08/12/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
§ Exercitar a confiança nas pessoas;
§ Melhorar o relacionamento entre as crianças;
§ Desenvolver a auto-confiança,
§ Desenvolver lateralidade.
Não há necessidades de conhecimentos prévios, no entanto é necessário estar atento às interações entre o grupo.
Atividade número 1: uma aula de 50 minutos
Professor/a, peça às crianças que pensem e escolham algum colega da sala no qual confiam e gostam de brincar. Forme duplas entre eles. Proponha a seguinte brincadeira “Eu confio em você”. Caso alguma criança tenha dúvidas do que seja esse sentimento, ajude-a a esclarecer. A brincadeira consiste em fazer com que as crianças experimentem a confiança no colega sendo por ele conduzida estando com os olhos vendados. Para essa atividade leve as crianças para o pátio da escola, vende os olhos de uma delas. A criança que estiver sem a venda será o guia do outro colega. O guia fica atrás do colega de olhos vendados com as mãos em seu ombro.
Dê um tempo e depois mude o par. Quem estava com a venda será o condutor, e vice-versa.
Depois da brincadeira faça uma roda e estimule as crianças a comentarem o objetivo da atividade.
Coloque as seguintes questões para o diálogo:
Qual a importância de se confiar em alguém?
Em quem devemos confiar?
O que faz com que não confiemos em alguém?
Ao final da reflexão disponibilize massinha para as crianças para que possam representar a vivência utilizando esse material.
Atividade número 2: aula de 50 minutos
Conte a história “Tenho medo, mas dou um jeito” de Ruth Rocha
O livro apresenta os medos básicos e comuns a todos os seres humanos e propostas de resolução desses conflitos. 'Tenho medo, mas dou um jeito' mostra como lidar com os medos saudáveis, aqueles que alertam para os 'perigos da vida', e por isso mesmo sinalizam novas maneiras de lidar com essas situações. Depois de contar a história, convide as crianças para conversarem sobre a situação ocorrida entre os personagens. Converse sobre a importância de se confiar nas pessoas para superar os próprios medos.
Peça que as crianças façam um registro sobre a história e sobre o diálogo que tiveram. Esse registro pode ser um desenho, uma colagem ou outra forma que você achar mais interessante
Exponha as produções das crianças no mural da sala.
Atividade número 3: aula de 50 minutos
Para favorecer ainda mais a auto-estima entre as crianças proponha a seguinte brincadeira “Você gosta de mim?”. Organize as crianças em roda e escolha uma criança para começar a brincadeira. A criança escolhida deve perguntar para um colega de sua escolha:
_Você gosta de mim?”.
Quem for interrogado deve responder:
_ Sim, gosto de você.
O interrogador continua perguntando:
_Por quê?
O interrogado deve responder: _ Porque você é ... (a criança deve ficar livre para falar a característica que pensa sobre o colega – boazinha, alegre, educada etc).
Nesse momento podem surgir conflitos que devem ser administrados por você educador/a, conversando com as crianças e ajudando-as a compreenderem umas às outras. Converse com as crianças sobre a atividade. O que sentiram? Como foi participar e ouvir o colega falar sobre ela?
Proponha para a turma a construção de um acróstico com a palavra GOSTAR.
Para saber mais sobre a importância de conhecer e valorizar a auto – estima das crianças na educação infantil, visite o sítio:
http://www.miniweb.com.br/educadores/artigos/pdf/autoestima.pdf
Professor/a observe o envolvimento das crianças durante as atividades. Os conflitos apareceram no grupo. Foi difícil conciliar o desenvolvimento das atividades propostas? As crianças que apresentavam dificuldades no relacionamento com os colegas conseguiram participar de todas as atividades? É importante ressaltar-se que essas atividades devem ser desenvolvidas mais de uma vez a fim de possibilitar às crianças oportunidades de exercitarem sua auto-estima
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