12/01/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
O corpo sadio.
1ª Atividade: Descrever sensações sobre o corpo
1º Momento: Poderá inicialmente perguntar as crianças quem esteve doente por estes dias. O que sentia? Hoje que você não está doente, o seu corpo sente a mesma coisa? Porque? Construir um quadro com a descrição do corpo em duas condições:
Quando seu corpo esteve doente você sentiu o que? Hoje que você está com o corpo sádio, sente e pode fazer o que?
CORPO DOENTE |
CORPO SADIO |
|
|
Depois cada aluno ler o que descreveu no quadro relatando a sensação de quando o corpo estava sadio e quando estava doente. Ouve os outros e analisa se a descrição havia algo em comum. Em seguida, produzem um texto com a experiência e faz a ilustração.
2º Momento: Traga a foto de um personagem da turma da Mônica, o Cascão e questione sobre seu hábito dos alunos com a higiene do próprio corpo e faz alguns questionamentos sobre o personagem:.
- Por que será que o Cascão não gosta de tomar banho?
- Tem alguém aqui na sala que se parece com o Cascão?
- Por que é importante manter o nosso corpo limpo?
- Quem não toma banho pode ter o que?
Fonte:
http://1.bp.blogspot.com/_9qB45D08ZQU/Se08p-JaJlI/AAAAAAAAAHY/naEaiSpWkao/s1600-h/Casc%C3%A3o.jpg
2º Atividade: Discutir sobre as ações do corpo no ambiente.
Nesta atividade pode pedir que as crianças descrevam atividades realizadas no seu dia a dia registrando-as num painel. Poderá escrever aquelas que tem relação direta com o o movimento do corpo no ambiente como:
- brincar no quintal de pés descalço;
- brincar com animais de estimação;
- brincar no parque com os colegas da escola;
- tomar banho de lagoa, de praia, de rio;
- Comer frutas, legumes e verduras entre outros alimentos;
- o ar que respiramos;
- brincar na sombra de uma árvore etc.
Em seguida discutir com eles que muitas coisas que fazemos tem relação com a possibilidade do nosso corpo no meio ambiente, as nossas ações se relacionam com nossa saude corporal e mental vinculada ao meio ambiente. Fazer um exercício de imaginação. O professor pode dizer o seguinte: Imagem se não tivéssemos árvores, se o nosso ar e nosso solo estivessem totalmente poluídos, como ficaria o nosso copo? Pense e represente com mimíca, sente e diga com palavras.
Ao final, coloca-se a importância de ter uma boa qualidade de vida: manter bons hábitos de higiene; ter uma alimentação adequada, praticar atividades físicas, cuidar da natureza entre outras.
3ª Atividade: Discutir sobre o funcionamento do corpo.
1º momento
Traga para sala fotos de crianças debilitadas por alguma doença. Colocá-las no centro da roda e pedir que cada um pegue uma gravura. Em seguida peça que cada um fale sobre a gravura que pegou. Entra nesse jogo a questão da saúde física, os disturbios da saude vinculados a alimentação e a doenças e a saúde mental vinculada a problemas sociais e de afeto e a problemas congênitos.
2º momento
Oriente seus alunos a ler os textos "corpo humano" canalkids e discuta com eles o funcionamento do corpo para conseguir equílibbrio e saúde.
http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/index.htm
Avaliar se os alunos conseguiram:
- Identificar as regularidades em um corpo sadio para compreender sinais que indicam doenças;
- Perceber que o equilíbrio do corpo depende de sua interação com o ambiente; e que o estado de saúde de uma pessoa está vinculado aos fatores físicos, psíquicos e sociais.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/01/2012
Três estrelasMuito boa a aula... porém, gostaria de deixar apenas uma crítica quanto a segunda pergunta feita no momento de expor a figura do personagem CASCÃO!. "Tem alguém aqui que se parece com o Cascão?". Será que neste momento eu nao estou desencadeando a questão BULLYNG quano lanço esta pergunta as crianças? Abraços e Parabens.