministros foram acusados de se favorecerem. Fonte: Jornal O Movimento, 25 de setembro de 1978.

Imagem 5

Multidão pede, em manifestação pública, o afastamento do presidente Fernando Collor, sob a acusação de corrupção. Data: 1992.

Imagem 6

Charge remete ao discurso do Golpe de 1964, que pregava a luta contra a corrupção e contra a subversão comunista. Publicada em O Estado de S. Paulo, em abril de 1964. Autor: Biganti.

Segundo passo

Cada grupo, durante a pesquisa, deve selecionar um caso exemplar de corrupção e apresentá-lo à turma em um seminário, observando o contexto histórico em que isso se deu, quais as repercussões do ocorrido para o período histórico estudado e sugerir, a partir de discussões internas ao grupo, formas de prevenir ou de solucionar o caso.

Terceiro passo

A partir do seminário, a turma deve selecionar o caso de corrupção mais notório apresentado para o conjunto da turma e montar um esquete de teatro, contendo os antecedentes do caso, seu desenvolvimento, seu impacto e seus desdobramentos (reais ou como deveriam ter sido). Para tanto, é preciso que os alunos conheçam o caso, redijam um pequeno texto, construam o cenário, distribuam os papéis e ensaiem a apresentação que deverá ser para toda a escola.

CONCLUSÃO

Ao final das atividades, o aluno deverá compreender o conceito de corrupção e sua trajetória na História do Brasil: suas razões, o contexto histórico que produziu a corrupção, seus desdobramentos, suas consequências para a República e a Democracia no País e os mecanismos de controle que podem ser utilizados diante do problema.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve se dar pelo desempenho nos grupos de pesquisa e estudo, na participação nos debates durante o seminário e no envolvimento necessário para a montagem do esquete de teatro. As atividades devem envolver toda a turma: na redação do texto para ser apresentado, na construção do cenário, nos recursos teatrais para a apresentação (como luz e sonoplastia) e nos ensaios e papéis desempenhados pelos alunos-atores.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.