Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Auto-estima e confiança, trabalhando elementos importantes entre as crianças

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Exercitar a confiança nas pessoas;

§         Melhorar o relacionamento entre as crianças;

§         Desenvolver a auto-confiança,

§         Desenvolver lateralidade.

Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios, no entanto é necessário estar atento às interações entre o grupo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1: uma aula de 50 minutos

Professor/a, peça às crianças que pensem e escolham algum colega da sala no qual confiam e gostam de brincar. Forme duplas entre eles. Proponha a seguinte brincadeira “Eu confio em você”. Caso alguma criança tenha dúvidas do que seja esse sentimento, ajude-a a esclarecer. A brincadeira consiste em fazer com que as crianças experimentem a confiança no colega sendo por ele conduzida estando com os olhos vendados. Para essa atividade leve as crianças para o pátio da escola, vende os olhos de uma delas. A criança que estiver sem a venda será o guia do outro colega. O guia fica atrás do colega de olhos vendados com as mãos em seu ombro.  

  • Cada gesto da mão do guia deve indicar uma orientação:
  • Colocar as duas mãos sobre os ombros: andar para frente.
  • Colocar somente a mão sobre o ombro direito: virar à direita;
  • Colocar somente a mão sobre o ombro esquerdo: virar à esquerda;
  • Tirar as mãos: parar.

Dê um tempo e depois mude o par. Quem estava com a venda será o condutor, e vice-versa.

Depois da brincadeira faça uma roda e estimule as crianças a comentarem o objetivo da atividade.

Coloque as seguintes questões para o diálogo:

Qual a importância de se confiar em alguém?

Em quem devemos confiar?

O que faz com que não confiemos em alguém?   

Ao final da reflexão disponibilize massinha para as crianças para que possam representar a vivência utilizando esse material.

Atividade número 2: aula de 50 minutos         

Conte a história “Tenho medo, mas dou um jeito” de Ruth Rocha

O livro apresenta os medos básicos e comuns a todos os seres humanos e propostas de resolução desses conflitos. 'Tenho medo, mas dou um jeito' mostra como lidar com os medos saudáveis, aqueles que alertam para os 'perigos da vida', e por isso mesmo sinalizam novas maneiras de lidar com essas situações. Depois de contar a história, convide as crianças para conversarem sobre a situação ocorrida entre os personagens. Converse sobre a importância de se confiar nas pessoas para superar os próprios medos.

Peça que as crianças façam um registro sobre a história e sobre o diálogo que tiveram. Esse registro pode ser um desenho, uma colagem ou outra forma que você achar mais interessante   

Exponha as produções das crianças no mural da sala.   

Atividade número 3: aula de 50 minutos

Para favorecer ainda mais a auto-estima entre as crianças proponha a seguinte brincadeira “Você gosta de mim?”. Organize as crianças em roda e escolha uma criança para começar a brincadeira. A criança escolhida deve perguntar para um colega de sua escolha:

_Você gosta de mim?”.

Quem for interrogado deve responder:

 _ Sim, gosto de você.

O interrogador continua perguntando:

_Por quê?   

O interrogado deve responder: _ Porque você é ... (a criança deve ficar livre para falar a característica que pensa sobre o colega – boazinha, alegre, educada etc).

Nesse momento podem surgir conflitos que devem ser administrados por você educador/a, conversando com as crianças e ajudando-as a compreenderem umas às outras. Converse com as crianças sobre a atividade. O que sentiram? Como foi participar e ouvir o colega falar sobre ela?  

 Proponha para a turma a construção de um acróstico com a palavra GOSTAR.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre a importância de conhecer e valorizar a auto – estima das crianças na educação infantil, visite o sítio:

http://www.miniweb.com.br/educadores/artigos/pdf/autoestima.pdf 

Avaliação

Professor/a observe o envolvimento das crianças durante as atividades. Os conflitos apareceram no grupo. Foi difícil conciliar o desenvolvimento das atividades propostas? As crianças que apresentavam dificuldades no relacionamento com os colegas conseguiram participar de todas as atividades? É importante ressaltar-se que essas atividades devem ser desenvolvidas mais de uma vez a fim de possibilitar às crianças oportunidades de exercitarem sua auto-estima

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.