Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corpo doente x corpo sadio.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as regularidades em um corpo sadio para compreender sinais que indicam doenças;
  • Entender que o equilíbrio do corpo depende de sua interação com o ambiente;
  • Reconhecer o estado de saúde vinculado aos fatores físicos, psíquicos e sociais.  
Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O corpo sadio.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:  Descrever sensações sobre o corpo

1º Momento: Poderá inicialmente perguntar as crianças quem esteve doente por estes dias. O que sentia? Hoje que você não está doente, o seu corpo sente a mesma coisa? Porque? Construir um quadro com a descrição do corpo em duas condições: 

Quando seu corpo esteve doente você sentiu o que?                                                  Hoje que você está com o corpo sádio, sente e pode fazer o que?

CORPO DOENTE

CORPO SADIO

 Depois cada aluno  ler o que descreveu no quadro relatando a sensação de quando  o corpo estava sadio e quando estava doente. Ouve os outros e analisa se a descrição havia algo em comum. Em seguida, produzem um texto com a experiência e faz a ilustração.   

2º Momento:  Traga a foto de um personagem da turma da Mônica, o Cascão e questione sobre seu hábito dos alunos com a higiene do próprio corpo e faz alguns questionamentos sobre o personagem:.

- Por que será que o Cascão não gosta de tomar banho?

- Tem alguém aqui na sala que se parece com o Cascão?

- Por que é importante manter o nosso corpo limpo?

- Quem não toma banho pode ter o que?    

Fonte:

http://1.bp.blogspot.com/_9qB45D08ZQU/Se08p-JaJlI/AAAAAAAAAHY/naEaiSpWkao/s1600-h/Casc%C3%A3o.jpg 

2º Atividade:  Discutir sobre as ações do corpo no ambiente.

Nesta atividade pode pedir que as crianças descrevam atividades realizadas no seu dia a dia registrando-as num painel. Poderá escrever aquelas que tem relação direta com o o movimento do corpo no ambiente como:

- brincar no quintal de pés descalço;

- brincar com animais de estimação;

- brincar no parque com os colegas da escola;

- tomar banho de lagoa, de praia, de rio;

- Comer frutas, legumes e verduras entre outros alimentos;

- o ar que respiramos;

- brincar na sombra de uma árvore etc.

Em seguida discutir com eles que muitas coisas que fazemos tem relação com a possibilidade do nosso corpo no meio ambiente, as nossas ações se relacionam com nossa saude corporal e mental vinculada ao meio ambiente. Fazer um exercício de  imaginação. O professor pode dizer o seguinte:  Imagem se não tivéssemos  árvores, se o nosso  ar e nosso solo estivessem totalmente poluídos, como ficaria o nosso copo? Pense e represente com mimíca, sente e diga com palavras.

Ao final, coloca-se a importância de ter uma boa qualidade de vida: manter bons hábitos de higiene; ter uma alimentação adequada, praticar atividades físicas, cuidar da natureza entre outras.

3ª Atividade:  Discutir sobre o funcionamento do corpo.

1º momento

Traga para sala fotos de crianças debilitadas por alguma doença. Colocá-las no centro da roda e pedir que cada um pegue uma gravura. Em seguida peça que cada um fale sobre a gravura que pegou. Entra nesse jogo a questão da  saúde física, os disturbios da saude vinculados a alimentação e a doenças e a saúde mental vinculada a problemas sociais e de afeto e a problemas congênitos.   

2º momento

Oriente seus alunos a ler os textos "corpo humano" canalkids e discuta com eles o funcionamento do corpo para conseguir equílibbrio e saúde.

http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/index.htm 

Recursos Complementares

Material para leitura do professor.

http://www.webciencia.com/11_00menu.htm 

Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram:

- Identificar as regularidades em um corpo sadio para compreender sinais que indicam doenças;

- Perceber que o equilíbrio do corpo depende de sua interação com o ambiente; e que o estado de saúde de uma pessoa está vinculado aos fatores físicos, psíquicos e sociais.  

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • emerson hercules leao alves, CENTRO DE ENSINO MEDIO ANTONIO POVOA , Tocantins - disse:
    prof.mersao@hotmail.com

    26/01/2012

    Três estrelas

    Muito boa a aula... porém, gostaria de deixar apenas uma crítica quanto a segunda pergunta feita no momento de expor a figura do personagem CASCÃO!. "Tem alguém aqui que se parece com o Cascão?". Será que neste momento eu nao estou desencadeando a questão BULLYNG quano lanço esta pergunta as crianças? Abraços e Parabens.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.